Oportunidades

Filme mulching: saiba por que produzi-lo para atender o setor agrícola

A evolução da tecnologia na agricultura foi um fator-chave para a evolução do setor nos últimos 50 anos com a adoção de ferramentas e soluções capazes de promover a redução dos custos envolvidos em cada processo, assim como o aumento da produtividade no campo. Um bom exemplo disso é mulching, produto que tem aberto oportunidades de negócio para a indústria do plástico.

O mulching é um filme plástico de espessura fina utilizado na agricultura para a cobertura da área de plantio. De baixo custo, ele serve para proteger o solo e o sistema radicular das plantas (responsável por realizar a interface entre a planta e o solo), além das linhas de plantio e canteiros.

De acordo com Ricardo Suzuki, agrônomo da empresa Electro Plastic, o item pode facilitar, também, o combate às ervas daninhas, a manutenção e o controle da umidade e da temperatura do solo, além de promover o  consequente desenvolvimento das plantas, a economia de água e energia e a diminuição do uso de herbicidas e do contato de frutos e folhas com o solo. “A plasticultura é um segmento muito importante para o setor do plástico, tanto que tem crescido muito o uso de filmes mulching, assim como de outros produtos plásticos utilizados em sistemas de irrigação, telas e estufas”, afirma.

No Brasil, o produto está ganhando cada vez mais adeptos, principalmente por estar alinhado com as principais demandas do produtor rural: a redução de custos e perdas e o aumento da produtividade.

O plástico utilizado no mulching

Existem diversos filmes plásticos que servem para diferentes fins. Mas quando o assunto é o mulching, o mais utilizado é o polietileno, por ser o mais aplicado na agricultura.

“O mulching precisa ter boas propriedades mecânicas e manter um bom nível de resistência, mesmo após a exposição a intempéries (no caso de plantas de ciclo longo, este período de exposição pode ser de 24 a 30 meses). Ou seja, o filme precisa desempenhar seu papel durante o período de cultivo e, ainda, manter um bom nível de resistência mecânica para permitir sua retirada do campo após o uso”, orienta Ana Paiva, responsável pelo desenvolvimento de mercado da Unidade Poliolefinas & Renováveis da Braskem.

As propriedades do polietileno permitem que ele atenda a uma gama de requisitos, tendo um custo mais acessível. Para a cobertura do solo, por exemplo, é possível utilizar o polietileno de baixa densidade (PEBD), o linear baixa densidade (PELBDL) e até a versão de alta densidade (PEAD), embora já exista também uma busca constante por um material que possa ser ecologicamente correto e sustentável:  o mulching biodegradável.

Os tipos de filmes

O mulching é usado, principalmente, no cultivo de hortifruti. No entanto, sua utilização tem crescido de forma expressiva também no cultivo de plantas de ciclo longo, como o café.

Entre os três tipos de filmes mais utilizados, destacam-se:

  • Mulching preto: filme plástico de polietileno de alta durabilidade e resistência que auxilia na absorção do calor do sol e possibilita uma temperatura elevada em muitos tipos de cultivos, sendo bastante utilizado no cultivo de alface, morango, tomate e melão.
  • Mulching preto e branco: apresenta melhores resultados em relação ao anterior. Permite a maior dispersão de luz, fazendo com que o produto cultivado (fruto ou vegetal) também receba luz, possibilitando uma melhor colocação dos frutos e disseminação de insetos sugadores. É bastante indicado para produtos mais sensíveis cultivados em altas temperaturas, como o tomate, por ser mais claro e esquentar menos.
  • Mulching preto e prata: considerado um intermediário entre os anteriores, não queima folhas ou frutos e mantém uma boa temperatura de aquecimento. Além disso, auxilia na disseminação de insetos voadores, sendo utilizado em um número maior de culturas.Atualmente, em função das condições climáticas, existe uma tendência para a maior utilização dos mulching dupla face, que tem a cor definida de acordo com o tipo de plantio realizado e as necessidades do agricultor.

Segundo a especialista da Braskem, o mulching é um exemplo de solução em plástico que agrega valor tanto para a indústria quanto para o produtor rural, seja na plantação de frutas ou vegetais.

Quer saber mais sobre outras oportunidades de negócio para a indústria do plástico na agricultura? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *