Na indústria de plástico, proteger os produtos e maquinários é medida fundamental para evitar prejuízos e garantir a qualidade final da produção.

Porém, muitas falhas podem ocorrer devido ao calor excessivo das máquinas.

Nestes casos, o uso do chiller industrial é uma excelente opção.

O chiller industrial funciona como um refrigerador de água. Ele produz água gelada com o objetivo de resfriar máquinas, produtos e processos industriais.

Além de proteger os equipamentos e toda a produção, o chiller também pode aumentar a eficiência energética e reduzir custos operacionais, principalmente em comparação com outros métodos de resfriamento.

O que é um chiller industrial?

Um chiller industrial é um equipamento usado para resfriar líquidos, geralmente água, em processos industriais.

Este equipamento desempenha um papel crucial em diversas indústrias, com destaque para o segmento de manufatura, processamento químico, indústria farmacêutica, hospitais, data centers, indústria do plástico entre outros segmentos.

Sua principal função é remover o calor de um líquido, mantendo-o em uma temperatura controlada e protegendo-o de maiores problemas devido ao calor excessivo.

Padrão de funcionamento deste tipo do chiller

Os chillers industriais são equipamentos de grande porte, alta tecnologia e eficiência, que proporcionam desempenho e segurança para vários segmentos industriais.

Para que funcione, o chiller compreende alguns componentes básicos comuns em um sistema de refrigeração, cujas funções e aplicações podem ser conferidas a seguir:

Circulação de Líquido: O chiller industrial opera por meio da circulação de um líquido refrigerante, geralmente água ou uma mistura de água e glicol, que absorve o calor do processo que precisa ser resfriado.

Evaporação do Refrigerante: O refrigerante é bombeado para um evaporador, onde absorve o calor do líquido que precisa ser resfriado. Durante esse processo, o refrigerante passa do estado líquido para o estado gasoso.

Compressão: O refrigerante, já no seu estado gasoso, é então aspirado por um compressor, que aumenta a pressão do gás e aumenta sua temperatura.

Condensação: O gás de alta pressão e temperatura é então conduzido para o condensador, onde é resfriado por meio de troca de calor com um meio de resfriamento externo, geralmente o ar ambiente ou uma torre de resfriamento. Então, o refrigerante volta ao estado líquido durante esse processo.

Expansão: O refrigerante líquido de baixa pressão passa por uma válvula de expansão, onde a pressão é reduzida abruptamente. Esse processo faz com que o refrigerante volte ao estado gasoso e resfrie novamente.

Vale salientar que o ciclo acima é repetido continuamente para manter a temperatura do líquido de processo em níveis desejados.

O calor é continuamente removido do líquido, mantendo-o em uma faixa de temperatura adequada.

Aplicações do chiller na indústria do plástico

Em geral, sempre que houver a necessidade de controlar e manter temperaturas específicas em processos industriais, ter um chiller industrial pode ser papel crucial.

Uma das indústrias que dependem desse controle é a indústria do plástico.

Neste segmento industrial, garantir um eficiente controle de temperatura é medida indispensável.

Quando feito de forma sensível e bem calibrado para as máquinas injetoras e extrusoras, esse controle evita falhas no processo e confere mais controle e rendimento da produção. 

Na indústria de injeção de termoplásticos, por exemplo, o controle de temperatura é também fundamental, principalmente no canhão de injetora e sistemas de câmara quente.

Dessa forma, na fabricação de plásticos e produtos derivados, os chillers são demandados para controlar a temperatura durante os processos de extrusão, moldagem por injeção e outras operações.

Além disso, no processo de fabricação de plástico, o chiller industrial esfria o plástico quente que é injetado, fundido ou extrudado.

Também pode resfriar o equipamento responsável pelo processo de fabricação, o que resulta em economia e poupa o desgaste da máquina. 

Especialistas ressaltam também que a maioria das máquinas de processamento de materiais plásticos e polímeros usam sistemas hidráulicos para controlar as peças, o que causa um superaquecimento. Cabe ao chiller realizar a tarefa de resfriá-la sem nenhuma dificuldade.

Assim, se você atua na indústria do plástico, possivelmente necessita de um chiller industrial. 

Para a escolha, você deve considerar as necessidades específicas da sua aplicação, as condições climáticas, os custos operacionais e a disponibilidade de recursos, como água e espaço.

O controle da temperatura é fundamental dentro da indústria de plástico. Saiba mais!