As vendas estão cada vez mais difíceis para times de negociação das indústrias, já que os hábitos de compra mudam e os clientes estão cada vez mais exigentes e instruídos.

Para pequenas indústrias, caso das muitas indústrias do plástico, o desafio é duplicado!

Diante desse cenário, é preciso que os profissionais de vendas de pequenas indústrias se reposicionem para melhores negociações e para vender mais e melhor.

Pensando nisso, convidamos Rodrigo Portes, Executivo, Mentor e Palestrante de Vendas B2B, para falar sobre a importância da negociação para os setores comerciais dessas pequenas indústrias e dar algumas dicas para aumentar a eficiência ao negociar com clientes.

Negociação para pequenas indústrias: fator essencial para pequenos empreendimentos 

Quando pensamos em vendas na pequena indústria, logo associamos essa questão a alguns desafios como, por exemplo, estoque parado. 

Se as vendas não ocorrem, a produção tende a ser reduzida, porém, os encargos trabalhistas e despesas da fábrica continuam no mesmo patamar, comprometendo as contas.

Diante desse desafio, a negociação é um elemento fundamental no cotidiano e nos planos de expansão de pequenas indústrias, exercendo um papel vital para aumentar a lucratividade da atividade, como destaca Rodrigo Portes.

Quando as negociações são eficientes, elas podem levar a melhores condições de compra e venda, influenciando diretamente a margem de lucro.

Além disso, uma boa negociação é essencial para construir relações duradouras com fornecedores e clientes, promovendo estabilidade, perenidade e confiabilidade nos negócios.

Adicionalmente, o especialista em vendas B2B explica que a negociação eficaz é fundamental na gestão otimizada de recursos e na rápida adaptação a mudanças de mercado, garantindo que a empresa mantenha sua competitividade e relevância. 

A negociação transcende a simples transação comercial, tornando-se um elemento estratégico chave para o crescimento e a sustentabilidade da pequena indústria”, diz.

Toda boa negociação garante benefícios às indústrias

Para Rodrigo Portes, priorizar a eficiência nas negociações comerciais traz diversos benefícios para as pequenas indústrias. 

Em um primeiro momento, ele destaca que essa prática melhora a lucratividade do negócio ao otimizar os preços de compra e venda. Depois, fortalece as relações comerciais, criando parcerias de longo prazo baseadas em confiança e respeito mútuo. 

O especialista salienta que uma negociação eficiente também contribui para uma gestão mais eficaz de recursos, reduzindo desperdícios e custos operacionais. 

Essa habilidade em negociar permite uma rápida adaptação às mudanças de mercado, abrindo oportunidades para a exploração de setores inexplorados”, afirma. 

Por fim, uma boa reputação em negociação fortalece a imagem da empresa, contribuindo para seu sucesso, sua credibilidade e consequentemente crescimento sustentável no mercado em que ela está inserida.

8 dicas para o sucesso de negociações comerciais de pequenas indústrias

Quando bem preparados e devidamente capacitados, os vendedores podem impulsionar significativamente o sucesso da pequena indústria no mercado em que atua, com melhores vendas e relacionamentos duradouros. 

Para isso, uma série de dicas e recomendações devem ser colocadas em prática, como destaca Rodrigo Portes:

  1. Conhecer muito bem seu(s) produto(s) e o mercado: Ter um profundo conhecimento dos produtos comercializados pela indústria e pelo mercado em que opera é essencial.
  2. Entender as dores do cliente: Escutar ativamente e entender o que o cliente realmente precisa pode abrir caminho para negociações mais frutíferas.
  3. Desenvolver habilidades de comunicação: Comunicar-se de forma clara e eficiente é crucial para transmitir valor e estabelecer confiança.
  4. Tentar ser flexível, mas se manter firme: É importante ser flexível nas negociações, mas também manter firmeza em relação aos aspectos cruciais para a indústria.
  5. Preparação e planejamento: O sucesso da negociação exige preparação adequada para as negociações, definindo objetivos claros, estratégias de negociação e limites.
  6. Construir relacionamentos: Investir tempo na construção de relacionamentos que sejam mais duradouros pode levar a negócios repetidos e referências.
  7. Negociação Ganha-Ganha: Em uma negociação, é preciso buscar acordos que sejam mutuamente benéficos para todos, fortalecendo as relações a longo prazo.
  8. Atualização contínua: Manter-se atualizado sobre as tendências de mercado e sobre as técnicas de negociação pode dar uma vantagem competitiva para vendedores de pequenas empresas.

Por fim, vale ressaltar que as vendas B2B são geralmente complexas e que envolvem alta especificidade do nicho de atuação, o alto valor do serviço/produto, envolvimento de diversas áreas e pessoas para a decisão da compra.

Ou seja, muitos fatores precisam ser considerados durante a negociação. Dificilmente o cliente comprará um maquinário de valor elevado sem antes entender os benefícios e se ele solucionaria as dores da sua empresa!

Por isso, a abordagem de negociação precisa ser mais consultiva e menos comercial. Através dela, será possível conquistar a confiança do cliente e se colocar à disposição durante todo o processo.

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