Quando alguém se pergunta como será o futuro das embalagens de plástico, a única resposta possível é: “sustentável!”. Ainda que a pandemia tenha demonstrado, na prática, a importância desses produtos, a sustentabilidade sempre será um norte para a indústria.

Pensando nisso, apontamos 3 tendências para o futuro das embalagens de plástico: embalagens antivirais, embalagens compostáveis e design personalizado para e-commerce.

3 tendências para o futuro das embalagens de plástico

As embalagens de plástico são o contato mais frequente que o consumidor possui com o material. Seja na marmita do almoço ou no medicamento, elas aparecem a todo o momento no cotidiano. Por isso, apontar as tendências para o futuro das embalagens de plástico é reconhecer sua importância para a indústria.

Conheça a seguir 3 tendências!

Embalagens antivirais

A pandemia do novo coronavírus acendeu um alerta na indústria e na população. Optar por embalagens descartáveis e/ou mais higiênicas passou a ser quase que uma obrigação. Por isso, atualmente, podemos apontar as embalagens antivirais como uma tendência para o futuro das embalagens de plástico.

Já é possível encontrar bisnagas plásticas para a indústria de cosméticos que recebem a aplicação de um aditivo antiviral. A novidade é da empresa C-Pack Creative Packaging. O antiviral é incorporado na estrutura da embalagem e no verniz para que toda a superfície de contato esteja protegida.

Era um projeto que já estava em andamento, com foco em ação antibacteriana e antifungo, mas que ampliou o conceito para ação virucida. Enquanto a embalagem se mantiver íntegra, o aditivo atuará no combate aos micro-organismos.

Embalagens compostáveis

As embalagens compostáveis são o futuro das embalagens de plástico. Atendendo à demanda por sustentabilidade, são aquelas que podem se decompor para dar origem ao composto. Inclusive, seu próprio processo de fabricação é mais limpo do que o dos plásticos à base de petróleo. Em outras palavras, gera menos gases de efeito estufa por não conter besfanol (BPA).

Para Nelson Assumpção Filho, CEO e fundador da Celomax, as embalagens compostáveis “são uma realidade palpável e deverão se expandir rapidamente. Já existem várias opções no mercado”.

Ele faz a ressalva de que essas embalagens não substituirão totalmente as embalagens de plástico tradicional, mas aponta o benefício: “sua existência irá ajudar na conscientização do consumo. O próprio consumidor ficará mais consciente na medida que elas estiverem mais presentes no mercado”.

Design personalizado para e-commerce

Com o crescimento do e-commerce, o design personalizado tornou- se tornou uma maneira de entregar valor ao consumidor. Por isso, podemos notar:

  • Utilização de padrões ilustrados e cores nos formatos orgânicos, com o fim de conferir texturas diferentes ou reforçar a imagem da marca;
  • Possibilidade de um unboxing interativo, valorizando a experiência durante a abertura de um produto;
  • Uso de tipografias e cores para transformar o nome do produto em centro das atenções.
  • Utilização da arte em embalagens, inclusive com elementos vintage.

Muitas dessas práticas podem ser adotadas quando falamos de embalagens plásticas. Por isso, consideramos o design personalizado para e-commerce uma das tendências para o futuro das embalagens plásticas.

O fundador da Celomax vai além das práticas e destaca a importância dos novos designs nesses tempos de pandemia. Para ele, os designers terão mais trabalho com as futuras transformações que esse período trouxe. Um grande exemplo é a maior atividade do sistema de delivery. Quem soube trabalhar suas embalagens, certamente aprimorou suas vendas.

O futuro das embalagens plásticas segue a sustentabilidade sem deixar de lado a importância desse material. Podemos esperar inúmeras surpresas agradáveis com a evolução tecnológica, sem dúvidas. Designs inovadores e embalagens funcionais são só o começo!

Confira 4 tendências pós-pandemia para a indústria do plástico!