Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

4 inovações em reciclagem de plástico para acompanhar

inovações em reciclagem de plástico.png
As inovações em reciclagem de plástico desempenham um papel importante no desenvolvimento da economia circular. Conheça algumas!

As inovações em reciclagem de plástico passam por diversos aspectos da indústria, desde embalagens até transformação de materiais. Essas iniciativas inovadoras e tecnologias recém desenvolvidas ou em desenvolvimento provam que há bastante espaço para ser sustentável nos dias atuais.

Confira 4 inovações em reciclagem de plástico e se inspire!

O que há em inovações em reciclagem de plástico

Transformação de plástico em combustível (EUA)

Converter plástico em combustível? Essa é a ideia dos pesquisadores da Voiland School of Chemical Engineering and Bioengineering, situada em Washington, Estados Unidos. Em um novo estudo, dirigido pelo aluno Chuhua Jia e publicado no periódico Chem Catalysis, eles conseguiram realizar a conversão em menos tempo e com um aquecimento do plástico a apenas a 220°C, diferente de outros processos anteriores, que exigiam técnicas mais demoradas e altas temperaturas (e alto custo).

Utilizando o catalisador rutênio em carbono (Ru/C), conseguiram converter 90% do plástico em combustível e lubrificantes em apenas uma hora. O subproduto poderia ser utilizado em aeronaves e caminhões. O material-base da técnica foi o polietileno. 

A próxima etapa são os testes de preço e eficiência em larga escala. É ou não uma das inovações em reciclagem de plástico que podem transformar a indústria?

Garrafa de leite feita de material reciclado 

A empresa Lactel, marca de leite número 1 da França, anunciou, em maio de 2021, que iniciará uma produção experimental de 140.000 garrafas de leite feitas de polietileno de alta densidade (HDPE) derivados da tecnologia avançada de reciclagem. 

A empresa descreveu o projeto como o "primeiro e maior avanço mundial para a Lactel em direção a uma economia circular". Ela conta com a colaboração da empresa química Ineos para produzir garrafas de leite UHT com polietileno circular, derivadas de material reciclado pós-consumo. Sem dúvidas, é uma das inovações em reciclagem de plástico que merece destaque.

De acordo com Xavi Cros, CEO da Ineos Olefins & Polymers Europe/South, em matéria publicada pelo portal Plastic Today, “ambas as empresas estão comprometidas com a sustentabilidade e, através da reciclagem avançada, somos capazes de fornecer polímeros de qualidade virgem a partir de plástico reciclado que é ideal até mesmo para as aplicações de contato alimentar mais exigentes, como o leite".

EcoFilm

A Lord, empresa especializada no desenvolvimento e na produção de filmes e embalagens plásticas flexíveis, traz uma das inovações em reciclagem de plástico muito interessantes: o EcoFilm.

A linha EcoFilm de filmes e embalagens plásticas flexíveis utiliza resinas pós-consumo recicladas (PCR). Uma delas é a resina da Dow (empresa líder de ciência de materiais), que lançou recentemente no Brasil sua primeira resina PCR.

Essa linha traz um desempenho final da embalagem semelhante ao de embalagens produzidas com resinas virgens. Além disso, é uma solução consistente e homogênea para diversos tipos de filmes e embalagens flexíveis. Ela pode ser utilizada como embalagens secundárias de bebidas, descartáveis, higiênicos, filmes impressos, entre outras aplicações.

Piso sustentável

A JBS Ambiental desenvolveu um processo inovador para reciclar as aparas de embalagens multicamadas (PVDC) e transformá-las em pisos intertravados, próprios para aplicação em ambientes externos. 

Foram 2 anos de estudos da equipe de pesquisa e desenvolvimento da JBS Ambiental para encontrar um produto que oferece a mesma resistência que um material feito 100% de concreto e atende às normas da ABNT. 

O primeiro lote foi aplicado em Lins (unidade matriz da JBS Ambiental), em uma área de 2,2 mil m². Foram 5 toneladas de aparas plásticas que deixaram de ser destinadas a aterros.

Susana Carvalho, diretora da JBS Ambiental, aponta que “o conceito de Economia Circular é fundamental para a sustentabilidade das operações da JBS e estamos em constante ação para identificar oportunidades. Para esse produto, o desafio foi encontrar uma solução técnica para atendimento das normas técnicas, desenvolver produção em escala e viabilizá-lo economicamente”.

As inovações em reciclagem de plástico desempenham um papel importante no desenvolvimento da economia circular, proporcionando a redução de impactos negativos no meio ambiente. 

Veja dados sobre o trabalho de reciclagem de plástico no Brasil e entenda as oportunidades para a indústria!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar