Em 2023, 51 mil profissionais que representam toda a indústria de transformação do plástico estiveram presentes na Plástico Brasil. O que leva tantas pessoas a visitar a feira?
“A Plástico Brasil se consolidou como a maior e mais forte feira do setor no país”, explica a show director do evento, Liliane Bortoluci. “É a melhor oportunidade para conhecer o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos, matérias-primas e demais soluções tanto do mercado nacional e quanto internacional”.
Ela acrescenta que a geração de negócios e o networking são alguns dos principais atributos da feira, onde os transformadores encontram tudo de que precisam para melhorar sua operação, e expositores e visitantes estreitam o relacionamento com clientes e fornecedores.
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Plástico Brasil maior e melhor
A próxima edição, de 24 a 28 de março, promete ser ainda mais grandiosa e superar os recordes batidos em 2023.
A começar pela ampliação da área, que passa a ocupar mais um pavilhão do São Paulo Expo e salta de 40 mil m2 para 62 mil m2. As mais de 1.000 marcas expositoras superam em 25% a quantidade de 2023 (800 marcas).
A Plástico Brasil, que já contava com grandes fornecedores de resinas e insumos, terá presença ainda mais forte dessas empresas em 2025.
A Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e a Informa Markets firmaram parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), que também passa a assinar a iniciativa do evento.
Em relação à visitação, a expectativa é de 57 mil profissionais do setor, aumento de quase 12% na comparação com a última edição.
Atrações
A Plástico Brasil é reconhecida também por oferecer conteúdo e experiências que agregam conhecimento e melhoram o dia a dia das indústrias de plástico.
São mais de 80 horas de atividades e muitas novidades estão a caminho. Por enquanto, conheça algumas das atrações confirmadas (a programação detalhada será divulgada nos próximos meses):
Parque de Ideias
Com o auditório integrado à área de exposição, apresenta conteúdos exclusivos e atuais, com foco em inovação e tecnologia. Em todas as edições, a programação conta com a participação de renomadas instituições de ensino relacionadas à indústria do plástico.
SMED – Single Minute Exchange of Die (Troca Rápida de Moldes)
Sucesso em todas as edições da Plástico Brasil, essa metodologia ganha demonstrações ao vivo e cronometradas das mais modernas soluções e tecnologias existentes para melhorar a produtividade da indústria do plástico com a redução do tempo de setup das máquinas.
Com o mínimo de interação humana, o SMED possibilita, em poucos minutos, a troca de moldes de uma máquina injetora, um dos processos que mais demandam paradas de máquina para os transformadores de plástico.
Escola Móvel SENAI
Tradicional atração da Plástico Brasil, oferece demonstrações de soluções inovadoras, experiências e interação entre visitantes e técnicos do SENAI. A cada edição, a instituição escolhe uma tecnologia afinada com o momento do mercado para levar à feira.
Mulheres que Transformam
Pela primeira vez, o evento promovido pela Revista Plástico Sul terá uma edição especial na Plástico Brasil.
“Mulheres que Transformam” nasceu da necessidade de conectar mulheres da indústria e compartilhar suas experiências, oportunidades e desafios.
A edição dentro da feira foi anunciada por Yeda Monteiro, gerente da Plástico Brasil, durante a última edição do “Mulheres que Transformam”, realizada em outubro de 2024.
Novidades!
- Arena de Reciclagem e Sustentabilidade
- Ilha de Economia Circular
Sustentabilidade na Plástico Brasil
Por falar em práticas sustentáveis, a feira realiza uma série de ações que vão ao encontro dos crescentes esforços da indústria do plástico neste sentido.
Além da Arena de Reciclagem e Sustentabilidade e da Ilha de Economia Circular, a feira abriga iniciativas alinhadas ao compromisso global da Informa Markets com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Entre eles, Educação de Qualidade; Trabalho Descente e Desenvolvimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; e Produção e Consumo Responsáveis.
Uma dessas iniciativas é o Better Stands, programa que visa a alcançar o desperdício zero dos estandes até 2030 por meio do incentivo para que as empresas expositoras priorizem a utilização de estruturas reutilizáveis em seus estandes.
Outras ações estão relacionadas diretamente à organização e estrutura da Plástico Brasil:
- Redução de materiais impressos. O mapa da feira, por exemplo, é interativo e digital, dispensando o uso do papel;
- Lâmpadas de LED no pavilhão e espaços da promotora;
- Otimização do uso de ar-condicionado;
- Coleta seletiva e destinação ambientalmente correta de todos os resíduos gerados nas etapas de montagem, realização e desmontagem;
- Áreas de Serviços montadas com estruturas modulares e reutilizadas;
- Aplicação de carpete feito de resinas recicladas e, sempre que possível, reaproveitado de eventos anteriores;
- O carpete volta a ser aproveitado em eventos posteriores ou segue para reciclagem;
- Incentivo ao descarte das credenciais dos visitantes e posterior reutilização em outros eventos;
- Restaurantes e lanchonetes com opções de comidas veganas e vegetarianas.
Adicionalmente, a Plástico Brasil atua na educação ambiental de todos os públicos, incentivando, por exemplo, visitantes a ir ao evento por meios de transporte com baixa pegada de carbono e pegar brindes e folhetos de forma consciente.
Já para os expositores, além das práticas de reaproveitamento previstas no Better Stands, há orientações no sentido de minimizar a geração de resíduos e reciclar aqueles estritamente necessários, utilizar iluminação de LED e reduzir a distribuição de materiais promocionais impressos e brindes para o público visitante.
“A Plástico Brasil é um evento que dá destaque à diversidade do plástico como insumo e como produto final. Os expositores demonstram, na prática, ciclos industriais que contribuem não só para melhorar a produtividade das fábricas, mas também o comprometimento do setor com a economia circular”, reforça Liliane.
Vale lembrar que a Plástico Brasil mantém a conexão com toda a cadeia do plástico nos 365 dias do ano, por meio do conteúdo que você lê aqui no Mundo do Plástico e da plataforma de negócios e relacionamento Plástico Brasil Xperience.