Na indústria do plástico, a adoção das melhores práticas ambientais é medida fundamental.

Nos últimos anos, muitas mudanças vêm ocorrendo e proporcionam isso. Neste caso, buscar a Certificação ISO 14001 é fundamental.

De forma geral, a ISO 14001 trata de todos os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que permite à indústria do plástico desenvolver uma estrutura de proteção do meio ambiente para oferecer uma rápida resposta às condições ambientais.

Para entender tudo que está relacionado a essa “certificação ambiental”, conversamos com Neifer França, diretor para as Américas da QMS Certification.

O que é a ISO 14001?

Parte importante das normas da série 14000, a NBR ISO 14001 foi publicada inicialmente em 1996 e relançada em 2015, e foca especificamente na criação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que possibilite às companhias atenderem às suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com a proteção ambiental. 

De forma geral, o SGA ajuda as empresas a identificarem e gerenciarem os riscos ambientais associados ao setor. 

Uma empresa certificada demonstra sua capacidade em gerenciar seus aspectos e impactos ambientais, bem como monitorar e atender os requisitos legais aplicáveis e outros requisitos”, complementa Neifer França.

Além disso, por ser uma certificação, a 14001 fomenta a cultura de auditorias periódicas, de modo que haja sempre uma visão panorâmica da organização, facilitando a identificação de oportunidades de melhoria. 

Essa certificação também aborda a necessidade de uma gestão estratégica mais ampla, valorizando as ações de avaliação proativa dos riscos e, posteriormente, o desenvolvimento de procedimentos preventivos e corretivos, quando necessário.

Sendo assim, o principal objetivo do SGA é identificar e reduzir aspectos e impactos ambientais, criando um ambiente de trabalho:

  • Mais saudável;
  • Com um padrão de qualidade muito maior;
  • Com mais eficiência frente aos custos de produção.

Relação direta com a gestão ambiental da indústria do plástico

Como já destacado, a implementação de um SGA auxilia as organizações a identificar, controlar, monitorar e reduzir os impactos ambientais que suas atividades causam, além de proporcionar conformidade com a legislação ambiental.

O processo de gestão ambiental é adaptativo e contínuo, através do qual as organizações definem, e redefinem, seus objetivos e metas relacionados à proteção do ambiente, saúde de seus empregados, bem como clientes e comunidades.

Consequentemente, França salienta que a certificação ISO 14001 demonstra o comprometimento da empresa em relação aos aspectos e impactos ambientais.

“No mundo são centenas de milhares de empresas certificadas, nesse contexto a importância se refere a empresas ambientalmente responsáveis e prontas para gerenciar impactos ao meio ambiente.”

Vale ressaltar que toda empresa causa impacto ambiental, inclusive a indústria do plástico.

A Norma funciona como uma ferramenta importante para que cada empresa consiga seguir regras e recomendações para mitigar e gerenciar esse impacto.

Dicas práticas para empresas que buscam a certificação ISO 14001

Segundo Neifer França, a ISO 14001 tem efeito direto no “E” da tão falada ESG.

No aspecto ambiental ela endereça diversos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), auxiliando as organizações em suas agendas ambientais.

Dessa forma, grandes empresas integram normas ISO de sistemas de gestão para atendimento do ESG, sendo a ISO 14001 a norma mais conhecida e uma das mais importantes ferramentas para essa função.

Assim, se você tem uma indústria de plástico e visa um desenvolvimento sustentável e ambientalmente correto das suas operações, um importante passo é buscar a certificação ISO 14001.

Neste contexto, vale conferir algumas dicas práticas da QMS Certification que devem ser seguidas por toda empresa que busca essa certificação em específico. Veja:

  • Estabeleça metas ambientais claras, objetiva e mensuráveis e que estejam alinhadas aos objetivos do sistema de gestão ambiental;
  • Suas metas devem ser sempre revisadas, garantindo que elas continuem alinhadas aos objetivos do sistema de gestão;
  • Faça o contínuo monitoramento de indicadores chave do desempenho. Isso permite enxergar a evolução das metas e se você está no caminho certo ou se há a necessidade de adequações;
  • Envolva as partes interessadas (comunidades, colaboradores, parceiros). Quando ouvimos as pessoas, podemos tirar vários insights fundamentais a gestão ambiental da indústria;
  • Ofereça treinamento e promova a conscientização de todos, que é uma exigência para obter a ISO 14001. Isso irá engajar as pessoas a caminhar para um objetivo comum;
  • Tenha um eficiente controle de documentos e registros da sua atividade, mostrando todos os procedimentos, guias e obrigações legais e ambientais da organização;
  • Faça uma análise crítica, visando a melhoria contínua do sistema de gestão. Isso permite a interpretação e revisão dos dados para o estabelecimento de objetivos.

Sendo assim, para especialistas, a implantação do SGA (ISO 14001) na indústria do plástico é uma experiência que deve envolver toda a organização, criando uma sinergia entre colaboradores, diretores e a sociedade como um todo.

Aproveite este tema para conhecer uma ferramenta que tem a capacidade de mensurar a maturidade em economia circular das indústrias.