Profissionalizar sua gestão não se trata meramente de entregá-la a profissionais contratados no mercado de trabalho. É preciso adotar práticas de administração consolidadas e eficientes. Ou seja, estratégias que possibilitem a longevidade do seu negócio. No entanto, esse não é um desafio simples: é necessário agir com responsabilidade, evitando impactos negativos.
Para desenvolver o processo de profissionalização, é indispensável substituir o modelo de gestão exclusivamente conduzido por métodos intuitivos e pessoais. Nele, o fator emocional, as relações informais e a intuição ditam regras, comportamentos e atitudes dos profissionais. Além disso, essas atitudes acabam abrindo margem para problemas e conflitos.
Profissionalizar sua gestão exige conduzir os negócios com visão clara de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, o planejamento e o monitoramento de resultados são os pilares do novo modelo de administração.
A profissionalização não vem de uma pessoa, mas sim do coletivo. O processo deve envolver desde o presidente até a equipe de portaria. Por isso, os diretores devem ter foco nos resultados estratégicos, os gestores nos indicadores táticos e os supervisores nos resultados operacionais. Ou seja, os setores devem trabalhar em sinergia nas organizações. “A profissionalização é uma exigência imposta pelo mercado e pela sociedade e as empresas que estão em fase de crescimento e querem se manter ativas no longo prazo precisam se adaptar a ela.” Sidney Rago.
Confira a seguir 3 pontos cruciais para profissionalizar sua gestão
Estratégia
É fundamental ter estratégia com a realização de um diagnóstico empresarial com objetivo de entender as necessidades do negócio. Esse planejamento deve abranger visões de curto, médio e longo prazo. Além disso, deve atender às expectativas e requerimentos dos acionistas.
Processos
A partir do planejamento estratégico, passa-se a revisar e redimensionar um novo modelo de gestão. É importante lembrar que um plano de metas e objetivos bem estruturado consegue garantir a efetividade das estratégias, bem como das principais ações da empresa.
Pessoas
Para o sucesso da profissionalização, deve ser analisada a estrutura organizacional por meio do mapeamento das competências existentes. A definição dos perfis e das habilidades requeridas também deve ser definida de modo a alinhar-se com o novo modelo de gestão. Nessa fase, também será desenhada a nova estrutura organizacional de processos, funções e pessoas, definindo os papéis e responsabilidades para cada cargo.