A economia circular é uma das bandeiras mais importantes da indústria do plástico. A boa notícia é que as diversas ações colocadas em prática, tanto por entidades setoriais quanto pelas indústrias, vêm surtindo efeito.
Segundo o Perfil das Indústrias de Transformação e Reciclagem de Plástico no Brasil divulgado pela ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria Plástica), o percentual de resíduo plástico que retorna ao mercado como resinas recicladas pós-consumo (PCR) vem crescendo ano a ano.
Para se ter uma ideia, o índice saltou de 23,4% para 25,6% entre 2021 e 2022 (dado mais recente).
Sustentabilidade na Plástico Brasil 2025
Maior evento do setor na América Latina, a Plástico Brasil reflete o mercado em todos os sentidos: inovação, tecnologia, negócios e, claro, sustentabilidade.
Por isso, dedica amplo espaço em sua programação e oferece experiências para impactar desde fornecedores de matérias-primas até transformadores, brand owners e consumidores.
Confira a seguir algumas ações e iniciativas que serão realizadas durante os cinco dias de evento.
Economia circular – Reciclagem, Inovação e Tecnologia (RIT)
Como você já viu aqui no Mundo do Plástico, a Plástico Brasil vai abrigar um projeto inovador desenvolvido pelo Instituto Soul do Plástico, em parceria com a Escola Técnica Estadual (ETEC) de Mairiporã.
Por meio de uma injetora especialmente adaptada, o projeto prolonga a vida útil do plástico ao converter tampinhas plásticas em produtos com maior valor agregado, como suportes para celular.
Toda a renda obtida com a venda dos produtos convertidos durante a Plástico Brasil terá como beneficiária a Central Única das Favelas (CUFA) do Amazonas.
A CUFA atua diretamente com comunidades carentes em diversas capitais brasileiras e também em outros países, levando conhecimento e oportunidades.
“Com a renda revertida, a CUFA vai realizar treinamentos para jovens da região que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, explica Rui Katsuno, fundador do Instituto Soul do Plástico e vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios da Indústria do Plástico (CSMAIP) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).
“Iniciativas como esta são essenciais para demonstrar o potencial da indústria do plástico em se transformar, promover a educação e causar um impacto positivo na sociedade”, completa.
Sacola Circular
Injustamente acusadas de “vilãs” do meio ambiente, as sacolas plásticas podem, e devem, retornar para a cadeia por meio da reciclagem. É isso que o projeto Sacola Circular vai provar na Plástico Brasil 2025.
Durante o evento, serão fabricadas sacolas para os expositores e visitantes, além de sacos de lixo que serão utilizados no pavilhão.
O ciclo de produção dessas sacolas e sacos de lixo tem início com a resina fornecida pelos fabricantes, que é transformada em bobinas por meio do processo de extrusão. Em seguida, essas bobinas passam pela etapa de impressão até chegarem à fase final, onde são convertidas em sacolas.
Os visitantes poderão acompanhar todo o processo, graças ao apoio de importantes marcas expositoras:
- Extrusão: Rulli e Carnevalli
- Corte e Solda: Valmar e G4 Máquinas
- Impressão: G4 Máquinas
- Distribuição: MTF Termoformadoras
- Reciclagem: Extrusa-Pack
“Este processo integrado mostra como a colaboração entre diferentes elos da cadeia é fundamental para a eficiência e a sustentabilidade da produção”, diz Liliane Bortoluci, show director da Plástico Brasil.
Mais ações
Conheça outras ações de sustentabilidade que estarão presentes na Plástico Brasil 2025.
Palco de Economia Circular: Um novo espaço de conteúdo para apresentar e discutir soluções sustentáveis para a indústria do plástico. O Parque de Ideias também vai abrir espaço em sua programação para tratar do tema.
Confira a programação completa aqui.
Projeto Recicla Plástico Brasil: Durante o evento, uma equipe de catadores recolherá nos estandes dos expositores cadastrados os produtos plásticos produzidos na demonstração das máquinas e equipamentos, e vai direcioná-los para a área de triagem e separação.
Segunda Sustentável: Conteúdo digital da Plástico Brasil com viés educativo, que incentiva o consumo responsável do plástico, ressalta a importância da reutilização e do descarte correto e desmistifica assuntos relacionados à sustentabilidade do plástico.
Tampinha Legal: Iniciativa consagrada, que volta à feira para promover a coleta e reciclagem de tampinhas plásticas por meio de postos de coleta distribuídos pelo pavilhão.
Movimento Plástico Transforma: a iniciativa da ABIPLAST, criada para conscientizar e engajar sobre a importância da economia circular e da reciclagem do plástico, terá um espaço na feira para oferecer experiências imersivas aos visitantes: um game interativo que simula o descarte correto do plástico, uma impressora 3D e um painel de LED exibindo as principais iniciativas do Movimento e outras.
- Dica! Localize atrações e estandes no mapa interativo da Plástico Brasil
Compromisso global pela sustentabilidade
Vale lembrar que as ações de sustentabilidade da Plástico Brasil 2025 estão alinhadas não só com a indústria do plástico, mas também com o compromisso global da Informa Markets com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Veja algumas ações relacionadas à organização da feira:
- Redução de materiais impressos, sendo esses com certificação FSC;
- Lâmpadas de LED no pavilhão e áreas de serviço montadas com estruturas reutilizadas;
- Otimização do uso de ar-condicionado;
- Coleta seletiva e destinação ambientalmente correta de todos os resíduos gerados nas etapas de montagem, realização e desmontagem;
- Aplicação de carpete feito de resinas recicladas e, quando possível, reaproveitado de eventos anteriores;
- Incentivo ao descarte de credenciais dos visitantes para reciclagem;
- Incentivo ao transporte público por meio de traslado para o evento a partir de estação do metrô, shopping e aeroporto (ida e volta);
- Programa Better Stands, que incentiva as empresas expositoras a priorizar estruturas reutilizáveis em seus estandes, minimizar a geração de resíduos, utilizar iluminação LED e reduzir a distribuição de materiais promocionais impressos.
Frente parlamentar
No dia 12 de março, a Assembleia Legislativa de São Paulo realizou a primeira reunião da Frente Parlamentar de Economia Circular do Estado, coordenada pelo deputado Bruno Zambelli.
A abertura contou com a presença de representantes de empresas, cooperativas e entidades dos diferentes elos da cadeia produtiva, entre elas, a ABIMAQ.
No Parque de Ideias, o trabalho da frente parlamentar e outras políticas públicas voltadas para o setor serão abordados em um painel na terça-feira, 25 de março, às 17h30.
Sua indústria já adota ações para aumentar a sustentabilidade do plástico? Faça agora seu credenciamento gratuito e venha se inspirar com as ações da Plástico Brasil.
Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico – 4ª edição
24 a 28 de março – segunda a sexta-feira
Das 10h às 19h
São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, S/N – KM 1.5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900
Iniciativa: ABIMAQ e ABIPLAST
Organização: Informa Markets Latam
Instagram: @feiraplasticobrasil
Site oficial: www.plasticobrasil.com.br
Cobertura oficial aqui, no Mundo do Plástico.