• Mundo do Plástico is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

De planejamento a controle de qualidade: veja processos que precisam de uma gestão especial

Assim como ocorre em outros segmentos da indústria nacional, o setor do plástico tem o desafio de agregar cada vez mais tecnologia e inovação para seguir crescendo (conforme dados oficiais, a produção física das empresas do setor chegou à marca de 6,13 milhões de toneladas em 2017), produzindo mais e gastando menos. Para isso, contudo, os gestores precisam se atentar para processos que, se bem desenvolvidos e estruturados, podem fazer toda a diferença nos resultados futuros. Confira.

Planejamento de produção na indústria do plástico

Este é o primeiro passo para uma boa gestão e para alcançar resultados positivos. Dentro dessa organização inicial, é necessário levar em consideração recursos físicos, humanos e materiais e relacioná-los com os critérios de turnos, horas úteis e prazos negociados.

Em relação ao material a ser trabalhado dentro dessa indústria, Paulino Francischini, coordenador do MBA em Gestão da Produção pela Fundação Vanzolini,  faz um alerta importante. “Dentro do planejamento, deve-se constar a aquisição de matéria-prima de fornecedores selecionados,  que atendam às especificações requeridas. Igual cuidado é necessário para insertos metálicos e não metálicos usados em projetos injetados”, pontua.

Além disso, também é preciso prever manutenções preventivas do equipamento, de modo a evitar desgastes e problemas que possam parar por completo a produção.

Apontamentos online

Quando falamos de processos nas indústrias do plástico em um período no qual a Manufatura Avançada (Indústria 4.0) está se fazendo presente no mercado brasileiro com maior intensidade, os apontamentos online são bastante importantes, pois irão garantir um controle mais assertivo – e em tempo real – das atividades produtivas, permitindo, dessa forma, que o gestor visualize, analise e tome decisões seguras a respeito de sua planta, podendo, inclusive, prever as paradas necessárias, onde a produção está andando mais devagar ou mais rápido, etc.

Processo de execução

Após planejar e monitorar, com o uso, preferencialmente, de ferramentas online, chega o momento da execução.

“99% do tempo entre o pedido recebido e a entrega do produto para o cliente é desperdiçado em transporte, inspeção, armazenamento e espera. Somente 1% desse tempo é gasto com operações em que o cliente recebe o produto e paga por ele. Dessa forma, o gestor deve prestar atenção nos desperdícios que geram custo, mas não geram valor para o cliente”, ressalta Francischini.

Estoque

Deixado, por vezes, em segundo plano nos processos das indústrias do plástico, o controle de estoque é fundamental para garantir uma boa operação e gestão eficiente. Quando estão altos, eles consomem o capital de giro da empresa. Afinal, a matéria-prima e a amortização do investimento já foram pagos e, nesse caso, não geram receita. Além disso, ocupam espaço na fábrica, atrapalham a movimentação, ficam obsoletos e se deterioram com o tempo, o que gera grandes prejuízos.

Controle de qualidade

Os defeitos também devem ser olhados com atenção nos processos produtivos da indústria do plástico. “Mesmo que se reaproveite o material de um produto não conforme, a mão de obra e o gasto com equipamento e energia não podem ser reaproveitados. Portanto, deve haver controle adequado dos processos para permitir a redução de defeitos”, conclui o coordenador do MBA em Gestão da Produção pela Fundação Vanzolini.

Os processos citados acima têm recebido a devida atenção na sua empresa? Compartilhe a sua experiência conosco. Deixei sua Deixe sua mensagem no campo de comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *