Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Atualizar a gestão na PMI

3 formas de atualizar a gestão da sua PME

Atualizar a gestão da indústria é um dos caminhos mais seguros para aumentar os lucros e a produtividade. Isso é especialmente valioso para pequenas e médias indústrias, que lidam com uma concorrência forte e diversificada. Ao aperfeiçoar o plano de gerenciamento, será possível economizar tempo, otimizar a produção e fazer melhor uso dos recursos organizacionais.

Reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo a atualizar a gestão da sua PME (Pequena e Média Empresa). Assim, você se prepara para os próximos desafios da quarta revolução industrial para a indústria de plástico.

Três maneiras para atualizar a gestão de sua empresa

1. Profissionalizar a gestão

Profissionalizar a gestão é um passo essencial para o sucesso e a perenidade do negócio. de acordo com o gerente da divisão de estratégias e performance do IMAM, Sidney Rago.

“A profissionalização é uma exigência imposta pelo mercado e pela sociedade. Empresas que estão em fase de crescimento e querem se manter ativas a longo prazo precisam se adaptar a ela”, destaca.

Assim, atualizar a gestão de um negócio começa com o desenvolvimento de uma equipe capacitada. Aumentar o desempenho da empresa deve ser parte fundamental dos esforços coletivos. Naturalmente, deve iniciar pela profissionalização dos líderes da empresa.

Em empresas familiares, a desorganização entre herdeiros do negócio pode afetar o ritmo de crescimento da PMI. Assim, é preciso incentivar que todos os envolvidos na gestão busquem formações em suas áreas de interesse. Atualizações dos conhecimentos técnicos e em suas habilidades comportamentais também são abordagens válidas.

É sempre importante lembrar de que os líderes são exemplos para as equipes. Portanto, eles devem ter ciência desse papel e estar preparados para motivar e inspirar os funcionários. Conhecer e aplicar as melhores práticas do mercado é parte desse processo.

2. Investir em capacitação para a equipe interna

O treinamento apresenta uma excelente oportunidade para expandir a base de conhecimento de todos os funcionários. Isso vale desde as áreas de gestão até os profissionais que lidam diretamente com as máquinas.

A capacitação do capital humano agregam valor tanto ao indivíduo quanto às organizações. Ou seja, esses benefícios transformam o custo e o tempo do treinamento em um investimento. O funcionário treinado é melhor capacitado a realizar seu trabalho, agilizando e otimizando suas tarefas.

Ainda, esse aprendizado fornecerá ao colaborador uma maior compreensão de suas responsabilidades dentro de sua função. Isso ajudará a aumentar sua confiança e, consequentemente, impacta seu desempenho e seu engajamento.

3. Criar um plano de negócios com ações de curto, médio e longo prazo para atualizar a gestão

Um dos componentes mais importantes de um plano de negócios é a definição de metas. As metas tornam sua progressão quantificável em qualquer momento - e é a partir desse acompanhamento e dessa mensuração que você poderá identificar gargalos, oportunidades e otimizar os resultados de sua PME.

Uma das maneiras mais eficientes de estabelecer seus objetivos é dividi-los em planos de metas de curto, médio e longo prazo, sempre alinhados entre si. Dessa forma, uma meta de longo prazo de 10 anos terá várias metas de dois ou três anos, com cada uma dividida em metas de um ano, por exemplo. 

No entanto, o planejamento de longo prazo só será efetivo quando o seu plano de curto prazo funcionar. Ou seja, é preciso ser capaz de construir o maior sucesso em suas realizações do dia a dia.

Às vezes, esses esforços consistem em abordagens com metodologias específicas, como a manufatura enxuta para o aprimoramento dos processos. Em alguns casos, as melhorias são uma questão de ajustes nos processos existentes. Em outros, envolvem a adição de subprocessos para melhorar os resultados. Isso também pode significar uma revisão drástica na maneira como os processos são tratados, pensando na sustentabilidade, por exemplo.

É importante lembrar de que atualizar a gestão é um esforço contínuo, não apenas uma tarefa única. Assim, depois de lançar uma nova ação, acompanhe de perto como as coisas estão funcionando. Isso ajuda a garantir que o processo siga conforme o esperado e o cenário esteja favorável para os passos seguintes.

E então, pronto para atualizar a gestão da sua PME? Tem algum exemplo ou case de como pode ocorrer essa atualização? Deixe sua mensagem nos comentários.

PROFISSIONALIZAR A GESTÃO

TAG: gestão
Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar