No Brasil, a indústria de reciclagem de garrafas PET evoluiu muito nos últimos anos.
Na atualidade, várias tecnologias são usadas pelo segmento para transformar este plástico em um novo produto. A produção de flakes de PET é uma delas, podendo proporcionar maior eficiência.
Basicamente, os flakes são pequenos flocos de PET obtidos após o processo de moagem deste tipo de plástico. Estes, por sua vez, são reutilizados no processo de transformação.
Por essa razão, estes são produtos derivados da reciclagem do plástico essenciais para a economia circular e abrem uma série de oportunidades para a indústria do plástico no âmbito da sustentabilidade.
Reciclagem: tema em alta e de grande importância para o segmento industrial
Nos últimos anos, especialmente após a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010), o tema da reciclagem está muito em pauta no Brasil.
Importante tanto para as pessoas, quanto para o meio ambiente, a reciclagem é uma ação contínua de coleta e processamento de resíduos, reaproveitando-os e transformando em novos produtos.
Para Manoela Veadrigo Boschetti, gestora da Sulpet Plásticos, a reciclagem traz benefícios econômicos, ambientais e sociais.
“Na ordem econômica, a reciclagem gera economia às empresas. Na questão ambiental, os benefícios relacionam-se à retirada de resíduos do meio ambiente, reduzindo a poluição, e na parte social, entendemos que a reciclagem tem grande potencial para gerar empregos e renda, principalmente para catadores.”
Quanto mais reciclamos, mais conseguimos diminuir os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global.
Ou seja, com a reciclagem, conseguimos ter um planeta mais sustentável para as gerações futuras.
Flakes de pet: essenciais na reciclagem do PET
O PET é um material que, juntamente com o alumínio, é bastante reciclado no Brasil.
Ele pode ser refundido e moldado várias vezes sem perder eficiência. Com ele, é possível fabricar novas garrafas e também outros itens com o PET reciclado.
De acordo com o último Censo da Reciclagem do PET no Brasil, reciclamos 55% das embalagens PET descartadas pela população em 2019.
O mesmo censo indica que este é um mercado de R$ 3,6 bilhões e corresponde a 36% do faturamento total do setor no país. Dentro deste cenário da reciclagem, os flakes de PET se destacam.
Segundo a gestora da Sulpet, os flakes de PET são os produtos resultantes da reciclagem de garrafas e demais produtos PET. “Os flakes de PET são flocos que não passam pelo processo de derretimento e extrusão. Ele é apenas lavado, classificado, moído e limpo”, ressalta.
Com base nisso, um dos principais benefícios destes flocos é exigir uma etapa a menos para sua produção. “Consequentemente há uma menor degradação do material”, complementa Manoela.
Tipos de flakes de PET
Na reciclagem e formação dos flocos oriundos da trituração do PET, há diferentes flakes de PET que podem ser fabricados.
Com ampla experiência no segmento, a gestora da Sulpet explica as principais diferenças entre os diferentes tipos de flakes de PET:
- Flakes comuns, que são lavados à frio e não é muito transparente;
- Flakes superlavados, que passam por uma lavagem mais profunda (com produtos específicos) e à quente, mas que geram uma embalagem que não pode entrar em contato com o alimento;
- Flakes descontaminados (grau alimentício), que passam por processos de lavagem tradicional e processos específicos de descontaminação para que o produto possa ter contato direto com alimentos.
“A nossa empresa possui tecnologia importada e certificação da ANVISA para produzir flakes descontaminados”, complementa Manoela.
Manoela ainda explica que os flakes de PET são utilizados principalmente na indústria de termoformagem, para produção de bandejas. Também podem ser utilizados na fabricação de tecidos, vassouras, cordas, tintas, entre outros itens.
Dessa forma, os flakes de PET são mais uma das possibilidades que as indústrias de reciclagem têm para destinar corretamente seus resíduos PET, evitando que eles sejam descartados ao meio ambiente sem nenhum cuidado ou tratamento prévio.
Aproveite para conhecer as iniciativas para colocar embalagens plásticas recicladas no mercado.