Nesta quinta-feira, dia 27, o Parque de Ideias da Plástico Brasil 2025 teve mais um dia de programação intensa. O conteúdo, sempre gratuito, traz algumas das discussões mais importantes para o setor de plásticos, e conta com a colaboração de profissionais e instituições de ensino renomados.
A seguir, confira alguns destaques apresentados hoje.
Parceria viabiliza o 5G aplicado à indústria
Uma parceria entre academia e empresa privada foi apresentada ao público, focando em como este é o caminho para a inovação. Para começar, Juliana Berganton, Consultora de Inovação da VIVO, apresentou o conceito de inovação e seus tipos. “É fundamental ter inovação dentro das empresas”.
Na sequência, o Prof. Dr. Fábio Lima, de Engenharia de Produção no Centro Universitário FEI, apresentou o Centro de Soluções 5G implementado na universidade em parceria com a VIVO (rede) e a Ericsson (equipamentos).
Fábio e Juliana explicaram que a rede da companhia foi implementada antes do leilão do 5G, que viabilizou o sinal para grande parte dos consumidores. Na época, a região da FEI não era coberta e houve investimento na instalação de fibra ótica e de cinco antenas para cobertura indoor.
Até hoje, essa rede é privada. Como explicado pelos palestrantes, essa é uma questão de estabilidade do sinal e de cibersegurança, sendo prática comum para o 5G industrial.
O professor Fábio, então, apresentou três cases desenvolvidos em laboratórios da FEI usando a tecnologia 5G.
No primeiro, utilizando uma câmera específica e inteligência artificial, foi possível criar uma esteira para inspeção de peças poliméricas. O segundo, um pouco mais complexo, se utilizou também das tecnologias de IoT, IA e Advanced Analytics para fazer o retrofitting de máquinas industriais antigas, garantindo conectividade, sensorização e geração de dados.

O último case, desenvolvido pelo laboratório de robótica da instituição, apresentou um robô móvel com tecnologia (algoritmos de visão computacional) para identificar trabalhadores no chão de fábrica sem EPI. A solução proposta é que o robô, utilizando a conexão 5G e o edge computing, tenha tomadas de decisão conforme a identificação (ou falta) dos EPIs.
A consultora da VIVO reforçou que estes testes viabilizam a inovação na indústria e nas redes de telecomunicações, e os aprendizados podem levar ao desenvolvimento de uma solução em escala.
Plásticos na Construção Civil: do uso comum às aplicações avançadas
Seguindo a programação do palco, Henrique Cardozo, Consultor em Tecnologia no SENAI-SP, falou sobre os plásticos no setor construção civil. Ele iniciou sua apresentação com um breve histórico dos polímeros sendo aplicados em diferentes necessidades da construção, começando com o PVC e o polietileno na década de 1960.
Atualmente, existem algumas tendências relacionadas ao plástico na construção, sendo:
- Construção modular;
- Materiais sustentáveis;
- Impressão 3D;
- Eficiência energética;
- Digitalização da construção;
- E os plásticos inteligentes.
Com dados da ABIPLAST, Henrique reforçou que o setor de construção civil e infraestrutura figura entre os principais consumidores de resina PCR, sendo o 2º maior no mercado nacional.
Para ele, esse cenário reflete a importância e o potencial da utilização sustentável dos plásticos. O consultor apresentou ao público uma ponte na Escócia construída com plástico reciclado, mantendo 100% de reciclabilidade e com capacidade para veículos de mais de 44 toneladas.
Um ponto alto da apresentação trouxe os usos “ampliados” de plásticos no setor. Por exemplo, em elementos estruturais, em pavimentação sustentável (blocos permeáveis com plástico reciclado), coberturas fotovoltaicas para geração de energia solar, e em sistemas pré-moldados híbridos.
Parque de Ideias
A programação de conteúdos segue até amanhã, último dia da Plástico Brasil. Ainda dá tempo de acompanhar ao vivo!
Veja a programação para a sexta-feira, 28 de março:
- 11h: Up Game – A Batalha do Conhecimento – Elias Soares (UP Universo Plástico)
- 13h30: Pesquisa, desenvolvimento e inovação em polímeros funcionais: a Unidade Embrapii da UFABC – Demétrio Santos (CTIM UFABC)
- 14h30: Impressão 3D e Manufatura Aditiva em Polímeros – Matheus Coppa (SENAI-SP)
- 15h30: Inovação em Polímeros: Avanços na pesquisa para um Futuro Sustentável – Érica Tirelli e Juliana Ribeiro Cordeiro (IMT)
- 16h30: Aditivos e biomateriais que agregam valor aos plásticos (Trilha Prêmio Plástico Sul) – Flavio Salazar (Termocolor) e Marcos Vinholes (Dakhia)
Faça seu credenciamento gratuito!
Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico – 4ª edição – 2025
24 a 28 de março – segunda a sexta-feira
Das 10h às 19h
São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, S/N – KM 1.5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900
Iniciativa: ABIMAQ e ABIPLAST
Organização: Informa Markets Latam
Instagram: @feiraplasticobrasil
Site oficial: www.plasticobrasil.com.br
Cobertura oficial aqui, no Mundo do Plástico.