Chegou ao fim a New Plastics Edition 2024, maior feira do setor de plásticos de todo o mundo. O evento aconteceu entre os dias 06 e 10 de maio, na Flórida, e movimentou mais de 60 mil pessoas entre visitantes e expositores; números que colocaram a edição de 2024 do NPE como a maior entre todas já realizada.
A feira não ocorria desde 2018, visto que a edição de 2021 foi cancelada por conta da pandemia. Estes 6 anos de janela entre a última vez que o encontro aconteceu e a feira realizada neste ano, deixou o recado de que o setor está em franco crescimento e a inovação presente na indústria de plástico alcançou uma ascensão nunca vista antes.
As expectativas antes do início do NPE 2024 eram as melhores possíveis. Todos esperavam um evento repleto de estandes que trouxesse ideias inovadoras e produtos que criaram nos últimos anos para melhorar ainda mais aquilo que o mercado já tinha de bom.
Balanço positivo do evento
E com toda certeza, as expectativas foram superadas! Parece que este intervalo, de 2018 a 2024, foi crucial para uma evolução do mercado. Diversas tecnologias novas foram anunciadas, as empresas realmente foram impactadas com a pandemia, e ali decidiram investir cada vez mais em inovação para agregar ao setor.
Além de um crescimento gigantesco no setor do plástico como um todo, podemos notar que existe uma preocupação geral com a integração da tecnologia aos processos industriais. A indústria 4.0 já é uma realidade no setor, isso desde a produção, até o descarte e uso correto da matéria-prima que volta à fonte.
É importante destacar que em tempos de Inteligência Artificial, este tipo de ferramenta também já passou a integrar o cotidiano do mercado e a tendência é que quanto mais a IA avança no cenário global, a indústria de plásticos também será impactada com este crescimento.
Sustentabilidade é o foco
No que diz respeito à sustentabilidade, o plástico sempre foi tido como um “vilão“. Isso porque a reciclagem correta dos materiais não era um tema que era tratado com a devida importância que deveria ser levado, pelo menos, não até os últimos anos.
Nesta edição da feira, pode-se notar que o setor está totalmente engajado em demonstrar que o plástico, se destinado da maneira correta, não causa danos severos ao meio-ambiente. Todo o NPE 2024 teve a preocupação de mostrar aos visitantes que existe a maneira correta da destinação, quando o material tem um descarte correto.
Existiu dentro do evento, um espaço, batizado de Circular Hub, ali as pessoas podiam observar toda a cadeia de reciclagem do plástico. Do momento do descarte correto, passando pelos devidos tratamentos, alcançando a fase de matéria-prima e sendo reutilizado, em formato de copos, pratos e outros utensílios. Tudo isso para ilustrar, de forma extremamente didática.
Aprendizado integrado
Durante o evento, diversas palestras foram ministradas por especialistas do setor. Isso é importantíssimo, pois fomenta a educação que o mercado precisa ter como um todo. Verdadeiras aulas sobre inovação, tecnologia, negócios, sustentabilidade e diversos outros assuntos que estão presentes no cotidiano no setor foram entregues aos espectadores, que com certeza levaram muito conhecimento na bagagem.
Conhecimento também pode ser agregado com a imensa rede de network que foi estabelecida dentro do evento. Era perceptível o desejo que as pessoas tinham de se conectar com profissionais da área, possíveis parceiros, pessoas influentes, todos com o propósito de agregar conhecimento e fomentar o crescimento da indústria de plástico em todo o planeta.
O grande legado
O NPE 2024 deixou um grande legado de aprendizado, inovação e tecnologia. O fato é que o mercado não só soube suportar a crise global causada pela pandemia, mas também se reinventou e agregou conhecimento durante este período. O que vimos neste ano é apenas uma prévia do que está por vir.
O fato é que este tipo de evento serve para conectar o setor e fomentar ainda mais o crescimento exponencial que ele vive. A expectativa fica pelas próximas edições do NPE, e outras feiras que possam servir para unir ainda mais toda a indústria de plástico no planeta.
Gustavo Pagotto é CEO e cofundador da Nanox – Responsável por liderar a internacionalização da empresa. O executivo é hoje um dos nomes mais importantes do setor.
Daniel Minozzi é o CMO e cofundador da Nanox – É responsável pela liderança nos setores de tecnologia e inovação da Nanox, Daniel também é hoje um dos executivos mais importantes do setor de nanotecnologia.