Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Os benefícios de injetoras termoplásticas personalizadas

Stoyan Yotov / Shutterstock.com injetoras termoplásticas.png
As injetoras termoplásticas personalizadas apresentam grande vantagem sobre as máquinas padrões, pois conferem mais eficiência operacional.

A indústria do plástico vem apostando em injetoras termoplásticas personalizadas. Estratégias tailor made - ou "sob medida" tem ganhado espaço, impactando diretamente os resultados de negócio. Um dos últimos lançamentos da marca LOG no Brasil, a injetora termoplástica LOG S9, por exemplo, segue essa estratégia e foi um dos mais vendidos por sua representante exclusiva, a SIMCO.

 

Isso porque a personalização atende às necessidades dos clientes de forma mais ajustada, e isso justifica o aumento das vendas desses equipamentos na indústria do plástico. Conheça um pouco mais sobre as injetoras termoplásticas personalizadas e quais os benefícios que elas podem oferecer para as empresas que as adotarem!

As injetoras termoplásticas personalizadas

As injetoras termoplásticas possuem como características primordiais a força de fechamento, a capacidade de injeção, a distância entre colunas (quando houver), e o limite de altura máxima e mínima do molde. 

A ideia de ter injetoras termoplásticas personalizadas atende a objetivos específicos. Para os professores Ítalo Fernando Farias e Fernando Xavier do Nascimento, da Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI Mario Amato, essas injetoras focam em dois pontos principais: o parafuso de plastificação e os processos especiais.

Os professores explicam: “responsável pelo processamento do material, o parafuso de plastificação deverá ter configuração geométrica, taxa de compressão e relação L/D (comprimento/diâmetro) específica ao comportamento reológico do material a ser processado”.

No que diz respeito aos processos especiais, as injetoras termoplásticas personalizadas visam “solucionar a interface com dispositivos externos quando a moldagem do produto necessitar de etapas especiais, como o próprio nome diz. Pode-se citar como exemplos, a inserção de insertos metálicos ou rótulos no molde (in mold label) ; o uso de molde com núcleo rotativo; necessidade de duplo cilindro para peças sobre-injetadas; moldes com núcleo rotativo ou stack molde, entre outras tecnologias disponíveis no mercado”. 

Benefícios das injetoras termoplásticas personalizadas

Uma injetora termoplástica é utilizada no processo de produção de peças plásticas de diversas indústrias. A vantagem de adotar esses equipamentos nas indústrias é desenvolver produtos de maneira rápida e descomplicada. No entanto, quanto maior a tecnologia empregada nas injetoras, maior a qualidade e o desempenho na produção.

Seguindo essa linha de pensamento, as injetoras termoplásticas personalizadas são capazes de proporcionar os mesmos benefícios. Mas qual seria a diferença? Com uma tecnologia de ponta personalizada para às necessidades de cada indústria, os benefícios são potencializados.

O gestor industrial pode esperar não só uma maior qualidade e desempenho na fabricação de seus produtos, mas também maior adequação ao processo produtivo. Em outras palavras, as injetoras termoplásticas personalizadas trazem eficiência operacional para a indústria.

injetoras termoplásticas personalizadas.png

Eficiência operacional

A customização das máquinas, as adequando às necessidades de cada cliente, confere eficiência operacional ao negócio. Mas para que esse benefício seja sentido, o gestor industrial deve ter um diálogo aproximado com o fornecedor de injetoras termoplásticas personalizadas. 

Isso porque é preciso analisar minuciosamente as necessidades de sua indústria, de modo a possibilitar que cada máquina seja personalizada conforme os requisitos e metas apresentados. Em seguida, com os ajustes no produto, torna-se necessário treinar todos os funcionários que farão a operação dos equipamentos.

Dessa forma, com equipamentos dimensionados para atender às demandas especificadas pelo cliente e treinamento, chega-se à eficiência operacional com segurança, otimizando a produção e economizando recursos.

Vale pontuar, por fim, que as injetoras termoplásticas personalizadas garantem maior eficiência operacional quando as manutenções são preventivas. Como abordamos em outra oportunidade, essa prática garante que a produção dessas máquinas ocorra com o mínimo de intercorrências possível, e que o equipamento tenha maior vida útil e produtividade.

As injetoras termoplásticas personalizadas apresentam grande vantagem sobre as máquinas padrões, pois conferem mais eficiência operacional. Isso porque o gestor, na hora de efetuar a compra do equipamento, deve listar suas necessidades para a customização da injetora.

O resultado é simples: maior desempenho no processo produtivo!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar