Promover o bem-estar social, ter um modo de pensar e agir de uma forma mais ética nas relações, são pontos totalmente interligados à responsabilidade social, que está cada vez mais presente na agenda de indústrias.
Essa é uma prática que está diretamente ligada a uma ação realizada pelas indústrias, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa e comprometida com o próximo.
O que é responsabilidade social?
Responsabilidade Social (RS), é um conceito que define as práticas voluntárias de pessoas físicas e jurídicas para o seu meio social, ou seja, ela engloba ações que resultem em benefícios à sociedade, de algum modo.
As ações de responsabilidade social podem ser realizadas de maneira externa, como a arborização de uma praça ou ações em escolas, ou interna, com um curso de capacitação aos profissionais que atuam no ambiente industrial.
Apesar de englobar medidas voluntárias, a implementação do conceito de responsabilidade social é essencial para as empresas.
Segundo a Fundação Instituto de Administração, “organizações socialmente responsáveis são aquelas que repensam suas posturas, comportamentos e condutas atuais. Por consequência, elas se estruturam para colocar em prática atitudes que promovam o bem-estar dos envolvidos”.
Dessa forma, as empresas que adotam práticas sociais têm a ciência que essa estratégia influencia tanto no seu faturamento quanto no número de clientes, trazendo uma vantagem competitiva.
A responsabilidade social tem uma influência ampla quando o assunto é seu poder de mudança social e empresarial.
Além disso, atualmente os consumidores, no geral, são mais exigentes. Eles preferem consumir de marcas mais responsáveis e que, de certa forma, exercem seu papel para uma sociedade melhor.
Tipos de responsabilidade social
A responsabilidade social exercida por empresas é bem flexível. Consequentemente, pode ser adotada de várias maneiras e se relacionar com diversos processos.
Assim, a responsabilidade social, quando realizada pela gestão industrial, possui diferentes vertentes:
Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é representada por um conjunto de ações cujo objetivo é melhorar o ambiente e a comunidade ao redor da empresa.
Quando aplicada, ela tem como intuito capacitar e inspirar as pessoas, trazendo novas oportunidades de negócios para diferentes públicos.
Responsabilidade Social Corporativo (RSC)
Ética e responsabilidade social estão atreladas a essa modalidade corporativa. Sua meta é a de promover o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida tanto de seus colaboradores e familiares quanto de toda a comunidade local, e da sociedade como um todo.
Responsabilidade Socioambiental
Atrelada aos conceitos de responsabilidade social e ambiental, essa prática visa promover ações de sustentabilidade perante a sociedade.
Ao adotar a responsabilidade socioambiental, as empresas passam a considerar processos mais conscientes sobre o meio ambiente.
Para isso, elas buscam adquirir algum tipo de certificação ambiental, como a ISO 14001, por exemplo. Também pensam em processos produtivos mais sustentáveis voltados à prevenção do meio ambiente.
Responsabilidade Social Individual
A Responsabilidade Social Individual envolve ações solidárias que são realizadas por uma única pessoa, mas que podem ser feitas por gestores e empresários, que se refletem diretamente na imagem da empresa.
Isso inclui trabalhos voluntários realizados pelo indivíduo em ONGs (Organizações Não Governamentais) e assistências sociais.
Benefícios das ações de responsabilidade social realizadas por indústrias
Uma empresa que realiza ações de responsabilidade social é chamada de uma empresa cidadã.
Ela recebe este título porque tem ações voltadas para a sociedade, ou seja, é uma empresa socialmente sustentável.
Os líderes dessas empresas compreendem que seu propósito maior é servir e devolver à sociedade tudo que eles conquistaram como empresa.
Dessa forma, os benefícios da adoção de ações de responsabilidade social são incalculáveis, mas alguns pontos merecem destaque, tais como:
- Melhora a reputação da marca, atraindo mais investidores;
- Maior engajamento dentro do ambiente de trabalho, com colaboradores mais comprometidos para alcançar o sucesso do negócio;
- Aumento da credibilidade e confiança do mercado;
- Significativo ganho em competitividade;
- Maior capacidade de atrair talentos para a empresa;
- Favorece o fechamento de novas parcerias de negócios;
- Maiores níveis de satisfação de clientes;
- Maior capacidade de retorno dos investimentos;
- Colaboradores terão mais senso de pertencimento à empresa;
- Redução dos riscos das atividades; e
- Melhoria na alocação dos recursos.
Dessa forma, fica claro que a responsabilidade social é tema de alta relevância para todo tipo de indústria. Por isso, ações sociais devem estar inseridas no planejamento de toda e qualquer empresa cidadã que queira ser perene, sustentável e lucrativa.
O resultado disso tudo é o sucesso duradouro da organização, com a maior beneficiária de responsabilidade social sendo a própria sociedade.
Aproveite para conferir bons exemplos de sustentabilidade na indústria petroquímica.