A plataforma Recircula Brasil acaba de completar um ano com motivos para comemorar. O programa, que se tornou referência nacional e internacional em economia circular, registrou mais de 40 mil toneladas certificadas de plástico reciclado. 

De acordo com Paulo Teixeira, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), o resultado está dentro das expectativas, considerando os 16 usuários atuais da plataforma. 

O que é o Recircula Brasil? 

Resultado de uma parceria entre a ABIPLAST e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e operado pela Central de Custódia, o Recircula Brasil é uma plataforma que rastreia os resíduos plásticos desde sua origem até o retorno à cadeia produtiva como um novo produto

O grande diferencial do programa é a rastreabilidade. Por meio da inserção e cruzamento das notas fiscais eletrônicas emitidas pelos usuários – recicladores e transformadores –, a plataforma monitora todo o percurso dos plásticos reciclados.  

Assim, é possível atestar a origem e o destino dos materiais e confirmar que o produto contém plástico reciclado, garantindo transparência e confiabilidade a todo o processo, que é acreditado por um ente terceiro. 

Quais são os benefícios do Recircula Brasil? 

Ao oferecer garantias da origem e destino do material reciclado, o Recircula Brasil confere segurança às transações, atende às exigências legais e agrega valor ao resíduo plástico. 

Entre as vantagens deste modelo estão: 

  • Valorização da matéria-prima reciclada e do produto com conteúdo reciclado; 
  • Segurança jurídica e compliance; 
  • Verificação independente dos dados; 
  • Fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva; e 
  • Garantia de reciclagem dos resíduos plásticos. 

Para Teixeira, o Recircula Brasil comprova que é possível aliar inovação, responsabilidade ambiental e desenvolvimento industrial. “Ao oferecer rastreabilidade completa e segurança jurídica, o programa fortalece a competitividade da indústria nacional e abre portas para o Brasil em mercados cada vez mais exigentes”, diz. 

Quais os resultados do Recircula Brasil? 

Por ocasião do primeiro ano do programa, a ABIPLAST divulgou o rastreamento de 389 fornecedores (em 10 estados) e 795 clientes (em 20 estados), evidenciando a capilaridade do material certificado. 

Em relação à origem do volume rastreado: 

  • 50,2% vêm do comércio atacadista 
  • 15,9% do comércio varejista 
  • 11,4% da indústria de transformação 

Teixeira explica que o comércio atacadista é formado normalmente por pequenas empresas que compram resíduos recicláveis (papel, metal, plástico etc.) de fontes geradoras de resíduos, principalmente cooperativas, e realizam a separação e estocagem destes materiais para vender para indústrias em maior volume. 

Isso explica, em parte, porque o volume oriundo das cooperativas é menor.  

“Hoje, o principal comprador das cooperativas é o comércio atacadista, que, via de regra, consolida e vende o material para a indústria”, aponta o presidente-executivo da ABIPLAST. 

“O Recircula Brasil identifica essa realidade e pode ajudar, no futuro, na criação de novas políticas públicas que incentivem a compra de cooperativas ou em investimentos em infraestrutura por meio de projetos estruturantes.” 

Ainda segundo os dados divulgados, na outra ponta da cadeia os transformadores de material plástico lideram o consumo de reciclados certificados (31,0%), seguidos pelo setor industrial (28,0%) e pela construção civil (12,9%), o que evidencia a diversidade dos setores que aderiram à rastreabilidade. 

Nova etapa do Recircula Brasil 

Prestes a completar um ano, em maio o Recircula Brasil lançou dois selos, validados por auditorias independentes e lastreados pela plataforma, que visam a garantir a rastreabilidade da cadeia produtiva e a veracidade das informações divulgadas. 

Selo de Rastreabilidade: garante ao mercado que as empresas recicladoras e transformadoras de plástico participantes rastreiam, por meio da plataforma, a origem dos materiais plásticos (resíduos ou resina com conteúdo reciclado) e o destino desses materiais. 

Selo de Conteúdo Reciclado: voltado para marcas e indústrias, informa a porcentagem de plástico reciclado presente nos produtos. 

Segundo Teixeira, até o momento não há marcas utilizando o selo, porém os usuários do Recircula Brasil utilizam a rastreabilidade para comprovar o conteúdo reciclado em produtos enviados as marcas.  

“Isso agrega aos produtos consumidos por esses brand owners valor em rastreabilidade de produto e conteúdo reciclado, garantindo informações certificadas por uma terceira parte”, afirma. 

Como aderir ao Recircula Brasil? 

O Recircula Brasil foi lançado pela ABIPLAST em julho de 2024, com a presença do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, do secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf, e do presidente da ABDI, Ricardo Cappelli. 

A plataforma é reconhecida como modelo de excelência no combate à poluição plástica em documento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente da ONU, e atende aos padrões de Monitoramento, Relato e Verificação (MRV) para iniciativas de descarbonização e para o cumprimento das metas climáticas do Brasil no Acordo de Paris. 

Cooperativas, recicladores, transformadores e indústrias interessadas em aderir ao Recircula Brasil podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo site oficial da plataforma.