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Exemplos de inovação e eficiência em embalagens de alimentos são apresentados na Plástico Brasil

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Com foco em inovação e eficiência na área de plásticos, empresas apresentaram seus cases de sucesso premiados pela Revista Plástico Sul

Em todo o mundo, o consumo de embalagens de alimentos é muito grande. Em 2020, ano de maior impacto da Covid-19, o consumo global de embalagens chegou a US$ 940 bilhões.

Mas, mesmo gerando muito lucro às empresas, este é um segmento que apresenta muitos desafios, mas que também proporciona várias oportunidades.

Desafio porque a indústria das embalagens precisa olhar para o cenário com os olhos da sustentabilidade, da reciclabilidade e da circularidade.

Mas, esse cenário é também um mediador de muitas oportunidades, com todo o segmento buscando por soluções mais sustentáveis.

E é para apresentar inovações e eficiência ao mercado que a Plástico Brasil 2023 convidou representantes das empresas Polo Films e Zaraplast para falar um pouco sobre suas soluções premiadas no Prêmio Plástico Sul 2022.

O futuro das embalagens: chave da sustentabilidade

No segmento de alimentos, a embalagem sempre foi indispensável, desde o processo industrial até a entrega do produto ao consumidor final. 

Neste contexto, Aline Sugano Segura, coordenadora de sustentabilidade da Zaraplast, explicou em sua apresentação que o uso do plástico visa garantir a entrega do alimento com alta qualidade e com o máximo de segurança.

Segundo ela, as embalagens, especialmente as flexíveis (especialidade da Zaraplast), possuem diversas funções que vão além de proteger o alimento.

“As embalagens têm a função de facilitar o armazenamento e o transporte, aumentar a vida útil do produto e preservar os atributos dos alimentos”, disse.

Isso comprova a grande importância das embalagens para a sociedade. Mas, segundo Tabata Quevedo, da Polo Films, o futuro das embalagens caminha para a sustentabilidade, essencialmente por uma maior exigência do mercado consumidor. 

“Em todo o mundo, muitas pesquisas de opinião já indicam o crescimento do interesse das pessoas pelas mudanças climáticas e o que pode ser feito para reverter isso. Precisamos nos atentar a elas.”

Segundo indica tais pesquisas, o consumidor quer saber o que as empresas estão fazendo pela sociedade e pelo meio ambiente. Além disso, o consumidor está literalmente “sentindo na pele” os efeitos das mudanças climáticas.

Diante desse cenário, a representante da Polo Films ressalta que, diferentemente do passado, o maior meio de comunicar a sustentabilidade na atualidade é a própria embalagem. 

Também terá grande participação neste sentido a inovação de embalagens que seja mais voltada ao eco-friendly e que traga, de fato, uma embalagem sustentável.

“No atual cenário, precisamos de soluções que sejam sustentáveis e ao mesmo tempo competitivas”, opinou Aline Segura.

Inovação depende do envolvimento de toda a cadeia

Em suas apresentações, tanto a representante da Polo Films quanto a coordenadora de sustentabilidade da Zaraplast foram categóricas em indicar a importância do envolvimento de toda a cadeia na busca pela sustentabilidade.

“Na Polo Films, temos o entendimento que é praticamente impossível trabalhar com sustentabilidade sozinhos. Precisamos do envolvimento de todos os elos da cadeia, dos fornecedores aos consumidores”, complementou Tabata.

Ainda sobre este contexto, Aline Segura salientou em sua apresentação a importância do Pacto do Plástico, que é uma iniciativa liderada pela Fundação Ellen MacArthur. 

“O pacto diz que até o ano de 2025, 100% das embalagens deverão ser recicladas, compostáveis ou reutilizáveis. A circularidade das embalagens adquire grande importância para conseguirmos isso.”

Em resumo, o Pacto dos Plásticos (Plastics Pact) é formado por uma rede de iniciativas que reúne todas as partes interessadas e visa implementar soluções para uma economia circular para os plásticos. 

Entre suas metas está a eliminação de plásticos desnecessários, o aumento da reutilização, coleta, reciclagem ou compostagem de embalagens plásticas, o aumento de materiais reciclados em embalagens de plástico, dentre outras.

“Ao eliminar os plásticos desnecessários estamos naturalmente falando sobre tudo aquilo que atrapalha e impede a embalagem de chegar aos centros de compostagem e sistemas de reciclagem”, complementou.

Dessa forma, novamente vale reforçar que todos os elos têm seu papel de importância para inovar e superar todos os desafios técnicos, estruturais e comportamentais. 

“Para movimentar a roda da inovação precisamos do governo, da iniciativa privada e do consumidor. Todos dentro dessa ampla cadeia têm seu papel de importância”, concluiu Tabata.

Prêmios mostram que estamos no caminho certo

O Prêmio Plástico Brasil é uma iniciativa idealizada pela revista com o mesmo nome, que tem como grande foco valorizar as ações inovadoras e sustentáveis das empresas fabricantes de plásticos da região Sul do país. 

Durante suas apresentações na Plástico Brasil 2023, Tabata Quevedo e Aline Segura falaram do orgulho de receber prêmios na área de inovação e eficiência em embalagens para alimentos.

Prêmio no pilar “Inovação” e categoria “embalagens inteligentes” – Polo Films, Sulprint e Nugali

O primeiro prêmio apresentado no evento foi resultado de um projeto realizado entre a Polo Films, a Nugali e a Sulprint, que desenvolveram o filme B-flex para o ovo de Páscoa Joaninha, da Nugali.

Na sua apresentação Tabata Quevedo explicou que o b-flex é um material de perfil eco-friendly e que possui a mesma eficiência do BOPP comum, mas é capaz de se biodegradar quando descartado em ambiente anaeróbico. Também tem a vantagem de não gerar microplásticos.

“O b-flex surge como uma ótima alternativa aos convertedores, principalmente para atingir as metas de reciclabilidade, alinhando-o aos objetivos da nova economia do plástico”, salienta.

Prêmio no pilar “Inovação” e categoria “Extrusão” – Zaraplast

O segundo prêmio apresentado durante o evento foi resultado de um projeto realizado pela Zaraplast que desenvolveu um kit contendo soluções sustentáveis em embalagens flexíveis.

Na sua apresentação, Aline Segura ressaltou a importância das embalagens flexíveis e a relevância do desenvolvimento do Zarateva (solução vencedora do prêmio de inovação).

A coordenadora de sustentabilidade da Zaraplast explicou que a solução Zarateva é representada por uma família de soluções sustentáveis composta por seis linhas totalmente alinhadas com as metas de sustentabilidade. São elas:

  • ZaraOptima – focada no uso de embalagens otimizadas para redução de recursos;
  • ZaraRenew – engloba as embalagens com estruturas prontas para serem recicladas, permitindo a circularidade;
  • ZaraRecover – são substratos com um percentual de resina reciclada, diminuindo o consumo de resina virgem;
  • ZaraPaper e ZaraNature – são produtos que utilizam fontes renováveis, contribuindo com a captura e absorção de CO2;
  • ZaraEnviro – linha de materiais biodegradáveis sob condições específicas, com destaque para a possibilidade de compostagem.

Por fim, Tabata e Aline falam que, apesar de parecer simples, todo o processo de inovação e desenvolvimento de novas embalagens não é um processo fácil. 

“Os projetos de inovação em embalagens são realizados por várias mãos. O prêmio que recebemos é resultado de muita pesquisa, altos investimentos e parcerias com agentes de toda a cadeia”, finalizou Aline.

Saiba mais sobre as inovações em embalagens para alimentos com a palestra completa na Plástico Brasil Xperience!

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