O mercado brasileiro de eletrodomésticos e de eletrônicos é o maior da América do Sul e continua crescendo, mesmo diante das últimas crises enfrentadas pelo setor.
O mais interessante é que estes segmentos dependem cada vez mais dos diferentes tipos de plásticos para fabricar seus produtos.
Dia após dia, as indústrias de plástico produzem milhões de diferentes peças para geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupa, computadores, notebooks, monitores entre muitos outros aparelhos e dispositivos.
Mas, esses segmentos não apenas usam o plástico, eles continuamente buscam soluções para garantir mais sustentabilidade em todas as suas etapas de produção que usam as diferentes resinas em seus processos fabris.
Neste artigo você irá conferir algumas das principais ações de grandes empresas de eletrodomésticos e eletrônicos para tornar o uso do plástico mais sustentável.
O plástico e suas muitas vantagens
Os plásticos são materiais de extrema importância para a indústria de eletrodomésticos e de eletrônicos. A partir deles é possível garantir a qualidade dos produtos, permitindo que eles sejam mais leves e acessíveis.
Eles são componentes usados na fabricação de geladeiras, máquinas de lavar roupa e fogões na indústria de eletrodomésticos, além de serem usados na fabricação de carcaças, painéis, teclados, e outras partes externas e internas de produtos eletroeletrônicos.
Como características centrais, os plásticos:
- Oferecem leveza, versatilidade, durabilidade;
- Apresentam custo acessível;
- Maior apelo estético, com economia de energia e menor peso;
- Maior resistência à abrasão;
- Melhor resistência à temperatura;
- Operação mais silenciosa dos produtos;
- Maior resistência à corrosão;
- Menor custo de manutenção, entre outros.
Plástico é a solução, mas exige maior comprometimento com a sustentabilidade
Como você viu anteriormente, a versatilidade do plástico permite inúmeras aplicações, diferentes designs, além de baixo custo e alto índice de reciclabilidade.
No entanto, tanto as indústrias de eletrodomésticos como a indústria de eletroeletrônicos têm ciência dos problemas do seu uso excessivo. Por isso, estão comprometidas em abordar os desafios ambientais associados ao plástico.
Gigantes em seus segmentos, a Electrolux e a Acer do Brasil buscam ativamente alternativas sustentáveis, investindo no uso do plástico reciclado e de última geração, para reduzir a pegada ambiental e promover a sustentabilidade de seus produtos.
Para João Zeni, diretor de sustentabilidade da Electrolux Group América Latina, o plástico é um material que possui uma gama bastante extensa de aplicações, mas que exige alternativas sustentáveis.
“Usamos o plástico em praticamente todos os nossos produtos, mas estamos buscando aplicar, cada vez mais, os plásticos de última geração, que entreguem especificações técnicas para cada uma destas demandas, seja em questões estéticas, resistência térmica, resistência mecânica, entre outros.”
Nesta mesma conjuntura, Adriana Lemos, Gerente de Produtos da Acer do Brasil, reconhece que há muitos desafios ambientais associados ao uso extensivo de plástico virgem.
Como parte do seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, a Acer tem tomado medidas para reduzir o impacto ambiental de seus produtos, incluindo a busca por alternativas ao plástico virgem.
“Estamos investindo em pesquisa e desenvolvimento para incorporar plástico reciclado em todos os nossos produtos, buscando soluções que nos permitam manter a qualidade e o desempenho dos equipamentos, ao mesmo tempo em que reduzimos nossa pegada de plástico e promovemos a economia circular”, destaca Adriana.
Ações sustentáveis no uso do plástico
Tanto o Electrolux Group quanto a Acer do Brasil continuam em busca de soluções para garantir mais sustentabilidade em todas as suas etapas de produção e cadeia de valor.
O uso de plástico reciclado, por exemplo, pode contribuir tanto nos conceitos de economia circular quanto de mudanças climáticas, e essas são duas das prioridades da estratégia do Electrolux Group.
“Entre as ações, o Grupo está reduzindo o uso de plástico virgem em seus produtos. Para se ter ideia, a companhia já utiliza, anualmente, mais de 3 mil toneladas de plásticos reciclados”, comemora João Zeni.
Já a Acer está comprometida em abordar os desafios ambientais associados ao plástico, buscando alternativas sustentáveis, que também passam pelo plástico reciclado, para reduzir sua pegada ambiental e promover a sustentabilidade em nossa indústria.
“Estamos empenhados em encontrar um equilíbrio entre as vantagens do plástico e a responsabilidade ambiental em nossos produtos e práticas de fabricação”, afirma a Gerente de Produtos da companhia.
Metas claras de uso sustentável do plástico
Tanto o Electrolux Group quanto a Acer do Brasil têm metas claras e um compromisso abrangente com a sustentabilidade.
O Electrolux Group tem metas públicas bastante claras. O grupo tem como grande meta o uso de 50% de plásticos reciclados em seus produtos até 2030, globalmente.
“Sabemos que o aço e o plástico são nossas matérias-primas com mais impacto no meio ambiente e para apoiar as ações de atingimento das metas realizamos análise do ciclo de vida de nossos produtos”, destaca João Zeni.
A Acer, por sua vez, tem a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
Para isso, a empresa aderiu à iniciativa global RE100, visando o uso de 100% de energia renovável até 2035, como parte de sua transição para fontes de energia limpa.
Em 2021, a Acer já alcançou um marco significativo, atingindo 45% de uso de energia renovável em suas operações.
Outra meta importante da Acer é alcançar até 30% de conteúdo de plástico PCR (reciclado pós-consumo) em seus principais produtos até 2025. “Já produzimos 15 milhões de unidades utilizando plásticos PCR, contribuindo para a redução do uso de plástico virgem”, destaca Adriana Lemos.
O consumidor está cada vez mais consciente dos impactos ambientais e sociais de suas escolhas de consumo. Isso vem exigindo das empresas de eletrodomésticos e eletrônicos ações que atendam essa demanda.
Essa é uma tendência que já vem se consolidando, fazendo com que o plástico continue importante para esses segmentos, mas agora de uma forma muito mais sustentável.
Saiba mais sobre o plástico reciclado na fabricação de eletrodomésticos e eletrônicos.