Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Preparar sua equipe para a era 4.0 - profissional do futuro

Como preparar sua equipe para a indústria 4.0?

Entenda como preparar sua equipe para atuar no mercado complexo e ágil da Indústria 4.0.

As mudanças trazidas pela Indústria 4.0 demandam investimentos para também preparar sua equipe. Afinal, novas tecnologias, processos e o aumento da competitividade exigem que o profissional também seja 4.0. Ou seja, ele deve estar apto para lidar com as ferramentas e atuar em um cenário novo.

Preparar sua equipe para essa nova realidade, no entanto, demanda que os indivíduos saibam incorporar habilidades diversas. Muito mais do que a capacidade técnica, os profissionais precisam de criatividade e dinamismo para solucionar problemas ou reinventar conceitos.

Além disso, as habilidades precisam ser aprimoradas diariamente, a partir da capacidade de ver as situações de outros ângulos e buscar alternativas para problemas novos ou recorrentes.

Toda essa mudança, no entanto, não significa que a Indústria 4.0 deixará os profissionais atuais sem emprego. Porém, é preciso preparar sua equipe para uma realidade que já está acontecendo.

Como passar por tudo isso sem perder a competitividade? Veja algumas dicas!

Quem é o profissional 4.0?

O profissional 4.0 é aquele que possui formação multidisciplinar. Portanto, além de dominar as ferramentas e as atividades da área, ele é capaz de se adaptar à nova cultura e realizar projetos colaborativos.

Com a chegada da tecnologia na Indústria, os profissionais deixam de desempenhar funções repetitivas e passam a trabalhar em conjunto com a inteligência artificial. Ou seja, as atividades serão muito mais intelectuais do que braçais.

Ainda, no cenário da Indústria 4.0, as atividades são mais complexas e criativas. Assim, precisam ser mais eficientes. Para isso, os profissionais precisam estar abertos a desenvolver novas habilidades constantemente. A capacitação contínua, tanto para os indivíduos quanto para as empresas, deve ser rotina. 

De acordo com Felipe Siqueira, especialista em tecnologia da Escola Senai de São Caetano, o profissional 4.0 precisa ter as seguintes habilidades:

  • Senso crítico;
  • Falar outros idiomas;
  • Ser multidisciplinar;
  • Saber trabalhar em equipe e de forma colaborativa;
  • Trabalhar com desafios;
  • Ser flexível;
  • Buscar sempre estar atualizado.

Como preparar sua equipe para a Indústria 4.0

Preparar sua equipe para a Indústria 4.0 não é tão complexo quanto parece. Afinal, com o acesso à informação facilitado, existem diversas maneiras de agregar conhecimento aos profissionais e motivá-los a atuar neste novo cenário.

Reforço do valor da tecnologia

O primeiro passo para preparar sua equipe é trazer a cultura da tecnologia para o ambiente interno. Especialmente em indústrias tradicionais, esse costuma ser o grande desafio para mudar a mentalidade dos colaboradores e atuar de maneira mais criativa e dinâmica.

Muitas vezes, as pessoas estão habituadas a realizar suas tarefas de uma forma, e são resistentes às mudanças. Portanto, é preciso demonstrar e reforçar os benefícios da Indústria 4.0 e como a tecnologia colabora para a melhoria na qualidade e produtividade do trabalho.

Nesse sentido, líderes e gestores exercem um papel de extrema importância para preparar a equipe e reforçar o papel da inovação no negócio. É preciso motivara abraçarem as mudanças e as visualizar como positivas. 

Investimento em capacitação e treinamentos

Preparar sua equipe para atuar na Indústria 4.0 também demanda cursos e qualificações. Nesse sentido, é importante dizer que o mercado educacional na área é bastante amplo. Por isso, é possível encontrar cursos à distância, consultorias, treinamentos personalizados, entre outros.

"Hoje, o SENAI São Paulo oferece assessorias e consultorias para Implantação da Transformação Digital e também oferece cursos voltados a área, para os profissionais que buscam se preparar para este tema", explica Siqueira.

Por fim, vale reforçar que o profissional 4.0 tem um perfil bastante diferente do que estávamos acostumados até então. Com a intensificação da tecnologia nos processos, é preciso uma visão mais estratégica e habilidades variadas, além da capacidade de se adaptar e inovar.

E você, já começou a preparar sua equipe para a Indústria 4.0? Quais as atitudes que estão sendo tomadas?

 

TAG: Gestão
Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar