A transformação digital é um assunto presente no mundo corporativo há quase 20 anos, mas apenas recentemente se tornou prioridade máxima no planejamento estratégico de uma empresa. E, ao contrário do que pode parecer, ela vai muito além da digitalização e da tecnologia, abrangendo um conjunto de conceitos. Conheça os 5 pilares da transformação digital e veja como aplicar na sua indústria.
Os 5 pilares da transformação digital
A tecnologia é uma linguagem que todos em uma indústria devem dominar. No entanto, para transformar uma empresa, as mudanças são mais profundas e dizem respeito à cultura e à estrutura organizacional. Em outras palavras, é preciso ter mudanças na governança e no mindset.
Para Gustavo Brito, Head Global de Indústria Digital da Stefanini, “não vivemos uma revolução tecnológica, vivemos sim uma revolução de modelo de negócios. As tecnologias, emergentes ou não, são fundamentais nesse momento. Mas não devemos pensar em tecnologia por tecnologia. Os líderes digitais precisam se atentar de que a tecnologia deve ser aplicada, porém de uma forma bem estruturada para atingir os níveis operacionais tão almejados em um determinado processo produtivo”.
Para tanto, é preciso abordar os 5 pilares da transformação digital: clientes, competição, dados, inovação e valor. Esses são os pilares tratados por David L. Rogers em seu livro The Digital Transformation Playbook:
Cliente
Os clientes são o primeiro pilar da estratégia de transformação digital. Na atualidade, a indústria deve pensar no engajamento com as redes do público-alvo para compreender suas relações, seus desejos, suas necessidades e seus medos.
As novas experiências digitais dos clientes (que podem ser desenvolvidas pelo marketing) podem ser impulsionadas a partir de algumas atitudes, como personalizar as experiências, oferecer conteúdo digital interativo que atenda às suas necessidades, e outras.
Competição
A transformação digital trouxe um novo modelo de negócios: as plataformas, um negócio que cria valor e facilita as interações diretas de dois ou mais tipos de clientes. É um modelo multilateral que foi impulsionado pelas tecnologias digitais.
Sem entrar nas ferramentas que David L. Rogers propõe para esse novo modelo de negócios, o ponto central é saber que a transformação digital modificou a concorrência tradicional, que foi substituída por uma parceria em rede. Isso porque a competição não se limita mais a empresas do mesmo setor de atividade.
Dados
O papel dos dados com a transformação digital mudou bastante. As fontes de dados são, atualmente, ilimitadas. O grande desafio é convertê-los em informações valiosas a partir de uma interpretação estratégica. A partir da análise, a indústria deve utilizar esses dados como base na tomada de decisões, na inovação de produtos, na gestão do negócio e, claro, no relacionamento com os clientes.
Com diversas tecnologias que a transformação digital trouxe, como Big Data, é possível utilizá-los da maneira correta.
Inovação
Inovação é uma mudança no produto, processo ou serviço que agrega valor. A indústria pode trazer melhorias ou criar algo completamente novo. Mas para que a inovação seja possível e eficaz, é preciso testar os produtos antes de colocá-los no mercado. Felizmente, a transformação digital tornou tais testes mais rápidos e baratos.
Com eles, é possível ver o que funciona e o que não funciona.
Valor
Por fim, o último pilar da transformação digital é o valor do negócio para o cliente. A indústria do plástico deve fornecer produtos conforme as necessidades dos consumidores, certo? Mas a necessidade é algo em constante mutação, e a pandemia escancarou isso.
Assim, deve-se ter em mente que é preciso aproveitar as novas oportunidades para oferecer valor. Cada nova tecnologia que aparece na indústria deve ser avaliada pela maneira como uma empresa criará seu próximo modelo de negócios.
Indústria 4.0 como consequência e parceira da transformação digital
Considerando os pilares da transformação digital, podemos tomar a Indústria 4.0 como consequência desse processo. No entanto, ela é também parceira da transformação, pois as tecnologias e o pensamento 4.0 incentivam a inovação e o próprio processo.
Heitor Roriz, CEO da Massimus, aponta que a transformação digital vai muito além da digitalização ou da exploração de tecnologias de software para ter cloud computing. Para ele, “passar por um processo de transformação digital envolve lidar com as consequências dessa digitalização e assim rever a abordagem da empresa em relação aos clientes, competição, dados, inovação e valor”.
Em sua visão, “o conceito de Indústria 4.0 complementa as ações de um projeto de transformação digital, porque essa Quarta Revolução Industrial tem como foco a melhoria da eficiência e produtividade dos processos nas empresas, mas principalmente geração de impacto nos clientes”.
A indústria 4.0 carrega em si todos os pilares da transformação digital. Como sua indústria se comporta nesse processo?
Veja como é o processo de uma digitalização vertical e horizontal das cadeias de valor das empresas industriais!