O rápido avanço e popularização da Inteligência Artificial generativa – aquela que cria conteúdo como textos, imagens, vídeos, entre outros, a partir de um comando do usuário (prompt) – vem abreviando o trabalho humano. 

Um dos grandes desafios a serem superados pelas IA mais populares (ChatGPT, Gemini, CoPilot e outras) é que seu conhecimento vem de um repositório imenso e genérico de informações, o que muitas vezes compromete a acuidade das respostas. 

Por isso, começam a despontar IA generativas especializadas em determinados ramos do conhecimento e, nesse quesito, a indústria brasileira de embalagens saiu na frente. 

O que é a Inteligência de Embalagem 5.0? 

Em dezembro do ano passado, foi apresentada ao mercado a Inteligência de Embalagem 5.0 (IE 5.0), a primeira Inteligência Artificial generativa exclusiva e 100% dedicada ao setor de embalagem e aos seus profissionais. 

Idealizada pelo professor Fábio Mestriner, referência em design e inovação em embalagem, e pelo estrategista de marketing digital, Carlos Eduardo Raia, a iniciativa abrange toda a cadeia de valor das embalagens, do design à reciclagem. 

A IE 5.0 recebeu o apoio institucional das principais entidades representativas do setor: ABRE, Abeaço, Abividro, Abipet, ABIEF, Abflexo, Abigraf e Abiplast. 

“Após o lançamento, iniciamos o período de testes reais de utilização aberta. Primeiro com os profissionais que compõem nosso Painel de Especialistas e que acompanham e apoiam o desenvolvimento da IE 5.0 desde a versão Beta 1”, conta Mestriner, especialista em Design e Inteligência de Embalagem. 

Segundo ele, no primeiro mês de funcionamento, a IE 5.0 recebeu cerca de 3.000 perguntas dos usuários, o que colabora ainda mais para o treinamento e aprimoramento das respostas da Inteligência Artificial. 

Qual a base de conhecimento da IE 5.0? 

Para garantir o refinamento e a construção de linhas de raciocínio eficientes sobre os diferentes temas perguntados, a IE 5.0 teve sua base de conhecimento construída a partir de: 

  • Pesquisa de mais de 80 temas e 180 subtemas;  
  • Mais de 15 mil teses de Mestrado e de Doutorado das principais universidades dos cinco continentes, sendo 3.500 do Brasil;  
  • Consulta a repositórios internacionais de teses e artigos científicos, publicações especializadas e bases de dados de instituições como WPO (World Packaging Organization), ONU, Unido, FAO, FDA, ANVISA e União Europeia; 
  • Dissertações e teses sobre embalagem; e 
  • Conteúdo proveniente de associações setoriais, revistas técnicas, manuais de tecnologia e eventos globais como interpack, Pack Expo e Fispal Tecnologia

O resultado é uma base de dados com mais de 90 tecnologias utilizadas na fabricação de embalagem descritas em detalhes. Essa base foi construída ao longo de um ano e meio, com curadoria humana especializada, garantindo a seleção de informações qualificadas e validadas. 

Por que a Inteligência de Embalagem é 5.0? 

Esse é outro importante diferencial da Inteligência de Embalagem: a inspiração no conceito da Indústria 5.0, na qual a supervisão humana complementa a automação e os algoritmos, unindo inteligência artificial e inteligência humana.  

Segundo Mestriner, o treinamento é contínuo e colaborativo, conduzido por um Painel de Especialistas formado por profissionais de destaque da indústria brasileira de embalagem. “Esse time testa, avalia e aprimora a plataforma continuamente”. completa. 

A proposta é que a IE 5.0 se torne um modelo de construção coletiva de conhecimento, a partir do treinamento ativo da IA com base nas perguntas e demandas reais e específicas dos usuários. 

Como usar a IE 5.0? 

Para começar a usufruir desse conhecimento, basta acessar a página da IE 5.0, indicar sua área de atuação (acadêmico, estudante, profissional de embalagem ou que utiliza embalagem, entre outras) e se identificar com nome e e-mail. 

Em seguida, é aberta a tela de interação, bastando ao usuário solicitar informações ou tirar dúvidas no campo “Digite sua pergunta” e clicar no botão “Enviar”. 

Lembrando que quando mais específica e precisa for a pergunta, melhor será a qualidade da resposta. 

Mestriner reforça que, uma vez que a IA aprende com as perguntas dos usuários, o treinamento a partir das questões levantadas por profissionais do setor, com conteúdo específico, é fundamental.  

“Este treinamento tornará a Inteligência de Embalagem 5.0 uma especialista no ecossistema da embalagem. Podemos dizer que este primeiro mês no ar já mostrou que estamos no caminho certo.” 

Agora, a IE 5.0 ensaia voo internacional. Está sendo planejado para maio o lançamento da versão Business Pro da IE 5.0, durante a feira interpack, na Alemanha. 

Você já conhecia a Inteligência de Embalagem 5.0? Faça um teste dessa nova ferramenta tecnológica brasileira e siga acompanhando os avanços do setor com o Mundo do Plástico