Seja para melhorar os processos, resultados ou competitividade, a busca pela qualidade deve ser uma constante de todas as empresas.
Um dos principais instrumentos para garantir e atestar a gestão de qualidade é a Norma ISO 9001, que fornece os requisitos para aumentar a capacidade de as empresas fornecerem produtos e serviços que atendam às demandas do cliente, as estatutárias e regulamentares, de maneira consistente.
Entre os muitos benefícios de sua implantação estão: o aumento da satisfação e da fidelidade dos clientes, melhoria do controle, eficiência e produtividade dos processos (que resultam em redução de custos e de problemas), melhoria da competitividade e da lucratividade da empresa, e adaptação a modernas demandas de mercado, uma vez que governos, setores e clientes com maturidade de gestão têm a certificação como exigência fundamental para compras.
Agora, você sabia que a ISO 9001 pode também colaborar diretamente na adoção das práticas ESG?
Qualidade e ESG
“Os benefícios decorrentes de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) robusto podem colaborar diretamente para as práticas ESG de uma empresa através da aplicação da abordagem de processos, o profundo conhecimento da Organização, a definição de seus propósitos, sua cadeia de fornecedores e demais partes interessadas”, explica Alexandre Xavier, vice-presidente de ESG da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).
Ele cita que, desde que utilizada em conjunto com recomendações, normas ISO e outras certificações relacionadas com sustentabilidade, a ISO 9001 pode apoiar e potencializar resultados das organizações em diversos aspectos:
- Redução do consumo de energia e de recursos naturais;
- Prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais;
- Valorização da diversidade e da inclusão;
- Proteção dos direitos humanos;
- Transparência e a ética nas relações comerciais;
- Gestão de riscos e de crises;
- Inovação e adaptação às mudanças do mercado.
Segundo Xavier, a última edição da norma reforça a gestão de riscos, que alinha com a lógica de sustentabilidade uma visão de longo prazo, visando à proteção de organizações e seus stakeholders.
“A próxima revisão, ainda não concluída e cujo lançamento não ocorrerá antes de 2025”, adianta o executivo da Abrac, “possui tendência significativa em ampliar os requisitos da norma justamente para desenvolvimento sustentável”.
Pilares da sustentabilidade
Em relação aos pilares da ESG, Xavier descreve como eles se relacionam com a Norma ISO 9001.
Ambiental
Pode ajudar, através da abordagem de processos, a empresa a identificar e controlar os aspectos ambientais dos seus processos, produtos e serviços, e a prevenir a poluição e os desperdícios.
“Além disso, a ISO 9001 pode ser integrada com outras normativas, como por exemplo a ISO 14001, que é uma norma específica para a gestão ambiental”.
Social
Da mesma forma, a abordagem de processos pode contribuir para a melhoria das condições de trabalho, da segurança e da saúde ocupacional, da diversidade e da inclusão, da proteção dos direitos humanos, e da relação com a comunidade e a sociedade.
“A ISO 9001 também pode ser combinada com a ISO 45001, que é uma norma voltada para a gestão de saúde e segurança ocupacional, além de poder ser complementada por normas focadas em responsabilidade social, como a ISO 26000 e a SA 8000.”
Governança
Pode favorecer a implementação de uma estrutura de governança transparente, ética, responsável e participativa, que envolve a liderança, os colaboradores, os clientes, os fornecedores, os acionistas, os reguladores e outras partes interessadas.
“Os requisitos da ISO 9001 atualmente envolvem de forma muito significativa a alta direção, podendo ser também base para potencializar o atendimento de legislação e resultados pela aplicação de normas relacionadas com governança, como a ISO 37000 (Governança de Organizações) e a ISO 37301 (Sistemas de Gestão de Compliance).”
Ele reforça que a integração com outras normas específicas, como algumas das citadas anteriormente, é fundamental para que a ISO 9001 seja um apoio eficaz para atingir e alcançar resultados em sustentabilidade na lógica ESG.
Como implantar a ISO 9001
Xavier elenca, em linhas gerais, o passo a passo para a certificação ISO 9001:
- Definir o meio de implementação: equipe interna ou consultoria terceirizada;
- Realizar um diagnóstico e planejar adequações em relação aos requisitos da norma;
- Envolver os colaboradores na implementação;
- Implementar os requisitos da norma;
- Executar auditoria interna, avaliando SGQ implementado X norma, e identificar oportunidades de melhoria;
- Contratar organismo de certificação, devidamente acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro);
- Divulgar e celebrar interna e externamente essa importante conquista;
- Garantir estrutura adequada para manutenção do SGQ, um desafio muitas vezes maior do que implementar a ISO 9001.
Ele reforça que a ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para a gestão da qualidade nas empresas, independentemente do seu porte ou ramo de atividade. Pode também contemplar uma área, e não a empresa como um todo.
“Portanto, empresas de pequeno porte podem – e em alguns casos devem – implantar a ISO 9001 e obter os benefícios da certificação. Esse reconhecimento, por si, já é entendido pelo mercado e sociedade como uma mudança de patamar para qualquer organização”, completa.
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