Os símbolos da reciclagem de plástico se referem aos diversos tipos de materiais e suas classificações. Embora sejam amplamente conhecidos por quem atua na indústria, muitas vezes passam despercebidos aos olhos do consumidor. Inclusive, pequenos e médios recicladores também podem se confundir. É por isso que o post de hoje foi preparado: para mostrar que todos os plásticos podem ser reciclados e assim ajudar o meio ambiente.
A seguir, veja os 7 símbolos da reciclagem de plástico, o material que eles representam e onde costumam ser aplicados.
Símbolos da reciclagem de plástico: classificação pelo tipo de material
Cada um dos 7 símbolos da reciclagem de plástico indica um tipo de plástico específico, com um código correspondente à resina principal ou às resinas predominantes em misturas.
Os símbolos, formados por três setas que seguem o ciclo da reciclagem, mostram que o material é reciclável e simplificam a separação dos plásticos. Isso torna o material mais homogêneo e, consequentemente, mais fácil de ser reciclado na prática.
Confira os símbolos da reciclagem de plástico
PET – Politereftalato de Etileno
O Politereftalato de Etileno é um material muito encontrado em garrafas de refrigerante (carbonatada) e água, óleo comestível, em embalagens plásticas de antisséptico bucal, em embalagens alimentícias e de produtos de beleza.
O material derivado da reciclagem de PET é utilizado para:
- Fabricação de acessórios e objetos diversos, como vassoura
- Fabricação de embalagem de produtos de limpeza
- Fabricação de fibra para carpete
- Indústria têxtil (tecidos).
PEAD – Polietileno de Alta Densidade

O polietileno de alta densidade é o plástico utilizado em embalagens de leite, iogurtes, sucos, embalagens de produtos de limpeza, frasco de xampu, potes de sorvete, saco de lixo, brinquedos, dentre outros.
O material derivado da reciclagem de PEAD é utilizado para:
- Conduíte (produto usado em paredes para passar fiação elétrica);
- Embalagens de produto de limpeza e outros frascos;
- Embalagens de óleo para motor;
- Tubulação de esgoto;
- Latas de lixo;
- Cadeiras.
PVC – Policloreto de polivinila (ou policloreto de vinil)

A resina conhecida como PVC é muito famosa por suas diversas aplicações. Os consumidores a encontram em itens de higiene pessoal, brinquedos, frascos de remédio, filme estirável, blister, garrafa de água mineral, bolsa de sangue, e também na indústria de calçados.
Após ser reciclado, o policloreto de polivinila pode ser utilizado em:
- Mangueira de jardim;
- Tubulação de esgoto;
- Cones de sinalização;
- Cabos em geral.
PEBD – Polietileno de Baixa Densidade

O polietileno de baixa densidade é aplicado em embalagens flexíveis para leite e iogurte, filmes encolhíveis, sacolinhas de compras, sacolas de supermercado, sacos de lixo, sacaria industrial, envoltório para mudas de plantas, bolsas de soro fisiológico e em outros itens.
O uso reciclado do PEBD envolve:
- Tubulação para irrigação;
- Sacos em geral;
- Envelopes;
- Filmes.
PP – Polipropileno

O polipropileno é um material utilizado para fabricar recipientes de determinados alimentos (ketchup, iogurte e margarina, por exemplo), produtos químicos, remédios, embalagens industriais, tubos para água quente, cordas, fios, cabos, caixas de bebidas, frascos, autopeças, utilidades domésticas, fraldas, potes, seringas descartáveis e muitos outros.
Após a reciclagem, o material costuma ser transformado em:
- Caixas e cabos de bateria de automóvel;
- Recipientes para tintas;
- Vassoura;
- Bandejas;
- Escova.
PS – Poliestireno

Por fim, o último dos símbolos da reciclagem de plástico que diz respeito a um material específico é o 6 (poliestireno). Essa resina possui ampla aplicação, como potes de iogurte, sorvete e doce, bandeja de supermercados, frascos, parte interna da porta de geladeiras, tampas, prato, aparelho de barbear descartável, brinquedos, copos e pratos descartáveis, embalagens para ovos e outros.
Após ser reciclado, são utilizados em:
- Placas para isolamento térmico;
- Acessórios para escritório;
- Bandejas.
Outros

No grupo 7 da classificação da reciclagem de plásticos, encontramos uma variedade de resinas como EVA, PA e ABS/SAN. Elas estão presentes em inúmeros itens do nosso dia a dia, como peças de engenharia, materiais esportivos, solados de calçados, telefones, computadores, e até mesmo em embalagens multicamadas, CDs, DVDs e mamadeiras.
Embora a reciclagem desses plásticos seja um desafio, o fato de que cada um é reciclável permite que, após o processo, eles se transformem em novos produtos reciclados. Um dos destinos mais comuns para esses materiais é a reciclagem energética, onde se aproveita o valor calorífico do resíduo, ou a fabricação de madeira plástica, que é utilizada como matéria-prima para diversos produtos, mostrando o potencial de reuso e a importância da economia circular.
Entender os 7 símbolos da reciclagem de plástico contribui para que os recicladores façam a correta classificação do material. É, assim, uma parte essencial do processo de reciclagem e dos programas de coleta de resíduos.