A impressão 3D está mudando a maneira de produzir, seja na indústria plástica ou em outros mercados. Afinal, ela permite avanços que vão desde o menor tempo de desenvolvimento até a personalização total de produtos e a fabricação de lotes menores.
Apesar de a tecnologia ter sido inventada em 1984, por Chuck Hull, seu crescimento foi mais expressivo nos últimos dois anos, impulsionado pela chegada da Indústria 4.0. Para se ter uma ideia, o segmento de impressão 3D já vale mais de 5,1 bilhões de dólares.
Usos da impressão 3D
De acordo com o Whollers Report 2016, a indústria da manufatura aditiva cresceu 25,9% em relação ao período anterior. Além disso, em 2015, 71% dos fabricantes dos EUA já usavam a impressão 3D de alguma maneira.
No entanto, o uso da tecnologia ainda costuma ser mais direcionado para prototipagem do que como produto final. Todo esse crescimento da manufatura aditiva não significa que a impressão 3D vai substituir os maquinários da indústria do plástico para fabricação em larga escala.
No entanto, a tecnologia pode oferecer excelentes ganhos de competitividade, além de abrir diversas possibilidades de aplicações.
Veja também: Impressão 3D em metal
Nesse material, você irá encontrar:
- Como funciona a impressão 3D;
- Manufatura aditiva e indústria do plástico;
- Vantagens da tecnologia;
- Aplicações na indústria do plástico.
Quer entender um pouco mais sobre a impressão 3D na indústria plástica?
Clique no botão abaixo e faça o download!
Registre-se para fazer download desse recurso
Registrar-se como membro de Mundo do Plastico lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.
Baixar