A pandemia, enfim, vai ficando para trás e a vida vai voltando ao normal – o que não significa que o e-commerce perderá espaço. Consequentemente, as embalagens para entregas continuarão sendo essenciais.

Tamanho adequado, segurança, identificação, novos materiais e comunicação com a marca são pontos de destaque em relação às embalagens para entregas na concepção do público, que continuará fazendo compras virtualmente e recebendo seus produtos em casa.

Diante de um mercado ainda aquecido, desenvolver embalagens de plástico e de outros materiais é bastante importante, representando um diferencial que pode separar sua loja virtual das demais.

Mas o que precisa ser levado em consideração quanto à inovação e às oportunidades no uso de embalagens para entregas?

Embalagens para entregas: algumas características são desejadas pelo consumidor

Sem dúvidas, hoje em dia, as embalagens para entregas são de fundamental importância para conquistar mercado no meio das compras virtuais.

Um recente estudo desenvolvido pela gigante de embalagens Sealed Air revelou a percepção dos consumidores sobre as embalagens utilizadas pelo e-commerce de marcas que vendem direto para o consumidor.

Segundo o levantamento, as embalagens de tamanho adequado para o produto, redução de excesso de material, segurança, identificação e comunicação com a marca foram os pontos de destaque levantados pelo público.

Outro dado é que os consumidores acreditam que 75% a 90% do espaço da embalagem devem ser preenchidos com o produto pedido. Eles também esperam que produtos que não são frágeis sejam entregues em embalagens flexíveis, como envelopes de proteção, e não em sistemas rígidos, como caixas de papelão.

Tiago Dantas, pesquisador do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital, explica que houve um aumento na demanda por ensaios de transporte para avaliação de desempenho de embalagens frente à simulação dos canais de distribuição utilizados para vendas on-line.

“Essa mudança gerou oportunidades para o desenvolvimento de novas embalagens primárias e também de acessórios de embalagens”, explica.

Porém, essas oportunidades ainda estão sendo pouco exploradas no cenário de vendas on-line atualmente, abrindo um grande leque de oportunidades para a indústria do plástico.

Embalagens para delivery de alimentos são fundamentais

Uma das maneiras mais importantes de fidelizar e deixar os clientes de um delivery satisfeitos é ter o máximo cuidado com o pedido na hora da entrega, e as embalagens para entregas de delivery adquirem grande importância.

É extremamente importante que, ao escolher as embalagens para delivery, a empresa ou profissional faça testes antes de uma decisão definitiva.

Vale salientar que a forma como o produto/alimento chega no local de entrega é tão significativo quanto a qualidade da comida vendida. Por isso, inovar nessa etapa chama a atenção de clientes e garante diferenciação frente à concorrência.

“Geralmente, as próprias empresas promovem o desenvolvimento de suas embalagens para entregas e buscam no Cetea uma forma bastante eficiente de validá-las”, complementa Tiago Dantas.

No entanto, seja para embalagens de alimentos ou quaisquer outros produtos vendidos virtualmente, o custo ainda é o principal objetivo.

“Na atualidade, ainda há uma dificuldade cultural em aceitar a necessidade de um investimento maior na embalagem a favor de uma redução de custos envolvidos nas perdas que ocorrem no transporte e distribuição dos produtos”, opina.

Leia também: Contaminação de materiais: cuidados na indústria de plásticos

Embalagens que podem ser usadas em entregas

Como vimos, a embalagem é um item de extrema importância para prevenir avarias e perdas durante o transporte de todo tipo de produto. Dentre as oportunidades de embalagens para o setor de plástico, temos as de:

  • Alumínio – Essas embalagens são excelentes para conservar a temperatura da comida. Permitem ainda que sejam levadas ao forno, sem tampa.
  • Papelão – As caixas de papelão são protagonistas, seja nas entregas de pizzas, seja para transportar qualquer outro produto, alimentício ou não. Suas características permitem manter o calor e são resistentes ao movimento do transporte.
  • Plástico Polietileno (PE) – O plástico possui muitas funcionalidades, sendo costumeiramente utilizado o plástico polietileno, pois é um material termoplástico reciclável. Essa opção melhora a questão da segurança dos alimentos e saúde dos consumidores.
  • Isopor (EPS)​​ – Esta é uma opção bastante simples, que é mais comum de ser utilizada. Apresenta baixo custo, conserva a temperatura do alimento e pode ser reciclado. Também é usado para evitar o impacto de outros produtos, como eletrônicos. É também totalmente reciclável.
  • Plástico-bolha – utilizado para embalar praticamente todo tipo de produto, sendo um aliado importante das entregas virtuais. Ele preserva a integridade de qualquer tipo de carga, podendo inclusive substituir as embalagens de papelão. “O plástico-bolha costuma ser mais adequado para produtos menores e de maior fragilidade”, indica o pesquisador do Cetea.

E a sua indústria, explora esse nicho? Aproveite e confira os detalhes do controle de qualidade na indústria de embalagem.