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Perda de clientes na indústria do plástico: como reverter

Article-Perda de clientes na indústria do plástico: como reverter

Perda de clientes na indústria do plástico como resolver

A indústria do plástico é comumente vista como uma indústria meio, que depende exclusivamente de outros setores. Mas embora seja mais difícil para este segmento recuperar-se em momentos de baixa, buscar alternativas é mais do que preciso. Quando se trata de perda de clientes, não é diferente. Por isso, muitas vezes é preciso se reinventar e buscar novas formas de se apresentar e de se portar.

Uma dessas opções diz respeito à organização interna. “É de suma importância verificar onde estão os principais gargalos da planta e o que pode ser otimizado, tanto nos processos quanto na produção”, indica Diego Mariano de Oliveira, sócio da BirminD Automação, empresa de otimização industrial. Diante da perda de clientes, esse é o cuidado número 1 da indústria plástica, pois ao reduzir o desperdício, pode-se melhorar a qualidade do produto, ter uma entrega mais rápida e, consequentemente, o aumento do lucro.

Além disso, o especialista ainda lembra que “atrair clientes implica em ter um produto de alta qualidade a um preço acessível e que chegue no prazo. Para que isso seja possível, contudo, é preciso investir em melhorias na fábrica”, destaca. Falar em qualificação de espaços agora pode parecer uma estratégia duvidosa, mas o tema é, na verdade, o segundo passo para quem busca recuperar-se no mercado e minimizar a perda de clientes.

Amplie seu foco

Outro ponto importante a ser abordado diz respeito ao foco das indústrias. Por isso, é fundamental que as empresas que desejem se recuperar ampliem o foco, indo além da prestação de serviço. “Buscar a oportunidade de ter um produto ou uma linha de produtos para mudar de patamar nos tempos em que estamos vivendo é muito importante para quem quiser se manter vivo. Entendo que a empresa que tem na mão um produto próprio tem uma vantagem em relação àquela que só presta serviço”, explica Oliveira.

Por isso, uma das grandes lições deixadas pela crise para a indústria do plástico é o incentivo à busca por novos caminhos. O momento é de abandonar a zona de conforto, procurando novos mercados e a diversificação de portfólio. “Temos vários exemplos de empresas plásticas que se reinventaram e hoje são organizações de ponta, como a Tupperware, que hoje parametriza o segmento criando materiais revolucionários no mercado do plástico com padrão de qualidade acima da média”, comenta Rodrigo Dal Berto, sócio proprietário da Adapta Consultoria e Sistemas.

Além disso, é importante também diversificar as estratégias de captação de clientes. Criar uma presença no meio digital, que é utilizado pelos clientes em potencial para a pesquisa de fornecedores, é essencial. Além disso, buscar feiras segmentadas para os mercados de interesse também é uma estratégia que gera resultados.

A tecnologia a favor da indústria

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 75% das empresas brasileiras são de baixa tecnologia. Entretanto, o que efetivamente está agregando valor ao mercado são as novas tecnologias que a Manufatura Avançada, também chamada de Indústria 4.0, está trazendo. Elas são grandes aliadas por permitirem que sejam disponibilizados aos clientes produtos mais personalizados e bem-acabados.

“Quando analisamos a indústria que fabrica embalagens, por exemplo, podemos dizer que os produtos são praticamente iguais, então, é preciso buscar um diferencial, como fez o fabricante da embalagem da maionese Hellmann's. Ele criou algo que ninguém tinha feito e se destacou ao tornar a embalagem prática para o consumidor final”, comenta Dal Berto.

Hoje, os grandes propulsores do mercado são o preço e a qualidade. Portanto, quem apostar nesses dois fatores, investindo em inovação e tendo um olhar atento às oportunidades de mercado, estará dando um grande passo rumo à ascensão, podendo reter e, ainda, conquistar novos clientes em um fluxo contínuo.

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