Discussões relevantes para a indústria do plástico estão acontecendo no estúdio TalkPlast, presente na Plástico Brasil 2025. O espaço capta entrevistas para o TalkCast, um podcast transmitido no canal do YouTube.
Aproveitando o movimento da feira, ponto de encontro de empresas, associações e profissionais do setor, o TalkCast tem programação diária com nomes relevantes. Aqui trouxemos um resumo de dois entrevistados: Paulo Henrique Rangel Teixeira, Presidente Executivo da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico); e Rui Katsuno, da MTF Termofomadoras e presidente do Instituto Soul do Plástico.
Confira!
Medidas para viabilizar a Economia Circular
Em conversa com Junior Facin, apresentador e CEO da TalkPlast, o Presidente da ABIPLAST abordou a questão da circularidade, tão cobrada na indústria de plásticos.
Segundo Paulo Henrique, é preciso adotar uma estratégia sistêmica. Essa pauta precisa ter estrutura para seguir adiante e com sucesso. Estamos no caminho? Para o presidente, sim. “Grandes marcas estão mais preocupadas, novos temas vêm sendo lançados também”, reforçou.
A forma como os produtos são produzidos, consumidos e desenvolvidos acaba sendo fragmentada. Porém, trata-se de uma mesma cadeia e deve ser trabalhada como tal. “Não podemos, de jeito nenhum, deixar de discutir a questão do consumo. Estamos predispostos a diminuir o consumo? Mais uma vez, trata-se de uma questão sistêmica”, ressaltou o presidente.
Junior perguntou também quais devem ser os próximos passos da indústria como estratégia de mercado. Paulo Henrique disse que a comunicação é o segredo agora para mostrar a importância do plástico no consumo e no uso. “O governo também precisa fazer alguma coisa, criar medidas”.
A ABIPLAST é parceira da ABIMAQ na realização da Plástico Brasil. Sobre isso, o Presidente comenta: “A feira tem um significado enorme, pois reúne toda a cadeia do plástico. Não é por acaso que tem sido um sucesso. É um evento inteligente”.
Já Junior Facin ressaltou o alcance do evento. “Aqui a gente vê a cadeia organizada, se preparando e investindo. A feira está no seu melhor momento”. Para finalizar, Paulo Henrique deixou um recado: “venham à Plástico Brasil para entender a pungência do setor”.
Visão do expositor
Rui Katsuno foi entrevistado na manhã desta quarta-feira (26). Antes de responder às perguntas do apresentador, ele aproveitou para evidenciar a importância da feira e expor sua opinião como expositor. “Os primeiros dois dias já foram muito bons. Recebemos na MTF diversas visitas nacionais e internacionais. A feira é muito produtiva”, declarou.
Para Rui, não é à toa que a Plástico Brasil se tornou uma das maiores da América Latina. “O evento acolhe o visitante da melhor maneira possível”.
Termoformagem: oportunidades de mercado
Um dos assuntos abordados pelo convidado do TalkPlast foi a termoformagem. A MTF é fabricante de termoformadoras, então, como conhecedor, Rui destacou as vantagens que esse mercado oferece a quem deseja participar dele. “O processo de termoformagem é barato e essa é uma das vantagens”, explicou.
Além disso, foi falado que quem passa a trabalhar com esse tipo de sistema adquire alta velocidade de produção e tem um ganho exponencial em volume. “O mercado tem procurado cada vez mais pelos produtos termoformados”, disse Rui. E complementou: “infelizmente, o que falta é mão de obra qualificada”.
Sobre isso, o especialista divulgou um curso que a MTF vai inaugurar em parceria com o SENAI-Mairiporã com foco na formação em termoformagem. “Doaremos dois equipamentos, um deles, a própria máquina de vacuum forming”, comemorou dizendo que esse tipo de curso não existe no Brasil, mas a termoformagem vem ganhando cada vez mais espaço.
No Instagram @ruikatsun é possível acompanhar as novidades promovidas pelo empreendedor.
Instituto Soul do Plástico
Na segunda parte da entrevista, Junior e Rui falaram sobre a importância da Economia Circular e da sustentabilidade, tendo como pano de fundo o Instituto e suas iniciativas, que podem ser conferidas nessa edição da Plástico Brasil. “Estamos aqui para apresentar projetos e somos gratos à feira, que cedeu o nosso espaço” – localizado na rua A129.
“Todo mundo fala que é preciso educar. Nós não falamos, nós fazemos”, pontuou Rui. O projeto começou há um ano sempre focando na Economia Circular. Na Plástico Brasil, tem atuado em parceria com a ETEC Mairiporã (Escola Técnica Estadual) – os alunos estão produzindo suportes para celular a partir de resinas recicladas, os quais serão vendidos e o valor arrecadado será revertido para a formatura deles.
“Nos projetos do instituto, como este, trabalhamos educação ambiental, comercialização, educação financeira e inclusão”, comentou o presidente. Segundo ele, a ideia é contra-atacar as falas de quem aponta o plástico como o vilão do planeta.
A propósito, um outro projeto de educação ambiental da instituição será mostrado no último dia da feira (28), às 11h, com a entrega de diretrizes e equipamentos aos representantes da Central Única das Favelas (CUFA) do Amazonas. “Todos os trabalhos desenvolvidos pela Soul do Plástico são comprometidos com o meio ambiente e a remuneração, paralelamente”.
Rui finaliza: “esperamos todos aqui na feira, ainda tem muito mais. Parabéns à Informa Markets e todos os envolvidos”.
Assista ao TalkCast e sua programação exclusiva
A TalkPlast está com uma grande repleta de entrevistas com especialistas na Plástico Brasil 2025. Você pode assistir às entrevistas na íntegra no canal do YouTube.
Ainda nessa edição, haverá uma conversa exclusiva com um representante da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (ABIEF) e também da Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET). Já no último dia do evento, Liliane Bortoluci, Show Director da Informa Markets, será a entrevistada. Fique atento!
Aproveite para se credenciar e participar da feira, que está a todo vapor!
Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico – 4ª edição – 2025
24 a 28 de março – segunda a sexta-feira
Das 10h às 19h
São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, S/N – KM 1.5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900
Iniciativa: ABIMAQ e ABIPLAST
Organização: Informa Markets Latam
Instagram: @feiraplasticobrasil
Site oficial: www.plasticobrasil.com.br
Cobertura oficial aqui, no Mundo do Plástico.