Trabalhar em um diferencial aliando embalagens plásticas e design pode impactar positivamente o produto de diversas formas – desde seu intuito básico de chamar atenção na prateleira e demais pontos de venda até aumentar o ciclo de vida desse produto.

Também há, naturalmente, o aspecto funcional. Armazenar, transportar e manter a integridade do produto é extremamente importante.

As possibilidades de aplicabilidade da união entre embalagens plásticas e designs percorrem diferentes aspectos, como veremos a seguir.

Embalagens plásticas e design: os pilares dessa junção

“Os estudos e as análises feitos para que se chegue a um veredito sobre o design de embalagens plásticas são complexos. Afinal, estamos falando de um produto que deve se atentar para valores como funcionalidade, sofisticação, praticidade, relevância, sustentabilidade e identificação com o consumidor”, ressalta a designer Roberta Fraga.

Fazer com que o fabricante, a indústria, os designers e as agências de comunicação cheguem a uma solução é um desafio. No setor de embalagens plásticas, comumente, a matéria-prima corresponde a 40% da verba do setor. Portanto, há um grande impacto nas decisões que a indústria toma em todo esse processo envolvendo embalagens plásticas e design.

Para que isso possa tornar as oportunidades claras, é preciso um planejamento inicial, como a definição do público-alvo do produto, seus canais de distribuição no varejo e, por fim, seu valor para comercialização.

Além disso, claro, existem questões técnicas e pontuais que devem ser discutidas. Forma de exibição no ponto de venda, proteções, equipamentos e quantidade de matéria-prima utilizada etc. – é preciso que haja uma abrangência para que o design possa ser coeso e atinja os objetivos propostos.

Facilidades e desafios envolvendo embalagens plásticas e design

O plástico vem atuando de forma cada vez mais versátil na fabricação de embalagens plásticas. Seu material permite flexibilidade ou rigidez, resistência à luz, a gases e até mesmo tratamento adequado no descarte.

Muito se fala na mídia sobre o impacto negativo do plástico no meio ambiente. Apesar disso, pouco é falado sobre as vantagens que esse material pode oferecer para a sustentabilidade da indústria. Além da resina ser reciclável, embalagens plásticas são leves e diminuem o desperdício.

“Com novidades surgindo a todo o momento, é importante estar atento a vantagens que embalagens plásticas podem ter em relação ao seu design. Acabamentos foscos, colorização e a possibilidade de injeção plástica em elementos dobráveis são alguns dos exemplos”, destaca a designer.

Avanços que geram benefícios para embalagens plásticas e design

Em um projeto premiado pela Associação Brasileira de Embalagens, 250 potes de vidro de papinha da marca Nestlé foram substituídos por embalagens plásticas. A empresa responsável, a Plásticos Regina, a partir de equipamentos de alta precisão e novas tecnologias, conseguiu fazer com que todo um segmento de produtos economizasse e modernizasse seu design.

Além do potinho, a substituição da tampa metálica também foi um desenvolvimento importante desse projeto. Múltiplos testes e propostas de design foram necessários para que se chegasse na embalagem plástica final. Esse é um bom exemplo de oportunidade de design que aumenta a vida útil do produto, melhora processos e facilita o dia a dia do público consumidor.

Em outro case, o design de embalagens plásticas também aponta oportunidades de práticas sustentáveis. A empresa Natura, já com propostas de mercado voltadas para o consumo ético e sustentável, fez o frasco de sua linha Ekos de PET. Com isso, tem-se um refil 100% sustentável do frasco.

Quais outros benefícios o design gera na relação entre a fabricação de embalagens plásticas e seu produto? Que casos você já presenciou em que um projeto de design pode tornar processos de fabricação mais eficientes e impactar na vida útil do produto final?  Deixe sua mensagem nos comentários.