Há bastante tempo, as embalagens superaram a função de apenas envolver e proteger os produtos e se tornaram uma importante ferramenta de marketing.
A forma como uma empresa apresenta seu produto na gôndola tem o poder convencer o consumidor a realizar a compra.
Entre as muitas informações visuais e textuais que uma embalagem pode trazer para influenciar essa tomada de decisão estão aquelas que comunicam os benefícios ambientais do produto e da própria embalagem.
Rotulagem Ambiental: o que é?
A chamada Rotulagem Ambiental estimula a demanda por produtos com menor impacto na natureza para uma camada da população mais consciente da preservação ambiental.
Citando uma pesquisa da Pro Carton – The Association of Carton and Cartonboard Manufacturers, o Instituto de Embalagens afirma que, na Europa, 41% das pessoas trocaram de marca por causa de embalagens que não continham atributos de sustentabilidade.
“A rotulagem ambiental fornece aos consumidores informações transparentes sobre o impacto ambiental de um produto ao longo de seu ciclo de vida, desde a produção até o descarte”, explica Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
É obrigatório?
Antes de tudo, é essencial compreender a diferença entre Simbologia e Rotulagem Ambiental. A primeira é utilizada para identificar os materiais utilizados na embalagem primária de um produto.
Já Rotulagem Ambiental tem objetivo de garantir que as declarações sobre sustentabilidade sejam claras, transparentes, baseadas em fundamentos científicos sólidos e devidamente documentadas.
Assunta Napolitano lembra que no Brasil a Rotulagem Ambiental é voluntária. Ainda assim, muitas empresas vêm optando por adotá-la como parte de suas estratégias de sustentabilidade, visando a atender à demanda dos consumidores por produtos mais ecológicos.
A Rotulagem Ambiental oferece uma série de vantagens para as empresas que a adotam. “Em primeiro lugar, demonstra um compromisso com a sustentabilidade, o que pode melhorar significativamente a reputação da empresa e reforçar a imagem da marca”.
Ela reforça que consumidores conscientes tendem a confiar e preferir marcas que se preocupam com o meio ambiente.
“Além disso, a Rotulagem Ambiental pode ajudar a diferenciar os produtos da concorrência, proporcionando uma vantagem competitiva no mercado.”
Outras vantagens apontadas pela diretora do Instituto de Embalagens são: abrir portas para novos mercados que exigem certificações específicas, ampliando as oportunidades comerciais, e maior eficiência operacional e redução de custos em longo prazo, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a lucratividade da empresa.
Normas para rotulagem ambiental
Embora não seja obrigatório, o uso de rótulos e declarações ambientais é normalizado por padrões internacionais e classificado em três tipos:
- Rotulagem Tipo I NBR ISO14024: Programas de Selo Verde.
- Rotulagem Tipo II NBR ISO 14021: Autodeclarações ambientais que incluem textos, símbolos de identificação de produtos recicláveis e símbolos para identificação de produtos reciclados.
- Rotulagem Tipo III: Inclui avaliações de Ciclo de Vida.
Essa padronização é importante para que as embalagens não tragam declarações incompletas, equivocadas ou mal intencionadas, que podem induzir os consumidores para uma solução menos sustentável e até desestimular seu engajamento.
“É bom lembrar que, em consonância com o Código de Defesa do Consumidor, é expressamente proibida a promoção de produtos ou serviços que estejam em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes, que inexistam ou não sejam reconhecidos”, alerta Assunta Napolitano.
Com o objetivo de orientar o mercado a manter uma conduta ética e uma comunicação consistente, a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) desenvolveu a cartilha Diretrizes de Rotulagem Ambiental para Embalagens.
O documento reafirma que embora a autodeclaração ambiental ofereça às empresas flexibilidade e autonomia, elas têm a responsabilidade de rotular com verdade e respaldo científico.
Cuidado com o greenwashing!
Essas medidas são necessárias para ajudar a combater o greenwashing, prática que induz o consumidor ao erro quanto às atitudes ambientais de uma empresa ou benefícios ambientais de um produto.
De acordo com Assunta Napolitano, diversas ações podem ser implementadas de forma eficaz para combater o greenwashing:
- Encorajar a certificação por terceiros independentes, pois esses organismos podem validar as alegações ambientais das empresas, aumentando a credibilidade;
- Conscientizar as empresas a fornecer informações detalhadas sobre suas práticas ambientais, permitindo que consumidores avaliem a veracidade dessas alegações;
- Educar os consumidores sobre o que realmente significa a rotulagem ambiental e como identificar alegações legítimas, capacitando-os a fazer escolhas conscientes no ponto de venda; e
- Implementar penalidades severas para empresas que forem pegas praticando greenwashing a fim de desincentivar práticas enganosas e promover a honestidade no mercado.
“Essas medidas, em conjunto, podem criar um ambiente mais justo e sustentável, onde as práticas ambientais reais são reconhecidas e valorizadas”, diz.
Conscientização
Quem consome também pode colaborar para as boas práticas da Rotulagem Ambiental por parte das empresas, mas é necessário trabalhar mais a sua conscientização em relação à simbologia envolvida e seu significado.
Por exemplo, na indústria do plástico a Norma NBR 13230 da ABNT orienta os programas de coleta seletiva, triagem e enfardamento do material que será encaminhado para reciclagem.
O símbolo da reciclagem – um triângulo formado por setas que indicam a economia circular – traz um número para identificar cada tipo de polímero:
1 – PET (Politereftalato de etileno)
2 – PEAD (Polietileno de alta densidade)
3 – PVC (Policloreto de vinila)
4 – PEBD (Polietileno de baixa densidade)
5 – PP (Polipropileno)
6 – PS (Poliestireno)
7 – Outros.
Para Assunta Napolitano, há diversas estratégias que podem ser adotadas para deixar o consumidor mais bem informado, como, por exemplo, campanhas informativas através de mídia, escolas e eventos comunitários.
As indústrias também podem contribuir incluindo informações educacionais em seus sites, embalagens e campanhas de marketing, aumentando a transparência e facilitando o entendimento dos consumidores.
A diretora do Instituto de Embalagens acredita que os governos também têm um papel importante no processo de promover programas de educação pública sobre Rotulagem Ambiental.
“Além disso, parcerias com organizações não governamentais que promovem a educação ambiental e a sustentabilidade podem reforçar esses esforços, proporcionando informações confiáveis e apoio educacional.”
“Essas ações em conjunto”, continua, “podem criar um ambiente mais informado e consciente, no qual os consumidores estão mais capacitados a fazer escolhas sustentáveis”.
Como a Rotulagem Ambiental é tratada na sua indústria? Conte como essa prática ajuda seus produtos a se diferenciarem no mercado.
Aproveite para conhecer também as certificações para plásticos reciclados.