Marketing Digital B2B (Business to Business) é o marketing realizado para fomentar a relação entre empresas e não envolve o consumidor final. Por meio dele, uma indústria do segmento do plástico consegue encontrar potenciais clientes (pessoas jurídicas) e criar uma boa relação com eles. É, também, uma forma de modernizar a comunicação com o público-alvo, seguindo a ideia da Indústria 4.0 em sua completude.

Por isso, abordamos como essa estratégia digital é importante para as indústrias, os benefícios que o Marketing Digital B2B traz para a indústria do plástico e algumas breves dicas para se dar bem com a estratégia!

Por que indústrias devem se preocupar com marketing digital?

Durante muitos anos, as indústrias se preocuparam em realizar uma publicidade convencional, offline. As vendas se baseavam bastante no cultivo de relacionamentos, o que é muito importante, mas não supre a necessidade atual do mercado. Afinal, houve grande mudança nos hábitos dos clientes, o que traz a necessidade de compreender seus comportamentos em todos os canais.

Com isso, o Marketing Digital B2B se torna de fundamental importância para encontrar os clientes que estão, em grande parte, no ambiente digital. Assim, consegue impulsionar a geração de novos negócios.

Eder Gonçalves, especialista em Marketing B2B, aponta que o marketing digital “dá agilidade e capilaridade na implementação de ações – sem a necessidade de alto investimento – para as indústrias passarem a ser presentes na rotina dos seus stakeholders. Esses stakeholders nada mais são do que pessoas que estão em outras indústrias, em entidades, em centros de inovação e, até mesmo, são consumidores finais atentos ao processo produtivo”. 

Com isso, as indústrias são capazes de encontrar oportunidades para construir e sustentar sua marca no mercado. Se o objetivo final é a venda, o caminho necessariamente passa pelo ambiente digital.

Como o Marketing Digital B2B pode ajudar a indústria do plástico?

O Marketing Digital B2B, como toda estratégia de marketing digital, deve ser estruturado de forma específica e nichada. Toda indústria tem um público-alvo, e sua comunicação deve ser centrada em criar identificação com esse público, que deseja ver temas direcionados aos seus interesses.

Por isso, cada indústria do segmento do plástico deve pensar sua estratégia conforme o serviço ou produto que oferece. Dessa forma, ao explorar o ambiente digital (site, redes sociais, blog, whatsapp), poderá ter uma “ajuda” do marketing em diversas frentes, como venda, reputação, diferenciação e relacionamento.

marketing b2b na indústria do plástico

Para Eder, “na cadeia da indústria do plástico, aspectos como inovação, relacionamento e diferenciação são importantes para os negócios. Reforçá-los periodicamente na internet é uma maneira de gerar gatilhos entre os steakholders. Sem contar que o consumidor final está cada vez mais interessado em conhecer o processo produtivo e criar reputação dentre essa fatia de público pode ser um caminho de ganhar, no longo prazo, uma batalha pela preferência dos serviços/produtos que contam com a sua empresa”.

Quais as dicas para a indústria do plástico trabalhar o Marketing Digital B2B?

Em primeiro lugar, Eder destaca que é preciso entender o objetivo do Marketing Digital B2B para não se frustrar e abandonar o projeto. Em seguida, aponta que o gestor deve “mapear qual é a capacidade de execução do time, pois o marketing digital exige regularidade de ações, teste e análise constantes. E, claro, planejar o que e como será feito, além de para quem será direcionado o esforço. Essas são etapas de base, sem elas o resultado tende a ficar comprometido”.

Além das etapas de base, temos que considerar a especificidade da indústria do plástico. O material é uma tema sensível na sociedade atual, e fazer um marketing digital sobre o assunto é uma maneira de amplificar a discussão. Por este motivo, o tempo de planejamento deve ser ainda maior para encontrar o melhor posicionamento, o tom de voz mais adequado e o tipo de conteúdo.

Uma abordagem sobre a economia circular e a reciclagem, por exemplo, é interessante para trazer a possibilidade de atender à sustentabilidade. Além disso, há dicas práticas, aplicáveis a todas as estratégias de marketing digital, inclusive Marketing Digital B2B:

  • Investir em Marketing de Conteúdo, com oferta de conteúdos relevantes ao público-alvo;
  • Manter presença em todas as redes sociais onde seu público está;
  • Investir em publicidade paga nas redes, com estratégia;
  • Investir no pós-venda e na fidelização;
  • Fazer parcerias para o link building;
  • Caprichar nas técnicas de SEO;
  • Utilizar o e-mail marketing.

Com o Marketing Digital B2B, as indústrias conseguem criar autoridade e relevância no ambiente digital, aumentando as chances de prospecção de novos clientes. Com um bom planejamento da comunicação, é possível ter ótimos resultados.

Como está o marketing da sua indústria?