Em todo o mundo, a transformação do plástico é um processo que está em constante evolução. Neste cenário, os plásticos de alto desempenho são protagonistas, principalmente pela oferta de alta performance.

Basicamente, o material plástico de alto desempenho é aquele que possui propriedades superiores às commodities, principalmente por serem mais estáveis em aplicações que exigem maior resistência mecânica, térmica, à tração de ruptura, química e às intempéries.

Assim, dentro da indústria moderna, os plásticos de alto desempenho precisam acompanhar toda a evolução, principalmente para que possam atender muitos aspectos relativos à qualidade, eficiência, durabilidade, velocidade, produção ou resistência a fatores externos.

O que são plásticos de alto desempenho?

Com o aumento da competitividade entre indústrias, a busca pela performance se tornou uma grande necessidade, especialmente na hora de escolher o melhor material para a produção de peças técnicas.

Estas peças devem garantir o bom funcionamento dos equipamentos, de preferência com manutenções mínimas e ótima relação custo-benefício.

Para isso, os plásticos de engenharia, ou plásticos de alto desempenho, estão substituindo cada vez mais os metais na indústria.

Fatores como resistência a fatores externos, durabilidade e eficiência dão cada vez mais destaque a este tipo de material, que vem sendo a escolha ideal para diversas aplicações.

Os plásticos de alto desempenho também têm a capacidade de suportar altas temperaturas de operação, com excelente resistência à distorção pelo calor e rigidez.

São também mais leves que o metal, permitindo ganhos econômicos significativos para as fábricas.

Outra grande vantagem destes plásticos é o fato de eles não conduzirem eletricidade, proporcionando segurança contra acidentes em proporções domésticas ou até mesmo industriais, dependendo da aplicação da peça moldada.

Polímeros classificados como plásticos de engenharia

No ambiente industrial, existem diversos polímeros que podem ser classificados como resinas plásticas de engenharia, ou seja, que apresentam propriedades e características que garantam alto desempenho aos plásticos, como:

  • ABS: Acrilonitrila butadieno estireno
  • LCP: Polímero de cristal líquido
  • LFRT: Termoplástico Reforçado com Fibras Longas
  • PA 6 / PA 6.6: Compostos de Poliamida 6 e 6.6
  • PBT: Polibutileno tereftalato
  • PC: Policarbonato
  • PCT: Poli-ciclohexilenodimetileno Tereftalato
  • PET: Politereftalato de etileno
  • PETG: Politereftalato de etileno glicol
  • PE-UHMW: Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular
  • POM: Polioximetileno Copolimero – Poliacetal
  • PPO: Polióxido de Felineno
  • PPS: Polisulfeto de Felineno
  • PS: Poliestireno
  • SAN: Estireno acrilonitrila
  • TCPS: Polímeros Termocondutivos

Como você pode ver, a grande diversidade de materiais plásticos de alto desempenho é uma das principais vantagens do produto.

Consequentemente, muitas produções industriais podem utilizar as resinas de engenharia, cada uma com necessidades específicas.

Inovações dentro do mercado de plásticos de alto desempenho

Dentro da indústria de resinas plásticas, a inovação é quase que uma exigência para atendimento da demanda do mercado e maior capacidade competitiva. 

Prova disso são os plásticos de alto desempenho, que apresentam, devido à alta diversidade, uma evolução constante, principalmente dentro do aspecto da sustentabilidade.

Neste cenário, a FORVIA Faurecia, líder global de tecnologia automotiva, por exemplo, vem atuando incansavelmente no desenvolvimento de materiais plásticos de engenharia que sejam mais eficientes e sustentáveis.

Leonardo Gomes, diretor de Engenharia da empresa, explica que a Faurecia atua neste sentido desde 2016, “porém, com a grande demanda das mudanças climáticas, formalizamos uma linha de produtos específica para potencializar a oferta aos clientes”. 

A estratégia da empresa se sustenta em três pilares: Use Menos, Reciclado e Reciclável e Alternativa ao Petróleo.

Entre as inovações da empresa na área de materiais plásticos de alto desempenho, o NAFILean e suas variações merecem destaque. Este é um composto a base de polipropileno que representa uma família de materiais plásticos que apresentam 20% de fibras naturais e que são 100% recicláveis. 

“Este é um composto já validado para a indústria automotiva, com 17 modelos de carros já equipados com essa inovação”, complementa Alexandre Caramaschi, Material Deployment Leader na FORVIA Faurecia. 

Caramaschi explica ainda que o NAFILean foi desenvolvido para aquelas aplicações não visíveis, substituindo com eficiência outros compostos utilizados em larga escala na indústria automotiva. “O NAFILean reduz o peso do veículo e consequentemente diminui a emissão de CO2”.

Outra inovação foi a apresentação em uma feira internacional dos Tecnopolímeros à base de poliamidas do Grupo Radici, que recebeu o nome de Rodilon®.

Este produto foi desenvolvido para uso em temperaturas elevadas. Apresentam ainda elevada rigidez e boa resistência mecânica, tenacidade ao impacto, além de ótimas propriedades de deslizamento e de resistência ao desgaste.

Diante dessas inovações, é consenso entre empresas de tecnologia em materiais plásticos de alto desempenho que o comprometimento do setor com o meio ambiente é urgente, exigindo o desenvolvimento de soluções que permitam um crescimento equilibrado e sustentável de toda a sociedade.

Confira a apresentação da FORVIA Faurecia na Plástico Brasil Xperience sobre os plásticos de alto desempenho.