O Parque de Ideias, palco de palestras e ponto de encontro de instituições de ensino, já é uma atração consagrada da Plástico Brasil.
Neste primeiro dia da terceira edição, os visitantes já puderam conferir apresentações voltadas para os tópicos mais relevantes para as indústrias e todos os profissionais do mercado de plásticos.
Continue lendo para conferir um resumo do Parque de Ideias no primeiro dia da Plástico Brasil 2023.
A importância dos conceitos e a aplicação prática da indústria 4.0 para o setor plástico
O Parque de Ideias teve sua programação oficial aberta com uma apresentação sobre Manufatura Inteligente.
O professor do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Clodoaldo Lazareti, deu o “caminho das pedras” para uma empresa evoluir para a Indústria 4.0 e desmistificou alguns conceitos.
“Muitos acham que encher a linha de sensores ou enxergar a fábrica pelo celular é Indústria 4.0. Não é!”.
Segundo ele, se os dados coletados e armazenados em nuvem não retornarem como informação que permita correções para aumentar a qualidade e a produtividade, eles não podem ser considerados manufatura inteligente.
Para que isso aconteça, os seis estágios descritos no método da Academia Alemã de Ciência e Engenharia (Acatech) precisam ser alcançados: computadorização, conectividade, visibilidade, transparência, previsibilidade e adaptabilidade.
Mais que isso, a maturidade tecnológica deve permear todas as áreas estruturais da empresa: recursos, sistemas de informação, estrutura organizacional e cultura.
“Se a empresa não consegue nem mapear seu processo, o estágio em que ela se encontra na Indústria 4.0 é zero. Acredito que a maioria dos pequenos transformadores brasileiros, aqueles que realmente movem a economia, encontram-se atualmente neste estágio”, disse Lazareti.
A dica para quem deseja entrar neste novo mundo é fazer uma análise de seu grau de maturidade tecnológica e conter o ímpeto de modernizar toda a linha de uma única vez. “Comece por uma célula, como um projeto piloto, antes de expandir para a fábrica inteira”, ensina o professor do IMT.
Case de sustentabilidade e eficiência energética
Ao longo de toda a semana, sempre às 16h30, o Parque de Ideias abre espaço para os cases de inovação premiados pela revista Plástico Sul em 2022. Neste primeiro dia, o foco do painel foi a fabricante gaúcha de embalagens Zandei.
Com mais de três décadas de mercado, a empresa “reciclou” seu próprio posicionamento e estabeleceu a sustentabilidade como prioridade. Entre os resultados, estão:
- Mais de 79 toneladas de PE Verde transformadas em dez anos;
- 244 toneladas de CO2 capturadas;
- 23 mil caixas de papelão e 9.812 paletes retornados dos clientes e reformados entre 2020 e 2022;
- 1,4 milhão de litros de água reaproveitados no mesmo período;
- Transição de máquinas hidráulicas para máquinas elétricas com fonte renovável (hidráulica e eólica).
O case vencedor da Zandei cuidou de melhorar o índice de reaproveitamento de frascos com erro de impressão. Para este ano, a empresa já tem outro projeto pronto para inscrever no prêmio Plástico Sul.
Trata-se do Recicla Cidades Solidárias, que envolve empresas, escolas, entidades e cidadãos de cidades do Rio Grande do Sul na coleta e reciclagem do plástico. “Estamos mostrando para a comunidade que o plástico reutilizado não é lixo, ele tem valor”, explicou o diretor Edilson Deitos.
Outros temas
Também foram apresentados no primeiro dia:
- Pesquisa aplicada em Materiais Avançados e linhas de fomento no Brasil – Gustavo Spina Gaudencio, Coordenador de Tecnologia do Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados | Instituto SENAI de Inovação
- Uso do Grafeno aliado a Polímeros – Diego Piazza, Coordenador UCSGRAPHENE, Pesquisador e Professor | Universidade de Caxias do Sul
- Utilização Sustentável de Compósito de Polipropileno e pó de pneu inservível – Kelly Lira, Pós-Dra em Nanociências e Materiais Avançados e Professora | Escola SENAI Dr. Celso Charuri – Guarulhos
Cobertura Digital Plástico Brasil Xperience
Todas as apresentações do Parque de Ideias estão sendo gravadas e serão disponibilizadas ao público na semana de Cobertura Digital, através da plataforma Plástico Brasil Xperience, a partir de 24 de abril.
Para assistir, aproveite e já conheça a Plástico Brasil Xperience