Com o retorno dos eventos corporativos pós-pandemia, as feiras de negócios voltaram a ser um excelente local para que uma empresa possa ser vista, ampliar network e fechar negócios.
Para isso, empresas de todo porte e categoria se planejam para montar estandes mais atraentes, divulgar seus negócios, produtos e, claro, novidades, visando aparecer para o público-alvo e fechar novos negócios.
Confira quais são as vantagens de expor em uma feira de negócios e veja por que elas são uma excelente oportunidade para sua empresa.
Feira de negócios: Shopping corporativo com ótimas perspectivas
No concorrido mundo dos negócios, uma feira de negócios é uma das melhores alternativas para que uma empresa seja vista e lembrada, destacando as vantagens de ser expositor.
Neste contexto, Líbia Macedo, professora de Eventos e projetos esportivos da ESPM e do CEM (Certified Exhibition Management) explica que uma feira de negócios funciona como um “shopping corporativo”.
“Neste shopping temos todos os stakeholders relacionados a um segmento industrial, caso de clientes, fornecedores e concorrentes”.
Para a professora não existe nenhuma outra opção de termos Vendedores e Compradores tão próximos e abertos à negociação num mesmo lugar, como em uma feira de negócios, caso da Plástico Brasil.
“Expor ou visitar feiras horizontais é certeza de encontrar o setor em exposição com o que tem de mais atual e as melhores oportunidades de negócio”, complementa Líbia.
Giselle Leme, Gerente de Marketing do Portfólio de Indústria da Informa Markets LATAM, explica que a Plástico Brasil é uma feira consolidada como verdadeiro ponto de encontro das indústrias do plástico. Consequentemente, se fazer presente nelas é uma excelente opção.
“Essas feiras proporcionam interações, experiências, demonstrações e muita troca de conhecimento para que vendedores e compradores tenham uma negociação de sucesso”, garante.
Por que expor em uma feira de negócios é uma ótima ideia?
Participar de uma feira de negócios é estar em destaque no palco das grandes marcas do setor e aproveitar toda a força deste momento. Consequentemente, muitas são as vantagens de ter um estande na feira, tais como:
1. Funciona como uma excelente estratégia de marketing
Ao expor em uma feira de negócios, sua empresa estará adotando uma excelente estratégia de marketing, principalmente para:
- Atrair novos públicos, fornecedores e parceiros;
- Fortalecer sua marca e trocar conhecimentos;
- Ampliar sua rede de contatos;
- Pesquisar novas tendências, soluções de mercado;
- Impulsionar seus negócios e aumentar suas vendas, sentindo a força do mercado comprador.
“Uma feira de negócios é o lugar onde uma empresa poderá ver e ser vista, mas tem outras empresas que também estão lá com esse mesmo objetivo, então é preciso se destacar”, complementa Líbia Macedo.
2. Servem como vitrine
Expor em feiras é uma ação efetiva para todos os tamanhos de empresas. Mas, para as empresas pequenas servem como uma vitrine para que sejam conhecidas.
“Para pequenas empresas do setor, as feiras trazem incrementos importantes, seja com produtos, serviços, insumos, tecnologia, mão de obra”, complementa a professora da ESPM.
3. Funcionam como um ambiente de testes
Outro ponto importante é que as feiras de negócios atuam como um ambiente de teste, no sentido da percepção e receptividade de novos produtos, sendo essa uma medida ideal para startups e novos players do mercado.
Assim, nas feiras setoriais, caso da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico, temos profissionais do setor de várias regiões, inclusive de outros países, sendo essa uma ótima oportunidade para parcerias, busca de representantes e expansão de mercado.
4. Ajudam você a conhecer novas empresas que possam auxiliar o seu negócio
Participar de uma feira de negócios pode criar oportunidades não apenas para que sua empresa feche negócios com novos compradores, mas também para a expansão de sua cadeia de fornecedores.
Por esse motivo, ao expor em uma feira você não irá apenas realizar vendas, mas também fomentar novas conexões que ajudem a expandir seu negócio, caso de fornecedores ou soluções que ajudem a solucionar seus desafios e problemas.
5. Sua concorrência estará lá
Se sua empresa já está no mercado ou deseja entrar em um setor específico, vai ter que lidar com uma concorrência acirrada na feira. Em uma feira de grandes proporções, toda a concorrência estará presente, então você poderá saber o que eles estão fazendo.
Cabe à sua equipe de marketing coletar as informações sobre o que faz a concorrência e a partir disso traçar uma estratégia para se destacar no mercado.
Neste contexto, Giselle Leme salienta que a Informa Markets possui uma divisão de negócios que oferece produtos e serviços de marketing para seus clientes.
“Com essa divisão, conseguimos engajar, atrair e converter novos clientes em uma jornada de entregas físicas e digitais, conectando pessoas e negócios o ano todo e criando soluções e entregas para audiências B2B qualificadas, que estão em busca de soluções para seus negócios.”
Criando mecanismos para que seu estande tenha destaque
Qualquer feira de negócios é um ambiente onde as empresas vão para ver e para serem vistas.
Exatamente por isso, tanto Giselle Leme quanto Líbia Macedo explicam que é necessário criar mecanismos para se destacar.
Para ser um expositor é importante que a empresa tenha seus objetivos e planeje suas ações necessárias para se destacar neste ambiente, como:
- Criar um projeto adequado para sua área de exposição. “Este projeto deve ser convidativo e proporcionar a interação esperada”, sugere Giselle Leme;
- Treinar a equipe para que ela tenha excelência no atendimento;
- Criar estratégias de exposição de marca e merchandising que potencializam sua divulgação de marca:
- Apresentar e demonstrar produtos e conhecimento que sua empresa oferece:
- Ter à disposição materiais de apoio e amostras, se necessário;
- Utilizar ferramentas de divulgação prévia para atrair convidados e compradores estratégicos para a sua empresa;
- Ter uma comunicação ativa com a imprensa, oferecendo informações que o diferenciam pela qualidade dos seus produtos e serviços;
- Destacar as boas práticas sustentáveis que sua empresa possui, principalmente para a indústria de plásticos, onde este cenário já é uma exigência.
Assim, ser expositor em feira de negócios destinada à indústria do plástico é sim uma excelente oportunidade, mas que exige planejamento, organização, relacionamento e criatividade.
A Plástico Brasil, em sua terceira edição, será realizada entre os dias 27 e 31 de Março de 2023, no São Paulo Expo.
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