De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), a indústria do plástico tem grande representatividade dentro do cenário nacional, tanto na geração de empregos quanto no faturamento. Consequentemente, é crescente a demanda por tecnólogos em polímeros.

Cabe aos tecnólogos em polímeros ter a capacidade de gerenciar, planejar e implementar processos e desenvolver produtos dentro da indústria de materiais poliméricos.

Você tem interesse em ter este curso superior? Para este material, convidamos Danilo Marin Fermino, professor e coordenador do curso de Desenvolvimento de Produtos Plásticos da Fatec Zona Leste, na cidade de São Paulo.

 Função de um tecnólogo em polímeros na indústria do plástico

Indústrias de transformação de polímeros (plásticos, borrachas e resinas) dependem de várias categorias de profissionais, caso dos tecnólogos em polímeros.

Segundo Fermino, após formado, este profissional tem uma série de obrigações, tais como:

  • Atuar nos processos de transformação de materiais poliméricos. “Este profissional pode trabalhar em diferentes segmentos da indústria, desde o setor automotivo até o setor de embalagens”, ressalta o professor;
  • Avaliar o desempenho de equipamentos e processos relacionados à indústria do plástico; 
  • Interpretar fluxogramas de processos; 
  • Desenvolver métodos de análises laboratoriais para caracterização dos materiais poliméricos, tanto de materiais termoplásticos quanto termofixos;
  • Monitoramento da qualidade e dos processos de reciclagem envolvidos;
  • Realizar a identificação e acompanhamento das variáveis relevantes, considerando os aspectos ambientais.

Vale ressaltar que a maioria dos materiais empregados na indústria (cerâmicos, metálicos, etc) estão cada vez mais sendo substituídos por plásticos. Isso naturalmente aumenta a procura por esse profissional. 

Outro fator que reforça a importância do curso é o tamanho da indústria do plástico. No estado de São Paulo, por exemplo, há 4.693 empresas do setor de produção industrial de plástico, com 136.287 empregados e um faturamento de R$ 38,5 bilhões. 

Já a indústria de reciclagem conta com 313 empresas que empregam 2.797 empregados.

Tecnologia em polímeros: como funciona o curso?

O curso de tecnologia em polímeros tem por objetivo habilitar profissionais para controlar e executar atividades relativas aos processos da indústria de materiais plásticos, dando a eles a capacidade de participar do desenvolvimento de produtos com qualidade, segurança, saúde dos trabalhadores e proteção do meio ambiente.

Diante da importância desta profissão, a Fatec tem três unidades que oferecem este curso (Fatec Mauá, Fatec Zona Leste e Fatec Sorocaba – José Crespo Gonzales).

Segundo o coordenador do curso de Desenvolvimento de Produtos Plásticos da Fatec Zona Leste, este é um curso superior de tecnologia com matriz curricular 2400 horas, estágio curricular supervisionado de 240 horas e trabalho de graduação de 160 horas. 

A forma de ingresso para o nosso curso é através de vestibular que é realizado em uma única fase ou através do processo de preenchimento de vagas remanescentes por discentes formados na instituição ou transferência de discente de outra Fatec ou Instituição de Ensino Superior”, explica Danilo Fermino.

Grade curricular do curso

Para atender a demanda desse mercado com profissionais devidamente capacitados e com formação focada no setor produtivo, o curso de Tecnologia em Polímeros apresenta formação multidisciplinar capaz de tornar o profissional um agente desencadeador de avanços, inovações em produtos, processos industriais e/ou serviços prestados.

Para isso, a grade curricular do curso é bastante completa, englobando desde o desenho técnico aplicado à polímeros até cálculo e mecânica de sólidos.

Com base nesta grade curricular, o curso de tecnologia em polímeros oferecido pela Fatec tem um tempo mínimo para a formação de 3 anos, apresentados em 6 semestres”, complementa Fermino.

Áreas que um tecnólogo em polímeros pode atuar

Ao completar o curso, o egresso do Curso Superior Tecnológico em Polímeros poderá atuar em diversos setores dentro da indústria, com ele estando apto para atuar desde o controle de produção, pesquisa e desenvolvimento de produtos, elaboração de projetos, até o gerenciamento e supervisão de empresas.

Assim, segundo Danilo Marin Fermino, as atividades desempenhadas pelo profissional podem variar de acordo com a função que exerce no setor específico de atuação.

Da mesma forma, o professor da Fatec Zona Leste explica que diversos são os segmentos de mercado em que os tecnólogos em polímeros podem atuar: 

  • Área de manufatura de artefatos plásticos variados;
  • Áreas de embalagens (flexível, rígida, frascos, bombonas, entre outras);
  • Produtos emborrachados;
  • Matéria-prima (aditivos e plásticos reciclados, entre outros), tintas e adesivos;
  • Indústria automobilística;
  • Indústria de brinquedos; 
  • Construção civil; 
  • Eletroeletrônica; 
  • Utensílios médico-hospitalares;
  • Indústria têxtil; 
  • Agroindústria, entre outras.

Por fim, o coordenador da Fatec indica que o tecnólogo em polímeros terá um salário inicial médio na área de R$ 3.500,00 para 44 horas mensais de trabalho.

Você pretende ingressar neste curso? Então sugerimos que continue acompanhando o canal digital Mundo do Plástico para estar sempre ligado às novidades do setor