O merchandising é uma ferramenta de marketing e vendas que envolve atividades destinadas a promover e impulsionar as vendas de produtos ou serviços em um ponto de venda.
Mas você sabia que esse conceito é aplicável à indústria do plástico com eficiência?
Por essa razão, compreender esse conceito e saber aplicá-lo ao segmento plástico é fundamental para ter maior visibilidade, aumentar as vendas e alcançar o sucesso.
A Braskem, por exemplo, tem ações de merchandising no BBB e Rock In Rio. Já o Movimento Plástico Transforma realizou a ação de coleta dos copos plásticos de água utilizados pelos participantes da famosa Corrida de São Silvestre.
Para entender melhor sobre as possibilidades de merchandising para a indústria do plástico, conversamos com Claudia Adriana Oliboni Nichetti, coordenadora do Curso de Design da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS.
O que é merchandising?
Antes de conhecer as possibilidades do merchandising para a indústria do plástico, devemos entender o que é essa prática.
Segundo Claudia Nichetti, o merchandising é uma prática de marketing e vendas que envolve todas as atividades destinadas a promover e impulsionar as vendas de produtos ou serviços em um ponto de venda.
Esse ponto de venda pode ser uma loja física, um site de comércio eletrônico, ou qualquer outro local onde a transação comercial ocorra.
Dentre as técnicas comuns mais utilizadas, a coordenadora do Curso de Design da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS, destaca:
- Organização visual dos produtos nas prateleiras da loja para atrair a atenção dos clientes;
- Precificação estratégica para incentivar a compra;
- Uso de materiais promocionais para destacar produtos ou promoções;
- Promoção de novos produtos para criar interesse;
- Facilitação do layout da loja para otimizar as oportunidades de venda.
“Essa abordagem integrada visa não apenas aumentar as vendas, mas também construir uma imagem positiva da marca e proporcionar uma experiência de compra mais satisfatória para os consumidores”, complementa Claudia.
Como elaborar uma estratégia efetiva de merchandising para a indústria do plástico?
Diante da finalidade principal da ferramenta, que é apresentar e repassar informações sobre os produtos disponíveis nos pontos de venda, chega-se a um passo a passo para elaborar uma estratégia de merchandising adequada.
Para Claudia Nichetti, alguns pontos precisam ser considerados inicialmente. “Em um primeiro momento devemos entender qual é o público-alvo, identificar os diferenciais do produto e considerar os canais de distribuição”, destaca.
Além disso, é importante que os materiais e o ambiente tenham:
Visual Atrativo: apresentação dos produtos visualmente atraentes, destacando suas características.
Informações Claras: informações claras sobre os benefícios dos produtos e suas aplicações.
Sustentabilidade: Se aplicável, destacar características sustentáveis dos produtos.
O treinamento de vendedores é, segundo a especialista, fundamental. “O treinamento deve ser realizado para comunicar efetivamente os pontos fortes dos produtos”, sugere.
Muitos fatores influenciam as estratégias de merchandising
A coordenadora destaca também que vários são os fatores que influenciam a estratégia de marketing de indústrias, inclusive dentro do segmento plástico, incluindo:
- Segmentação de Mercado: Identificar e entender o público;
- Concorrência: Analisar as estratégias dos concorrentes;
- Tendências do Mercado: Estar ciente das tendências e mudanças no mercado;
- Ciclo de Vida do Produto: Adaptar estratégias de acordo com a fase do ciclo de vida do produto.
Outra possibilidade que não pode ser negligenciada é o uso da internet como ferramenta para realizar ações. Porém, não como na publicidade, onde o produto é divulgado de forma direta, mas de forma mais sutil e implícita.
Um exemplo é a campanha da Tupperware®, que potencializa benefícios, qualidade e originalidade da marca.
O objetivo da campanha da empresa de plásticos na internet é aumentar a visibilidade, construir valor e reforçar a diferenciação da marca, que investe constantemente em tecnologia e inovação no desenvolvimento de produtos.
Feiras de negócios são ótimas oportunidades de merchandising para indústrias do plástico
Para especialistas de marketing, o ato de participar de feiras de negócios, caso da Plástico Brasil, pode ser uma estratégia altamente eficaz para as indústrias e para demais segmentos que atuam no mercado, caso das ONGs.
“A participação em feiras especializadas proporciona a oportunidade de apresentar produtos de forma tangível, estabelecer conexões valiosas com potenciais clientes, fornecedores e parceiros, e reforçar a presença da marca através da distribuição de brindes promocionais”, destaca Claudia Nichetti.
Além disso, as feiras oferecem a chance de promover conteúdo relevante por meio de apresentações, palestras ou workshops, permitindo que a empresa compartilhe seu conhecimento e expertise com um público interessado.
Mas, para participar desses eventos e alcançar os resultados projetados, a coordenadora da PUCRS destaca alguns pontos fundamentais.
“O estande deve ser atrativo e a empresa deve oferecer um material promocional adequado. Além disso, uma equipe bem treinada para interagir de maneira eficaz com os visitantes é imprescindível.”
Além do aspecto expositivo, as feiras proporcionam uma plataforma ideal para a promoção de conteúdo relevante ao público-alvo, podendo atrair novos clientes e oportunidades de negócio.
Dessa forma, o merchandising e a participação em feiras são ideias para aproveitar a oportunidade para coletar feedbacks, avaliando a eficácia do produto ou serviço e identificando áreas para aprimoramento em futuras estratégias.
Aproveite e confira algumas dicas essenciais para planejar os investimentos da sua indústria em 2024.