Um dos mais versáteis termoplásticos, o polipropileno vem sendo cada vez mais utilizado na composição de embalagens. Considerado inerte química e biologicamente, esse tipo de plástico derivado do propeno possui autorização do Ministério da Saúde para ter contato com diversos produtos, desde fármacos até alimentos perecíveis ou não.

O uso do PP pode trazer benefícios para os processos industriais, uma vez que ele apresenta vantagens competitivas, se comparado com outras matérias-primas, conforme explica o engenheiro da Braskem, Lucas Polito. “Sua versatilidade, baixo custo e o bom desempenho em diversos processos de transformação ampliam as oportunidades de aplicação no mercado”.

Confira, a seguir, outros detalhes sobre o polipropileno e os pontos positivos da sua utilização pelo setor de embalagens.

embalagens de polipropileno

Aspectos positivos do polipropileno na fabricação de embalagens

O polipropileno (PP) é um polímero termoplástico muito versátil e amplamente utilizado em diferentes setores da indústria. Esse material se destaca por sua boa resistência química, resistência ao impacto e resistência à flexão, além de apresentar alta resistência mesmo quando exposto a condições adversas.

Outra característica importante é sua estabilidade térmica, que permite o uso em aplicações que exigem suportar altas temperaturas.

Graças a essas propriedades, o PP é encontrado em uma ampla variedade de aplicações, desde utilidades domésticas até peças automotivas e embalagens. Além disso, o material é reciclado com facilidade e pode ser combinado com outros produtos para atender a diferentes demandas.

Por ser leve (com densidade em torno de 0,90 g/cm³) e resistente, muitas soluções industriais e comerciais podem ser usadas a partir do PP, tornando-o um dos plásticos mais importantes do mundo.

Por se tratar de uma resina com alta versatilidade de aplicações e processos, o polipropileno apresenta diversas vantagens em relação a outras matérias-primas. Cabe destacar que sua baixa densidade torna as embalagens mais leves, com menor custo de transporte e, consequentemente, gera menos custos em seu processo produtivo.

Já em relação ao seu desempenho, o termoplástico possui ótima processabilidade, garantindo menores ciclos fabris e produtividade para a indústria.

Outro aspecto positivo é a sua interação com alimentos envasados, que pode ocorrer sem acarretar danos, tendo em vista que esse tipo de plástico é um material atóxico e, dessa forma, não interage com os produtos alimentícios.

A superioridade do PP em transparência, brilho, resistência e acabamento superficial também deve ser ressaltada”, enfatiza Polito.

A sustentabilidade também é um aspecto positivo em relação aos demais polímeros, tendo em vista que o polipropileno é reciclado, apresenta baixa emissão de gases de efeito estufa na atmosfera durante sua produção e transporte e pode ser reutilizado em diferentes ciclos produtivos.

Processamento do polipropileno

O PP pode ser processado de quatro formas diferentes. São elas:

Termoformagem

Esse processo é empregado para a produção de artigos descartáveis e embalagens rígidas, como aquelas usadas para margarina, cream cheese, sorvetes e bebidas.

As embalagens feitas com o polipropileno, mediante termoformagem, proporcionam a manutenção da qualidade e do sabor dos produtos, além de segurança, inviolabilidade, leveza, facilidade no uso e praticidade, podendo ser levadas aos dois extremos de temperatura (do freezer aos micro-ondas), sem prejuízo algum.

Extrusão

Ocorre quando o objetivo é produzir filmes plásticos, utilizados amplamente na indústria de embalagens, como BOPP (polipropileno bi-orientado) usado no envase de diversos produtos alimentícios, com excelentes propriedades mecânicas e baixa permeabilidade e gases, podendo ser metalizado ou não.

Injeção

Muito utilizado na produção de utensílios domésticos e baldes para aplicações na indústria alimentícia, garante alta produtividade e acabamento nos artigos finais de plástico.

Impressão 3D

O polipropileno também pode ser utilizado no processo de impressão 3D devido a sua boa resistência. Neste caso, o PP é utilizado para fabricação de protótipos funcionais, dobradiças flexíveis, equipamentos de laboratório, moldagem, capas protetoras e abajures.

Quer saber mais sobre o uso do PP? Siga acompanhando o nosso canal de conteúdo e confira!

LEIA MAIS