Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que é housekeeping e como isso pode ajudar sua indústria

housekeeping na indústria do plástico.jpg
Derivado do método japonês 5S, o housekeeping é uma ferramenta poderosa e capaz de melhorar a produtividade da indústria do plástico. Entenda a seguir.

O housekeeping é uma ferramenta que pode ser aplicada na indústria do plástico para trazer diversos benefícios. Integrante do famoso programa 5S, essa prática é indicada para qualquer negócio que deseje ter maior controle de qualidade e produtividade.

Em uma fábrica, os administradores que sabem utilizar tal ferramenta conseguem enxergar que a limpeza e a organização da indústria é uma grande oportunidade de redução de custo.

Conheça um pouco mais sobre o housekeeping e como ele pode ser vantajoso para a indústria do plástico!

O que é housekeeping?

O housekeeping é uma ferramenta integrante do chamado programa 5S, que surgiu no Japão na década de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial. Diante da desorganização provocada pela guerra, essa ferramenta de qualidade contribuiu para a reorganização da economia japonesa. 

Seu objetivo era transformar o ambiente organizacional e as atitudes dos colaboradores para aumentar a produtividade e a qualidade de vida dos funcionários, ao mesmo tempo em que reduzia desperdícios e custos. E como o housekeeping faz isso? Com base nos 5S (iniciais de 5 palavras japonesas que sintetizam as atividades seqüenciais e cíclicas do programa):

  1. SEIRI (Seleção): separar o necessário do desnecessário;
  2. SEITON (Organização): colocar cada coisa em seu devido lugar;
  3. SEISO (Conservação): limpar e cuidar do ambiente de trabalho;
  4. SEIKETSU (Padronização): tornar o ambiente de trabalho saudável;
  5. SHITSUKE (Disciplina): padronizar a aplicação do "S" anteriores.

Quais as vantagens e indicações de housekeeping na indústria?

Qualquer empresa, inclusive da indústria do plástico, que deseja ter maior produtividade pode utilizar o housekeeping. A ferramenta se estende de escritórios a plantas industriais, fábricas, armazéns e outros ambientes.

Em outras palavras, a maior vantagem do housekeeping é possibilitar a  implementação e a consolidação da gestão da qualidade. 

Paulo Vieira, consultor e auditor da Qualtec, consultoria especialista em certificações ISO, descreve o housekeeping como ferramenta fundamental para trazer “maior produtividade, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação dos ambientes da organização, sejam eles produtivos, administrativos e principalmente áreas comuns (refeitórios, banheiros, convivência, etc.)”.

Em sua visão, com a implantação dos 5S/housekeeping, “busca-se criar um hábito, que se transforme em mudança de cultura, voltado para a prevenção de acidentes, melhoria do ambiente de trabalho e busca constante aos desperdícios”.

Ele aponta como benefícios do housekeeping:

  • Redução de retrabalho, custos e de insatisfação por parte da empresa e dos funcionários;
  • Melhora na qualidade de vida e aumento na autoestima dos colaboradores;
  • Agilidade na resolução de problemas do dia a dia e na tomada de decisões;
  • Estabelecimento de padrões de comportamento claros e factíveis;
  • Melhoria na comunicação e incentivo ao trabalho em grupo.

Outro benefício interessante derivados da aplicação do housekeeping é a melhoria do layout industrial e o aumento do espaço físico. Afinal, o ambiente está mais organizado, padronizado e conservado.

O gestor industrial também poderá experimentar outras vantagens, como melhoria do clima e do ambiente de trabalho, facilidade de controlar o local de trabalho e muitos outros.

Como esse programa pode melhorar a produtividade da indústria do plástico?

Os benefícios que o housekeeping traz para a indústria do plástico e para as demais empresas já apontam para seu impacto na produtividade da indústria. Vieira diz que, “ao criar um ambiente de trabalho mais agradável, o housekeeping incentiva a participação, o comprometimento e a proatividade de todos, independentemente do nível hierárquico”.

Quando dissecamos o significado dos 5 sensos, conseguimos compreender de onde vem o aumento da produtividade. Descartar o que é desnecessário faz com que os gestores consigam visualizar melhor a utilização dos recursos disponíveis conforme a necessidade e adequação.

A organização e a conservação do ambiente de trabalho também interfere positiva e diretamente na produtividade dos profissionais.

Para otimizar a gestão da indústria do plástico, os gestores devem adotar ferramentas capazes de melhorar a produtividade em seu fluxo de trabalho. O housekeeping é uma opção interessante, pois traz diversos benefícios para a empresa e para os colaboradores.

Outra maneira de alavancar os resultados da indústria é a transformação digital. Conheça os 5 pilares da transformação digital!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar