Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

gestão de pessoas na indústrias

Como a gestão de pessoas ajuda nos resultados da indústria?

Uma gestão de pessoas eficiente é focada em valorizar e engajar os colaboradores, o que causa impacto positivo nos resultados da indústria do plástico.

Gerir funcionários é um desafio de qualquer empresa. Por meio de grandes líderes, é possível atingir uma gestão de pessoas eficiente, o que interfere diretamente nos resultados do negócio. Na indústria, a capacidade de trabalhar bem com o outro e extrair seu melhor desempenho pode ser um grande trunfo no mercado.

Pensando nisso, que tal entender como a gestão de pessoas eficiente pode ajudar nos resultados da indústria? Confira!

Gestão de pessoas eficiente na indústria

Boas relações, ambiente de trabalho favorável, habilidade e comprometimento. Gerenciar pessoas é o caminho para muitos benefícios na indústria. Flávio Dias, CEO da M.D Training, empresa que capacita pessoas para uma cultura de inovação contínua em organizações, acredita que a gestão de pessoas potencializa os resultados - e é essencial em qualquer empresa que busca excelência e alta performance.

“A indústria e seus gestores, para ser eficientes, devem obter como resultados a produtividade dos seus processos e a lucratividade das suas áreas de negócio. Esses objetivos são alcançados quando a performance se apoia na qualidade da entrega e no comprometimento da equipe”, pondera. 

Na visão do especialista, a eficiência em gestão de pessoas é "garantia de um ambiente de trabalho em que as relações são confiáveis, a comunicação das metas é clara, e as novas ideias são incentivadas, respeitando as diferentes opiniões de como alcançar os objetivos". 

Objetivos e desafios

Os líderes da indústria são os responsáveis pela gestão de pessoas eficiente. Eles devem pensar em caminhos para gerenciar os colaboradores, de forma a desenvolver suas potencialidades ao máximo. Com uma atividade estratégica, garantem o bem-estar dos funcionários, estimulam o respeito à cultura organizacional, e mantêm a motivação em dia. A consequência são os bons resultados.

Flávio Dias aponta que “para atingir resultados, deve haver colaboração entre os departamentos, e os líderes precisam garantir os meios necessários. Gestores e seus times são eficientes não apenas quando entregam resultado, mas principalmente quando garantem a melhoria contínua dos indicadores de performance e qualidade dos processos produtivos”.

A melhoria contínua da performance é o grande desafio da gestão de pessoas. Não basta gerar resultados; é necessário garantir a sustentabilidade desses resultados através da melhoria do desempenho dos processos.

Para tanto, manter as equipes motivadas, mesmo diante de cenários instáveis, é fundamental. Nessa era tecnológica, de expansão exponencial de conhecimento, ocorre grande quebra de paradigmas. A integração entre homem e tecnologia é maior e traz a necessidade da capacitação.

Considerando essa realidade, os líderes precisam adotar um estilo de gestão de pessoas eficiente, que envolve ações comportamentais e competências técnicas baseadas nos 5 pilares básicos dessa gestão:

  • Treinamento e aprimoramento;

  • Habilidades e competências;

  • Motivação e engajamento;

  • Trabalho em equipe;

  • Comunicação.

Vantagens de uma boa gestão de pessoas

Uma boa gestão de pessoas traz uma série de vantagens para a indústria do plástico. Podemos listar, de forma resumida: produtividade, motivação, bom ambiente de trabalho e retenção de talentos. Em suma, todas elas contribuem para melhores resultados na atividade e aumento da competitividade da indústria no mercado. 

A base de ótimos resultados é uma equipe motivada. Reconhecer e valorizar os colaboradores aumenta o engajamento e, consequentemente, o desempenho individual. Isso é crucial para garantir a motivação e a produtividade geral. 

Com uma boa comunicação, são desenvolvidos os sentimentos de confiança, segurança e transparência. Um bom diálogo interno é, assim, fundamental para ter um fluxo de processos internos produtivos. Isso inclui os feedbacks, que contribuem para o desenvolvimento dos colaboradores e dos líderes, bem como a potencialização das habilidades.

Uma equipe com pontos fortes maximizados e fraquezas atenuadas é um time produtivo. A partir do momento em que as habilidades necessárias são aprimoradas, os colaboradores conseguem atingir seus objetivos, e os líderes podem utilizar algum tipo de KPI para medir o desempenho e ajustar as ações. Tudo isso é fundamental para otimizar toda a atividade e possibilitar resultados mais satisfatórios.

A gestão de pessoas eficiente é focada em valorizar e engajar os colaboradores, o que causa impacto positivo nos resultados da indústria do plástico. Com uma boa estratégia traçada pelos líderes, os índices de produtividade, comprometimento e qualidade crescem. Para uma pequena indústria, isso é crucial para ganhar competitividade e expandir.

Qual estratégia você adota em sua indústria?

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar