Em um momento turbulento da economia nacional é normal que todo o mercado, principalmente a indústria, seja cauteloso ao fazer investimentos. No entanto, para se destacar em um cenário competitivo é fundamental entender a importância em trabalhar a própria marca e fazer do seu nome um verdadeiro diferencial. Além de investimentos em linha de produção e logística, e oferecer preços competitivos, mostrar o real valor da sua marca influencia diretamente o sucesso da sua estratégia de atuação de uma empresa transformadora da cadeia do plástico.

Ao pensar em identidade de marca, muitos acreditam que se trata de apenas um logotipo e nome impactante, mas vai muito além disso. É o que explica Marcos Hiller, especialista em posicionamento de marca e sócio da Hiller Consulting. “Posicionamento não é necessariamente o que a minha marca está gritando para o mercado, mas sim aquele conjunto de esforços estratégicos adotados para construir relevância na mente dos seus consumidores”, afirma.

Criar uma identidade e ter um bom posicionamento de mercado é a chave para evitar riscos e garantir o sucesso de vendas. Por isso, vá além da concorrência por preço e comece agora a adotar uma estratégia mais ampla e eficiente para manter sua marca sempre presente na lembrança de seus clientes. Confira, agora, 3 dicas para trabalhar a identidade de marca e garantir mais vendas.

1 – Conhecimento sobre o mercado

Conhecer o cliente, o mercado e seus concorrentes é obrigatório para criar a identidade. Só com um real entendimento de onde se quer trabalhar é possível definir isso. Uma pesquisa de mercado se faz necessária para trazer todos os direcionamentos essenciais para pilotar estrategicamente a marca.

Com isso em mãos, é hora de estruturar o posicionamento e se apropriar de um atributo funcional de sua categoria. A dica de Hiller é encontrar aquele de maior destaque entre os concorrentes. “Pode ser onde você tem uma pesquisa que mostre que seu produto será o mais valorizado pelo mercado nos próximos anos ou até mesmo aquele que ninguém tenha fincado o pé antes e que te dê oportunidade de fazer algo memorável”, diz. Encontrar a melhor oportunidade para a sua marca é fundamental quando o assunto é posicionamento.

2 – Inovação é preciso

Ser uma empresa inovadora não significa que necessariamente você seja disruptivo. Adotar novas metodologias, maquinário e estratégias de venda são formas de reestruturar a cultura da empresa e criar uma nova identidade. Encontrar oportunidades de modificar o processo de trabalho só é possível quando se tem conhecimento de como você deseja ser reconhecido.

Em um momento de crise, onde o ritmo de produção costuma ser menor, trabalhar a identidade com processos inovadores é uma grande oportunidade de melhorias e garantias de estruturar a marca.

3 – Consistência na execução

Esse tipo de planejamento não deve ficar só no campo das ideias. É necessário executar seu propósito de marca em todos os seus canais de comunicação: a presença digital, a ambientação do ponto de venda, as ações de branding para funcionários, o tom das campanhas de propaganda, a postura dos vendedores, o design e o logotipo da marca, até mesmo as políticas de RH.

Com tantas empresas pecando nesse ponto, você pode ganhar uma valiosa fatia do mercado. “Muitas empresas iniciam o processo mexendo na identidade visual e/ou criando um logotipo, mas isso é apenas o final da história. O processo de posicionamento deve ser um reflexo de seu propósito”, finaliza o especialista.

A logística reversa das embalagens plásticas