Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

gestão de crise

Impactos do coronavírus para pequenas indústrias: como se organizar

A crise global causada pelo COVID-19 trará impactos em cascata para todos os setores. Confira como a pequena indústria pode se organizar!

O setor industrial será um dos mais impactados pelas consequências econômicas da COVID-19 (coronavírus), declarada pandemia em 11/3. Embora o setor do plástico tenha sentido efeitos positivos, com o aumento de produção para itens hospitalares, indústrias menores podem se ver diante de grandes desafios. Diante da queda da demanda de certos produtos e do adiamento de investimentos, é preciso agir de forma profissional e estratégica para garantir a sobrevivência do negócio. Em momentos críticos como esse, é hora de arregaçar ainda mais as mangas e tomar atitudes em prol da gestão.

Pensando nos pequenos negócios, o Sebrae preparou um site especial, que reúne dicas para gestores de todos os segmentos. A ideia é orientar os responsáveis pela gestão de pequenos negócios da melhor forma possível durante esse período. Confira algumas dessas dicas a seguir:

Dispensa de funcionários: o que fazer?

Nem todas as indústrias podem gerenciar suas tarefas de forma remota. Porém, essa é uma prática incentivada sempre que possível. Além disso, o Sebrae destaca que “se o funcionário estiver mostrando sinais de uma infecção respiratória ou for um membro de um grupo mais vulnerável às orientações típicas do Covid-19, envie-o para casa até que os sintomas passem ou a declaração de desastre seja revogada.

Investir, poupar, gerir: busque o equilíbrio

De acordo com os profissionais do Sebrae, um bom entendimento dos números e ciclos do seu negócio ajudará nisso. “Optar por investir em produtos ou serviços que tenham um ciclo de vendas mais longo pode comprometer as reservas de caixa necessárias. Às vezes, não há uma ótima opção aqui, mas tente equilibrar suas necessidades imediatas sem prejudicar completamente os planos de longo prazo. Você terá que avaliar o risco de gastar e não gastar e como isso afeta os negócios.

Bancos e linhas de crédito

Para o Sebrae, é recomendado conversar com seu banco antes de enfrentar grandes problemas de caixa. “Geralmente, é mais fácil solicitar linhas de crédito antes de estar desesperado por elas. Lembre-se de que seu banco deve ser tratado como um parceiro, afinal, seu sucesso é o sucesso deles. Se está tendo problemas para cumprir com as obrigações de dívidas existentes, não espere para obter orientação. Eles podem estar dispostos a negociar acomodações de curto prazo para aliviar sua carga de caixa.”

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar