Com o crescimento constante da indústria de fabricação de plásticos, surge uma necessidade permanente de aumentar a produção de forma eficaz. À medida que crescem as demandas e a concorrência, a pressão sobre os recursos da empresa também se amplia.

Uma maneira de gerenciar o trabalho de forma eficiente é com o uso de um software robusto de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP). Ter um sistema de negócios refinado que governe todos os aspectos do fluxo de trabalho da indústria contribui para reduzir o desperdício, aumentar a produtividade e maximizar os lucros. 

Nos últimos anos, como muitos outros setores da economia mundial, a indústria de produção de plásticos tem sido afetada pelos desdobramentos da pandemia. Assim, para se manterem competitivas no mercado, as organizações do setor precisam mais do que nunca do apoio de soluções tecnológicas que ajudam a otimizar suas operações na totalidade. Uma gestão que diminua custos, controle de forma precisa o uso de recursos, aumente a performance e expanda os negócios é o objetivo principal dos executivos e gestores que atuam no segmento.

Nesse cenário, o ERP é um modelo exemplar de parceria para enfrentar esses desafios a partir de uma gestão moderna e inteligente. 

Integração das áreas é a peça-chave para potencializar a gestão e lucratividade 

Um ERP pode abranger quase todos os aspectos de negócio em uma indústria plástica, desde o processo de projeto e fabricação até a administração. Ter esse nível de integração, fornecendo informações corretas e em tempo real, facilita o fluxo de fabricação e potencializa a lucratividade, tendo em vista a escalabilidade da produção.

Além disso, o sistema de gestão integrada desempenha um papel fundamental do ponto de vista da governança e obrigatoriedades legais. Com dados constantemente atualizados sobre diferentes áreas da empresa, as lideranças do negócio se beneficiam de uma visão ampliada do processo produtivo nas fábricas. 

Em posse de informações estratégicas, que podem ser acessadas facilmente em qualquer dispositivo quando o sistema está hospedado em nuvem, executivos e gestores podem prevenir riscos e tomar decisões embasadas que culminem em resultados mais interessantes para a empresa.

O apoio da tecnologia é determinante para reduzir o desperdício no processo fabril ou prever uma alta de produção, por exemplo. Usando os recursos técnicos fornecidos pelo sistema ERP, é possível parametrizar controles específicos para definir o melhor desenvolvimento do administrativo e chão de fábrica, inclusive para atender normas próprias desse setor.  

Os processos são simplificados para maior adaptabilidade 

Uma solução de ERP é ideal para chegar ao objetivo de aumentar a produtividade, simplificando os processos de negócios e impulsionando a automação. Isso garante que todos os dados estejam sempre disponíveis em um local centralizado, com total visibilidade para os usuários pré-definidos, apresentando o necessário para decisões e automatizações que visam a boa cadência da produção. Com os dados fornecidos pelo sistema ERP, é possível contabilizar todos os desenvolvimentos, projetos, estoque, compras, finanças, produção, vendas, expedição e muito mais. 

Os produtos de plástico estão, há anos, em alta demanda e, portanto, as organizações que atuam com a fabricação nesse segmento precisam produzir em larga escala e máxima eficiência. Defeitos de qualidade e erros de segurança podem manchar a reputação da empresa, estimulando a rejeição em massa de seus produtos.

Logo, um software de gestão integrada especializado em indústria pode facilitar o gerenciamento do processo de controle de qualidade, armazenando informações de lote e certificados de controle de qualidade digitalmente, dentre outros processos. 

Para concluir o artigo, ressalto os benefícios de um ERP para gerenciar todo o PCP e administrativo de forma eficaz em uma empresa de industrialização de plásticos. Em um setor onde otimizar as operações é tão necessário e urgente, adotar um sistema de gestão integrada é o caminho mais seguro e acessível para prosperar no mercado. Além do processo de fabricação, o gerenciamento perfeito da força de trabalho ajudará as empresas a superar vários obstáculos.  

Com um ERP, a fábrica se interliga, contribuindo para que a empresa consiga produzir e comercializar produtos a alta satisfação de seus clientes e lucratividade.