• Mundo do Plástico is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Movimentação interna de materiais na indústria do plástico: como fazer?

Muito comum em qualquer indústria, inclusive a do plástico, a movimentação interna de materiais precisa ser feita com cuidado para que ocorra da forma mais natural, segura, fluida e eficiente possível. Para isso, existem equipamentos que podem – e devem – ser acionados para facilitar o trabalho entre áreas e departamentos.

Dentre os principais recursos utilizados nesse sentido, podemos destacar as empilhadeiras – veículos para o transporte ou o armazenamento de materiais, que têm como modelos mais comuns as transpaleteiras elétricas, empilhadeiras patoladas elétricas, empilhadeiras elétricas retráteis e as contrabalanças elétricas. Cabe destacar que cada uma delas possui, claro, a sua aplicação adequada.

“O ideal é sempre solicitar a visita de um consultor para poder avaliar o local da operação e os produtos a serem movimentados para poder apresentar a melhor solução, o  que vai trazer melhor custo-benefício na aquisição de um equipamento. Atualmente, até a questão da automação que está voltada para a logística 4.0 precisa ser considerada, pois o futuro chegou e cada vez mais as empresas esperam soluções para sua movimentação”, pontua Sergio Roberto Belchior, gerente comercial do Grupo Kion.

Passo a passo da movimentação interna dos materiais

O ideal é sempre começar por um planejamento logístico, pois a movimentação é apenas uma parte do todo. O crescente grau de competitividade entre as empresas faz com que haja um aperfeiçoamento na logística e, consequentemente, na movimentação de materiais. Atualmente, trata-se de um desafio e requisito básico para as empresas se tornarem mais competitivas.

É importante ressaltar que a gestão estratégica da escolha e aquisição dos equipamentos em relação à sua atividade será fundamental, pois poderá afetar o fluxo dos materiais, a sua armazenagem, produtividade, dentre outros pontos.

A definição do equipamento para cada operação também deve ser observada, pois temos diferentes equipamentos para diferentes atividades. É importante que os operadores sejam capacitados para operar tais maquinários, tendo em vista que, hoje em dia, novos equipamentos de uma tecnologia mais avançada estão sendo utilizados, assim como acessórios como telemetria, câmeras de vídeo, luzes de segurança, proteção para os operadores, etc.

Como é o processo de movimentação interna de materiais na sua empresa? Tem algum desafio ou boa prática que você gostaria de compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *