A pesquisa “Perfil das Organizações Sociais e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público em Atividade no Brasil”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2020, mostra que as mulheres representam 72% da força de trabalho em Organização Social (OS) e 64% em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), divulgou que em 2021 as mulheres eram 70% dos 800 mil trabalhadores em atividade no Brasil.

Neste cenário, a Revista Plástico Sul criou em 2023 um evento que busca conectar mulheres com propósitos semelhantes para que possam compartilhar suas experiências, discutir desafios, oportunidades e caminhos da jornada feminina no mundo corporativo, considerando os contextos da economia circular e da agenda ESG.

A edição do ano passado contou com mais de 60 pessoas presenciais e transmissão ao vivo. Na ocasião foram abordados temas como a importância da mulher na economia circular, o aumento da participação feminina na indústria do plástico e diversidade de gêneros no mundo corporativo.

Mulheres que Transformam – 2ª edição

Para 2024, as temáticas abordadas seguem o compasso da busca pelo fortalecimento das lideranças femininas na cadeia produtiva, mas vão além.

“Trouxemos para este ano questões relacionadas à equidade de gênero, empreendedorismo e jornada ESG, mas também buscamos contemplar temas que permeiam toda essa estrutura, como a sensível questão da saúde mental, a complexidade dos processos sucessórios e a importância da inclusão social para uma sociedade mais justa e igualitária. A participação feminina na indústria tem abordagens muito mais profundas do que imaginamos”, reflete a Publisher da Plástico Sul e coordenadora de conteúdo do evento, Melina Gonçalves.

A criação de um projeto voltado para as mulheres da indústria de transformação vem de uma jornada de 25 anos na área, onde muito se observou sobre o crescimento de lideranças femininas.

“Tudo começou no ano 2000, quando iniciei a Revista Plástico Sul, em um setor predominantemente masculino. Hoje somos duas mulheres liderando uma equipe 90% feminina. Acompanhamos o amadurecimento da nossa participação no mercado de trabalho do setor e conhecemos de perto as dores e evoluções dessas pessoas”, afirma a diretora da Plástico Sul, realizadora do evento, Sílvia Viale.

Sílvia explica que o Mulheres que Transformam não busca criar um ambiente de rivalidade entre os gêneros, mas demonstrar que ambos os universos se complementam. “Desejamos fortemente potencializar as qualidade femininas dentro desse contexto, torna-las mais fortes, com vozes potentes, criar uma rede de apoio e um ambiente de discussões saudáveis sobre temas comuns a todas nós”, diz.

A programação e lista de palestrantes pode ser conferida no LinkedIn da Revista Plástico Sul.

Sobre o evento e como assistir

“Mulheres que Transformam: a liderança feminina na indústria e sua importância na economia circular e ESG” é uma realização da Revista Plástico Sul e conta com apoio especial de ABIPLAST, ABIEF, SIMPLÁS E SINPLAST-RS.

O evento, que acontece no dia 3 de outubro pela manhã, em Caxias do Sul (RS), com transmissão ao vivo pelo canal Plástico Sul TV do YouTube, pretende reunir presencialmente cerca de 80 mulheres com propósitos semelhantes para que possam compartilhar suas experiências, discutir desafios, oportunidades e caminhos da jornada feminina no mundo corporativo, considerando os contextos da economia circular e ESG.

Acompanhe!