Mundo do Plastico faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Especialista dá 3 dicas para melhorar o gerenciamento do processo de extrusão

Article-Especialista dá 3 dicas para melhorar o gerenciamento do processo de extrusão

Multifuncionais
Saiba como gerenciar os processos de extrusão plástica com dicas valiosas para os profissionais da indústria

Utilizadas na indústria para a fabricação de produtos contínuos, as extrusoras são empregadas com muita técnica na produção de monofilamentos, perfis, tubos e filmes.

Para alimentar essas máquinas e garantir que, em contato com a rosca e o cilindro aquecido, o material moído se transforme num novo produto é necessária também muita atenção ao processo. Isso porque cada processo tem uma particularidade, um princípio de filmes flexíveis.

Há sempre de se preocupar com questões como umidade e limpeza. Se há impurezas, resíduos podem parar dentro da extrusoras

“Em nosso processo existem dois tipos de carregamento: o cliente pode comprar e encher manualmente. E o outro é o gravímetro [que monitora a manutenção do peso/metro do filme], em que se coloca os polímeros em um recipiente e a alimentação é feita por um sistema de pesagem de material”, explica Rodrigo Guimarães da Silva, coordenador de projetos da fabricante Carnevalli.

Acompanhe, a seguir, 3 dicas do especialista para gerenciar o processo de extrusão, independentemente do processo a ser executado.

1 – Resíduos

“O cuidado no carregamento acaba sendo por conta do cliente final. Há sempre de se preocupar com questões como umidade e limpeza para não deixar impurezas. Se isso ocorre, resíduos podem parar dentro das extrusoras”, orienta o especialista.

2 – Matéria-prima

É preciso prestar bastante atenção na matéria-prima utilizada, além de seguir os parâmetros do maquinário “para tudo sair correto, como temperatura de processamento de acordo com o polímero que ele necessita. Pois cada polímero tem uma temperatura de processamento”, acrescenta.

3 – Profissional extrusor

Para que todo o processo seja corretamente gerenciado, pode ser um bom investimento contratar um profissional específico para a extrusão. “Normalmente, algumas empresas contratam profissionais extrusores que conhecem os equipamentos, entendem os manuais e estão por dentro dos processos, das velocidades dos motores e das temperaturas exigidas”, completa Silva.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar