A Plástico Brasil Xperience, em sua segunda edição digital, começou nesta terça-feira (16/08). Em três manhãs, o público poderá acompanhar gratuitamente os principais conteúdos sobre mercado, materiais e inovação para a indústria de plásticos.

Neste primeiro dia, com o tema Panorama Setorial, as apresentações trouxeram atualizações valiosas sobre matérias-primas, abastecimento, produtividade, competitividade e perspectivas de mercado, nacional e internacional.

Para iniciar o evento, a palestra A Cadeia de Plástico e a Conjuntura Internacional foi compartilhada por Antulio Borneo, vice-presidente da cadeia de PET na CDI/ICIS. Em sua apresentação, o público pode conferir dados de produção de petróleo em diversos países, incluindo análises sobre como cada um dos principais players deste mercado estão influenciando nas indústrias de transformação de plásticos.

A seguir, confira mais detalhes do primeiro dia da Plástico Brasil Xperience 2022!

Situação e Potencial do Mercado Livre de Energia no Brasil

Na sequência, a audiência pode conhecer o cenário do Mercado Livre de Energia com a apresentação de José Casadei, Diretor de Comunicação da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia).

Tramita no Congresso Nacional hoje o PL 414 de 2021, mais conhecido por PL da portabilidade da conta de luz. Esse é um termo que ficou bastante conhecido no setor de telecomunicações, onde todos os consumidores podem trocar de fornecedor de telefonia sem perder seus dados e buscando o melhor custo-benefício.

O Diretor explicou que uma indústria de maior porte (com demanda superior a 1000 kW por hora) já pode acessar o Mercado Livre de Energia. Em 2023, é previsto que esse consumo “mínimo” diminua.

A busca pelo mercado livre está relacionada com o aumento dos preços, superior à inflação, na tarifa de energia, mas também com a opção por métodos mais sustentáveis.

Segundo pesquisa do Datafolha, 8 em cada 10 brasileiros gostariam de escolher o próprio fornecedor de energia elétrica. Igualmente, 7 em cada 10 consumidores trocariam esse fornecedor de energia. Isso, segundo Casadei, acontece porque “nos últimos 8 anos, entre 80% e 90% dos respondentes apontam que a energia está cara no Brasil e querem uma alternativa para reduzir essa conta que consome, cada vez mais, uma grande parcela da renda”.

O objetivo é ter o mercado livre para todos os consumidores, obtendo resultados ainda mais positivos dentro das indústrias e reflexos em produtividade, preços e até na geração de empregos.

Caso queira se aprofundar no tema, assista à palestra de Casadei na plataforma Plástico Brasil Xperience e navegue no site oficial da ABRACEEL.

O Futuro do Mercado de Plástico no Brasil e no Mundo

Concluindo o primeiro dia, foi realizado um painel ao vivo reunindo:

  • José Ricardo Roriz Coelho, Presidente da Abiplast;
  • Laércio Gonçalves, Presidente da Adirplast;
  • Rogério Mani, Presidente da ABIEF;
  • Amilton Mainard, Presidente CSMAIP/ABIMAQ.

Com a mediação de Hélio Helman, Editor da Plásticos em Revista. Em um bate-papo muito útil para as indústrias, os profissionais comentaram sobre disponibilidade de resinas, abastecimento e privatizações, investimentos na produção, concorrência, compra de máquinas, importações e exportações, sustentabilidade, inovação e diversos outros pontos relacionados ao mercado nacional e internacional.

Os conteúdos transmitidos ao vivo também já estão disponíveis para assistir na aba “TV Plástico Brasil”.

Participe ao vivo da Plástico Brasil Xperience!

E o evento continua! Na quarta e quinta-feira, você ainda pode assistir a Plástico Brasil Xperience ao vivo e participar do chat com suas perguntas, além de aproveitar o networking com outros profissionais na plataforma.

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