Nos últimos anos, o mundo tem reconhecido a necessidade de reduzir a quantidade de material plástico desperdiçados e descartados. Além disso, a reciclagem e os resíduos ganham cada vez mais força. Nesse contexto, observa-se o crescimento de produtos mais sustentáveis. Entre eles, o plástico biodegradável vs fotodegradável.

Apesar de possuírem a similaridade da orientação sustentável, cada um apresenta suas características próprias. Veja abaixo os principais aspectos de cada um, e como eles diferenciam entre si.

O que é plástico biodegradável?

Os plásticos biodegradáveis são produzidos a partir de fontes naturais e renováveis, como cana-de-açúcar, milho, mandioca, entre outras matérias-primas. Por outro lado, os plásticos convencionais têm sua origem no petróleo, sendo fabricados a partir da nafta, um derivado obtido durante o seu processamento.

O plástico biodegradável tem características físicas similares ao plástico comum. É obtido por rota petroquímica, mas a sua composição química é diferente. É o que explica a pesquisadora do laboratório de biotecnologia industrial do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Maria Filomena Rodrigues.

“Para ser biodegradável, o plástico, quando submetido a condições de umidade e temperatura adequadas, deve ser transformado pela ação de microrganismos. Ele deve acabar convertido em CO2 e H2O”, destaca.

A biodegradação é vantajosa ao meio ambiente. Isso porque elimina certos contaminantes de origem orgânica, tais como fezes, detergentes, hidrocarbonetos, entre outros.

estágios de quatro garrafas transparentes e de tampa verde de plástico biodegradável se decompondo

Entretanto, o tratamento pode não ser efetivo se o contaminante apresentar outras substâncias, como metais pesados. Nesses casos, por exemplo, é necessário um tratamento prévio. O tratamento irá propiciar condições para que as bactérias realizem sua função sem serem destruídas. A velocidade desse processo também se torna aceitável com o tratamento.

Saiba mais: O que é PLA: Conheça o poliácido láctico e suas aplicações na indústria do plástico

E o que são plásticos fotodegradáveis?

Por sua vez, o plástico fotodegradável (plástico degradável com luz solar) é uma mistura de polietileno, muito utilizado em embalagens e sacolas, com um polímero orgânico. Ele passa pela decomposição pelo menos duas vezes mais rapidamente do que o plástico comum, que se desfaz entre 20 e 30 anos.

“Existe pouquíssima informação sobre esse plástico na literatura científica. Mas, pelas informações que se tem, o filme de polietileno tradicional foi tratado com um componente secreto, que confere a característica de fotodegradação quando submetido à exposição a luz solar”, destaca Rodrigues.

Confira abaixo um vídeo com mais detalhes sobre as tendências dos materiais plásticos, incluindo a expansão dos biopolímeros:

Leia também: 10 Rs da sustentabilidade de plásticos: conheça as ações

Diferenças entre plástico biodegradável x fotodegradável

O plástico biodegradável bacteriano, por exemplo, é constituído por poliésteres de hidroxiácidos. Entretanto, o fotodegradável possui a mesma composição química de um plástico convencional – como, por exemplo, o polietileno.

Em relação à biodegradabilidade, o plástico biodegradável, após o descarte e em condições adequadas, pode ser convertido em CO2 e em H2O. Já o plástico fotodegradável, por ter a mesma composição química dos plásticos tradicionais, não é biodegradado. Ele precisa que aditivos sejam adicionados para favorecer a sua fragmentação em pedaços menores.

Além disso, o processo de produção de ambos é extremamente diferente. Isso porque o biodegradável passa por um processo de biotecnologia e o fotodegradável por um processo químico.

Diferenças entre Plástico Biodegradável e Fotodegradável
Critério Plástico Biodegradável Plástico Fotodegradável
Composição Constituído por poliésteres de hidroxiácidos (ex.: bacteriano). Mesma composição de plásticos convencionais (ex.: polietileno).
Degradação Em condições adequadas, pode ser convertido em CO₂ e H₂O. Não é biodegradado; necessita de aditivos que favorecem a fragmentação.
Processo de Produção Passa por um processo de biotecnologia. Passa por um processo químico.

E então, ficou mais claro para você as diferenças entre plástico biodegradável vs fotodegradável?  Você já trabalha com esses insumos em sua indústria? Deixe sua mensagem nos comentários!

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no setor de plásticos no Brasil e no mundo, continue acompanhando o Mundo do Plástico, o canal de conteúdo da feira Plástico Brasil.

LEIA MAIS