Conectividade, Big Data, inteligência artificial. A transformação digital atualmente permeia todos os segmentos econômicos e está dentro das nossas casas. É um novo paradigma de vida, ao qual os negócios devem se adaptar. E na indústria não é diferente. Hoje, já podemos falar de uma gestão digital na indústria do plástico.

Saiba mais sobre como isso funciona a seguir!

O que é gestão digital na indústria do plástico?

Gestão digital na indústria do plástico é o uso de ferramentas e soluções tecnológicas em todos os processos internos de um negócio do segmento. Esses recursos são aplicados em diversas etapas, que podem se referir desde à de recrutamento de talentos até a de produção e vendas. 

Para Fernando Silveira Madani, engenheiro e coordenador do Curso de Controle de Automação, do Instituto Mauá de Tecnologia, a aplicação dos recursos digitais na indústria do plástico se dá claramente em duas frentes: projetos e produção. O profissional destaca que, nas duas áreas, os equipamentos podem disponibilizar diversos dados valiosos por suas próprias características.

Entretanto, Madani faz a ressalva: “o que se observa é uma baixa taxa de integração e, consequente, subutilização destes dados pelos gestores. Para viabilizar o uso destes dados (que já estão disponíveis) de forma a obter vantagens competitivas, investimentos devem ser realizados para a captação, tratamento e apresentação na forma de indicadores para as decisões dos gestores”.

Quais são os benefícios? 

Existem diversos benefícios que a gestão digital na indústria do plástico traz para o negócio que a adota. A enorme quantidade de informações gerada sobre os processos impacta diretamente em uma tomada de decisões fundamentadas. Os gestores podem extrair o melhor de cada informação para conferir maior competitividade ao seu negócio.

E não para por aí: a gestão digital na indústria do plástico, com o uso de ferramentas adequadas, organiza todos os processos internos de trabalho. Como consequência, as equipes de todos os setores apresentam maior produtividade. Isso confere eficácia operacional desde o chão de fábrica até a entrega ao cliente.

Em alguns casos, há enorme integração na indústria por meio de sistemas e aplicativos inteligentes. Com o melhor aproveitamento de recursos, o negócio passa a ter maior poder de fogo no mercado, atingindo a excelência operacional.

Como a gestão digital na indústria do plástico pode ser feita?

Apesar dos benefícios que a gestão digital da indústria do plástico traz, sua implementação não é tão simples. Em primeiro lugar, o gestor deve fazer uma análise minuciosa de seu ambiente para identificar riscos e necessidades. A partir daí, terá capacidade de escolher as melhores soluções digitais para a gestão.

Feito isso, três etapas são fundamentais: organizar os dados, automatizar, e analisar os resultados.

Organizar os dados

Os processos internos e os equipamentos da indústria disponibilizam grande quantidade de dados. No entanto, informações soltas e aleatórias não podem ser utilizadas na tomada de decisões gerenciais. Por isso, é necessário organizar os dados para que eles sejam aproveitados em seu potencial – e isso deve acontecer em todos os níveis de gestão e setores técnicos.

Você já ouviu falar em Big Data e Business Intelligence, certo? Muitos negócios possuem profissionais que se destinam unicamente a organizar e interpretar os dados gerados. A partir da organização, enviam aos gestores relatórios administrativos e gerenciais com informações “traduzidas”, e, aí, então, eles podem tomar decisões fundamentadas.

Automatizar o máximo que puder

A automatização já está presente em muitas indústrias há alguns anos. Mas para ter uma gestão digital na indústria do plástico, a regra é automatizar o máximo que puder. 

Para Fernando Madani, é preciso automatizar “tanto os pontos ou elementos de coleta dos dados (para garantir que estes estejam disponíveis nas quantidades desejadas e que possam ser confiáveis) quanto o tratamento dos dados para apresentação destes como indicadores. Uma vez que, devido a quantidade e as possíveis relações entre estes, a simples apresentação sem um tratamento automatizado não serviria como ferramenta de auxílio e, sim, prejudicaria o trabalho dos gestores”.

Analisar os resultados com softwares

Por fim, a gestão digital na indústria do plástico também depende de uma análise confiável dos resultados. Isso se dá por meio de softwares, que permitem a combinação do enorme volume de dados e sua tradução para a linguagem gerencial. Esses sistemas devem se adequar às necessidades de cada empresa. Por isso, devem ser desenvolvidos ou personalizados para suas aplicações e seus processos, considerando estudos entre os setores de gestão/inteligência e desenvolvimento técnico.

A gestão digital na indústria do plástico é fundamental para a excelência operacional. Implementá-la pode demorar algum tempo, mas seus resultados são surpreendentes e dão novo fôlego ao negócio, inclusive durante as crises.

Falando nisso, veja nossas dicas para a gestão de crise na indústria do plástico!