A ferramentaria é fundamental para a indústria do plástico, e em processos como a injeção, está presente de ponta a ponta: desde o projeto e desenvolvimento de moldes até o acabamento das peças. 

Por isso, a Plástico Brasil mantém entre suas atrações, desde a primeira edição, o ABINFER Business Center. 

Criado e mantido em parceria com a ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), neste ano o espaço reúne 19 empresas fabricantes de ferramentarias e fornecedores, que estão apresentando seus produtos, novidades e tecnologias aos visitantes da feira. 

Moldes e matrizes

Sediada em Caxias do Sul (RS), um dos polos brasileiros da ferramentaria, a Sulmax é especialista em componentes e ferramentas para moldes e matrizes.  

Em sua segunda participação na Plástico Brasil, sempre no ABINFER Business Center, a empresa apresenta como novidade o Manifold de refrigeração para moldes e injetoras fabricado em nylon e fibra, uma exclusividade da empresa no Brasil. 

De acordo com Yuri Amadori dos Santos, da área de Suporte da empresa, o maior diferencial do lançamento em relação aos modelos feitos de alumínio disponíveis no mercado é maior resistência, além do fato de ser modular, o que permite a customização de acordo com as especificações dos clientes. 

A Sulmax trabalha com produtos de fabricação própria (colunas, buchas) e é fornecedora exclusiva no país de produtos de marcas europeias que são referência de qualidade, como molas e componentes para polimento de moldes. 

“Participar de feiras em São Paulo, como a Plástico Brasil, é importante para nós porque conseguimos prospectar clientes de todo o país, enquanto nas feiras regionais o alcance é mais restrito”, conta Yuri. 

Ele considera que a primeira participação já foi muito boa e, para esta edição, projeta um resultado ainda melhor. 

Prototipagem 

O desenvolvimento de um novo produto percorre um longo caminho desde a concepção até a fabricação. No meio dele, a prototipagem é a etapa que materializa a aparência, forma e dimensões antes da produção final. 

É nesta etapa que atua a Fastparts, de Joinville (SC), outro importante polo nacional de ferramentaria. A empresa presta serviços para os transformadores criando protótipos que apresentam detalhamento e funcionalidade dos produtos. 

Assim, é possível avaliar aspectos como ergonomia, interação e usabilidade antes da fabricação do molde definitivo. 

“O protótipo é peça fundamental no desenvolvimento de uma peça plástica”, diz Leo Roberto dos Santos, representante do Rio Grande do Sul da Fastparts. 

A empresa desenvolve protótipos de materiais como papelão, espuma, blocos de construção e, principalmente, com impressão 3D (manufatura aditiva), que oferecem diversas vantagens, como maior eficiência, flexibilidade e personalização. 

Siga acompanhando as novidades da Plástico Brasil!

Você sabia que pode manter contato, ter acesso a conteúdo exclusivo e fazer negócios com as marcas expositoras da Plástico Brasil o ano todo? 

É só se cadastrar na Plástico Brasil Xperience, a plataforma concentra no ambiente digital os mesmos conceitos que fazem dos eventos físicos um sucesso.