Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Série “Plastificando” combate desinformação sobre o plástico com conteúdo de qualidade

Article-Série “Plastificando” combate desinformação sobre o plástico com conteúdo de qualidade

Conheça a Série Plastificando da ABIMAQ.png
Iniciativa da CSMAIP, da ABIMAQ, faz defesa do material com embasamento técnico e linguagem acessível

A indústria do plástico ganhou um importante aliado na guerra contra a desinformação. Desde março, está no ar a série de vídeos Plastificando, uma iniciativa da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

“A ideia surgiu como parte da nossa defesa constante do plástico”, lembra Amilton Mainard, presidente da CSMAIP. “Que eu me lembre, o plástico tem sido atacado por todos os lados desde que eu trabalho com esse setor, há quase 50 anos”.

Ele lembra que as embalagens descartáveis, os plásticos de uso único e as sacolinhas de supermercado, tão presente no dia a dia das pessoas, estão entre os principais alvos da desinformação.

A série Plastificando foi idealizada para contra-atacar esses mitos com informação técnica e divulgação do que é o plástico, seus benefícios, o que acontece com ele no dia a dia das fábricas e consumidores, tudo embalado com exemplos práticos e linguagem acessível.

O começo

A ideia inicial partiu de fabricantes de máquinas e equipamentos para indústria do plástico que já vinham realizando um trabalho em defesa do material há alguns anos.

Em 2023, este grupo levou para a CSMAIP a sugestão de criar um material informativo institucional. Depois de um profundo debate e de avaliar os prós e contras, a sugestão foi aprovada.

Como parte da governança da ABIMAQ, o projeto seguiu para a diretoria de Marketing, que prontamente abraçou a causa e deu sinal verde para iniciar seu desenvolvimento.

Para transmitir as informações de forma técnica e acessível, o escolhido foi Junior Facin, profissional já conhecido de vários associados da CSMAIP e que acumula experiência profissional de quase quatro décadas no segmento de plástico.

Além de prestar consultoria para fábricas e empresas de reciclagem, Junior é idealizador e apresentador do canal de conteúdo Talkplast, no qual aborda diversos aspectos da indústria do plástico, como matéria-prima, preços, reciclagem e cobertura de eventos, como a Plástico Brasil.

“Assim que começou 2024, nossa primeira missão foi criar uma comissão com pessoas interessadas em trabalhar e fazer parte do projeto”, conta Mainard. “Algumas empresas que fazem parte da CSMAIP designaram seus profissionais de marketing e técnicos para ajudar a criar o modelo do que queríamos apresentar”.

Temas relevantes

A série de vídeos parte do começo: primeiro, conta a história do plástico desde sua invenção; em seguida, explica de forma didática o que é esse polímero, seus mais diversificados usos e o quanto ele está inserido no dia a dia das pessoas.

Entre outros temas abordados estão o Polietileno, plástico mais consumido no Brasil e com o qual são fabricadas as sacolinhas de mercado, entre outros produtos, e um episódio dedicado exclusivamente à reciclagem do Polietileno.

Além de informativo, o conteúdo entretém a audiência com muitas curiosidades.

Por exemplo, você sabia que uma sacolinha convencional pesa 5 gramas, mas carrega até 1.000 vezes seu peso? Ou que no processo de reciclagem do plástico apenas 4% da água utilizada é perdida na evaporação e o restante retorna tratada para o processo?

Juntamente com a plataforma YouTube, na qual os vídeos são publicados, há conteúdo exclusivo também nas redes sociais da ABIMAQ (Instagram, Facebook e LinkedIn).

Mainard explica que os temas de cada episódio são decididos pela comissão a partir de sugestões dos associados.

“Toda pauta é discutida na comissão e aprovada pelos patrocinadores, pela direção de Marketing e pela diretoria da ABIMAQ. Em seguida, começa o trabalho de produção de campo. Nós arrumamos as empresas, lojas, mercado, hospital, enfim, os lugares onde a matéria e o conteúdo das redes sociais serão gravados. É um trabalho muito grande”, detalha.

O roteiro e o texto final ficam a cargo do corpo técnico da comissão. “Nós temos uma ética muito rígida de falar bem do que é nosso sem criticar o que é dos outros. Nosso objetivo é elucidar certas questões, abrir o diálogo com a sociedade e esclarecer a verdade para o grande público”.

Repercussão e engajamento

O projeto inicial prevê um total de seis episódios para a série e de seis meses de divulgação (março a setembro) nas redes sociais, período que a CSMAIP considera adequado para avaliar os resultados.

Porém, o sucesso alcançado muito antes desse prazo já faz com que a Câmara pense em uma nova temporada. Para se ter uma ideia, o terceiro episódio, sobre o Polietileno, acumulou 122 mil visualizações em apenas três semanas. Os demais têm uma audiência em torno de 30 mil visualizações.

“Ainda não conversamos sobre a continuidade, mas é natural que isso aconteça pelo sucesso que está tendo. Não faz sentido interromper algo que está dando certo, então é muito provável que a série terá uma vida longa”, antecipa Mainard.

Segundo ele, o resultado não é medido apenas pelos números, mas também pela repercussão, inclusive fora do Brasil. “A gente tem sido procurado o tempo todo para falar do projeto. Eu recebo mensagem pelo WhatsApp da Rússia, Polônia, México. Inclusive na Argentina, de onde acabamos de voltar de uma feira do plástico, o assunto já era notícia quando chegamos”.

O dirigente conta que o interesse pelo assunto naquele país é tão grande que uma entidade local em defesa do plástico fez contato para utilizar o conteúdo, e a CSMAIP estuda como fazer para ampliar o alcance da série.

Mainard ressalta que, ao lado desses fatores, o engajamento tem sido fundamental. “Você pode ter um milhão de visualizações, mas uma coisa é a pessoa ouvir, gostar e esquecer. Outra bem diferente é ela ouvir, gostar e dizer: ‘Opa! Essa causa também é minha!’. É isso que a gente espera”.

Gostou dessa dica? Então assista à série Plastificando no YouTube e nas redes sociais e continue acompanhando o Mundo do Plástico para ficar por dentro de tudo sobre a indústria do plástico.

 

TAG: ABIMAQ
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar